O acordo foi assinado por João Cotrim de Figueiredo, presidente do TP, e Jorge Ponce Leão, presidente da ANA
Estratégia para promoção externa apresentada até ao final de Fevereiro
O Turismo de Portugal pretende apresentar até ao final de Fevereiro uma estratégia para a promoção externa, de acordo com João Cotrim de Figueiredo.
Carina Monteiro
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O Turismo de Portugal (TP) pretende apresentar até ao final de Fevereiro uma estratégia para a promoção externa, de acordo com João Cotrim de Figueiredo. O presidente do TP disse ao Publituris, à margem da FITUR, que decorre até domingo, que entre as prioridades do Turismo de Portugal para 2015 está a organização da promoção externa.
“Gostava de, finalmente em 2015, apresentar uma solução para a promoção externa que contenha em si o essencial que se pretendia atingir com a Agência Nacional de Promoção, ou seja, um maior envolvimento dos privados, mais recursos dedicados ao sector, maior independência dos ciclos políticos e uma maior proximidade aos mercados emissores.” Cotrim defende que esta solução não terá a expressão institucional que a proposta da agência nacional, que chegou a falar-se em 2014, pretendia ter. Neste caso, “não terá a visibilidade institucional de outras soluções, mas funcionará melhor e cobre boa parte dos objectivos que tínhamos para 2014 e que não foi possível concretizar”.
Mais informação para o sector
O projecto interno de Business Intelligence do TP, e que pretende dar mais informação aos profissionais do sector, também deverá acontecer em 2015. “Temos um projecto interno que terá um grande impacto no sector que é o Business Intelligence.” A par disso, refere, há que continuar a trabalhar no crescimento do turismo do ponto de vista qualitativo. “Os factores que nos levaram a crescer bastante em 2014 estão quase todos lá (…) Se tudo correr de acordo com o cenário mais provável, teremos um 2015 positivo do ponto de vista numérico. Do ponto de vista qualitativo, há coisas importantes a fazer. A principal é a promoção, isto é, afirmar o destino com as características mais permanentes e que são as mais difíceis de perceber por quem está de fora. E, por isso, temos de ser mais insistentes, ano após ano, de forma criativa”.
ERT Porto e Norte com stand próprio na FITUR
A Entidade Regional do Porto e Norte de Portugal participa este ano com stand próprio na FITUR, sendo a único a fazê-lo. O presidente do Turismo de Portugal considera que a presença com stand próprio é “absolutamente legítima”, porque a promoção no mercado espanhol está nas competências das ERT’S. No entanto, do ponto de vista do alinhamento da estratégia de comunicação, o responsável não deixa de considerar que é “um retrocesso”. “Devíamos estar mais próximos e sempre a falar e a discutir. Não é possível que todas as regiões pensem que terão a notoriedade e o destaque que temos se estivermos todos juntos.”
*A jornalista encontra-se em Madrid a convite da Fitur.