Turistas chineses aumentam em Fevereiro
O crescimento deste mercado em Portugal foi de 50% em relação ao mesmo mês de 2014.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O número de reservas para Portugal efectuadas por turistas chineses aumentou em 50% este mês de Fevereiro, em relação ao mesmo período de 2014.
Em entrevista à agência Lusa, João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, revelou que este aumento foi apurado após “uma consulta às companhias aéreas” no âmbito do ano novo chinês, que começa no próximo dia 19 de Fevereiro.
De notar que, nos primeiros oito meses de 2014, a receita gerada em Portugal pelos turistas chineses foi de 33,5 milhões de euros, mais do dobro do valor registado em período homólogo do ano anterior, enquanto o número de turistas chineses que visitaram o País no primeiro semestre de 2014 aumentou em 69%, para 55.400 visitantes.
No passado mês de Janeiro, afirma o presidente do TP, a televisão chinesa difundiu uma reportagem intitulada “Com a subida do yuan face ao euro, é hora de visitar a Europa”, pelo que “é espectável que a taxa de câmbio estimule o consumo dos turistas chineses aquando da sua visita a Portugal.”
João Cotrim de Figueiredo destaca ainda que “os dados disponíveis não são definitivos”, mas o resultado da consulta “aponta para que o destino Portugal possa estar a beneficiar da procura realizada pelos turistas chineses.”
Um agente de viagens em Pequim referiu que Itália, França, Alemanha e Suíça continuam a ser os países mais procurados pelos turistas chineses, mas “Portugal, Espanha e Grécia são cada vez mais conhecidos”, avança ainda a agência.
O responsável destacou que o crescimento do mercado chinês na Europa deve-se sobretudo ao “declínio do euro” e à “simplificação do processo de concessão de vistos”.