RevPar de Lisboa cresce 14% em 2014
Todos os indicadores da capital portuguesa apresentam crescimentos significativos nos 12 meses de 2014, segundo o Observatório do Turismo de Lisboa.
Raquel Relvas Neto
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
A cidade de Lisboa continua a manter a sua tendência de crescimento, tanto na taxa de ocupação, como no RevPar e Average.
Segundo os dados mais recentes do Observatório do Turismo de Lisboa, de Janeiro a Dezembro de 2014, a ocupação por quarto cresceu 8,8% em 2014, situando-se nos 72,83%, com os cinco estrelas a apresentarem o maior crescimento, mas são as unidades de quatro estrelas que apresentam uma taxa de ocupação mais alta ao longo do ano com 77%.
No que diz respeito ao Average (preço médio por quarto vendido) houve uma média de crescimento de 4,9%, com as unidades de três estrelas a crescerem neste indicador, mas com os cinco estrelas a liderarem o preço com 126,75 euros de Janeiro a Dezembro.
Por último, o preço médio por quarto disponível (RevPar) verifica-se um crescimento de dois dígitos, um indício de que os preços estão a acompanhar o aumento da ocupação. Porém, a média do RevPar em Lisboa em 2014 foi ainda de 57,04 euros, mas com ambas as categorias a apresentarem crescimentos entre os 13% e 14%.
O Observatório do Turismo de Lisboa dá ainda a conhecer os indicadores da Região de Lisboa. A Ocupação cresceu 8,6% de Janeiro a Dezembro, mantendo-se nos 68,92%, enquanto o Average cresceu apenas 3,8%, situando-se nos 77,30 euros.
Por sua vez, o RevPar aumentou 12,7% para os 53,27 euros, com especial destaque para as unidades de quatro estrelas que cresceram 14,5%, mas são as de cinco estrelas que têm o preço médio por quarto disponível superior, com 79,53 euros.