Especial 48º Aniversário: Publituris, referência no mundo da imprensa turística
Neste 48º aniversário do Publituris, convidámos os colaboradores do jornal a partilharem as suas memórias sobre o seu primeiro contacto com o Publituris. Leia o testemunho de Pedro Machado, colaborador do Publituris.
Publituris
Estamos de regresso em 2025
Holiday Inn Porto Gaia entra no ano novo inspirado na Era Disco dos anos 70 e 80
Etihad Airways anuncia mudanças nos pedidos de grupos
China Airlines compra 24 aviões à Boeing e Airbus
Sesimbra Oceanfront Hotel convida a celebrar a passagem de ano com vista deslumbrante sobre o mar
Ilha Terceira recebe 13.º Congresso da APECATE em abril de 2025
Turkish Airlines arrecada novo recorde e torna-se na companhia aérea que voa para mais países
Crescimento do PIB em Portugal abre boas perspetivas para 2025, diz Outlook da Mastercard
Tascaria São Rafael é o spot perfeito com clássicos modernos portugueses para um fim de ano inesquecível
Flixbus reforça operações doméstica e internacional para o Natal
Partilhar um testemunho por ocasião do 48º aniversário do Publituris é trazer à memória a minha própria “existência” no mundo do Turismo. Que me perdoem os leitores tal associação e insinuação que só pode pecar por “pretensiosa” ao poder transmitir a ideia de me “colar” ao notável percurso do “nosso jornal” mas, é que tendo tomado posse a 1 de Setembro de 2006, na Horta Seca, pela “mão” do então secretário de Estado do Turismo Bernardo Trindade, todo o meu percurso foi construído a par dos anos com o Publituris.
Cedo percebi a dimensão e influência que os órgãos de informação especializados do turismo tinham e têm, e onde, naturalmente, o Publituris ocupava lugar de destaque. Órgão respeitado inter pares e, referência no mundo da imprensa turística, o Publituris sempre marcou a agenda com a sua veia de caráter social e glamour onde, o momento alto de “reunião” da família turística continua a ser os Publituris Awards.
Era conhecida a sua direção editorial, à época liderado pelo Ruben Obadia acompanhado já pela Paula Noronha e pela Carina Monteiro. E todos procurávamos, à nossa medida e escala, ocupar espaço semanalmente na edição.
Fui, por isso, surpreendido no já “longínquo” ano de 2009 para passar a colaborar assiduamente com o Publituris, através de uma crónica mensal, num espaço privilegiado ocupado por referências do nosso setor como o Vítor Neto, o Carlos Torres, entre outros, personalidades assumidamente conhecedoras da nossa atividade e credores do respeito de todos os stakholders. Foi, e continua a ser, um desafio estimulante, simultaneamente uma oportunidade responsabilizante de afirmação de ideias, de posicionamento do papel das Entidades Regionais, das Agências de Promoção Externa, do movimento associativo, de ligação e compromisso com os agentes privados, de concordância e discordância com “as tutelas” mas, sempre com um desígnio superior: a bem do Turismo.
Estava longe de imaginar que com o Publituris organizaríamos os Publituris Awards, os Road Shows e, até sermos distinguidos com o Publituris Travel Award de Melhor Região Nacional de Turismo em 2015. A “cumplicidade positiva” que se gerou, a simplicidade e a facilidade de comunicar, traduzem a grandeza e o espírito que o Publituris implantou, onde as suas diretoras atuais, Paula Noronha e Carina Monteiro corporizam e interpretam bem esse espírito.
No seu 48º Aniversário, quero felicitar a “família” Publituris, a sua administração, corpo editorial, jornalistas e funcionários, colaboradores e leitores, e formular votos para que mantenha esse espírito irreverente, isento e formador de opiniões, sempre em prol do Turismo. Até porque,
“Hoje, a influência dos jornais é muito superior à força dos livros. São em número incalculável as pessoas que têm unicamente a opinião do jornal que elas lêem”.
Gustave Le Bon,
in ‘As Opiniões e as Crenças’
Parabéns Publituris.