Hóspede de quatro patas
Os animais de estimação são parte integrante de um número cada vez maior de famílias. Os seus donos querem partilhar as férias com eles, mas nem todos os hotéis estão preparados para os receber. Saiba quais as vantagens de ser ‘pet-friendly’.
Raquel Relvas Neto
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Os animais de estimação são parte integrante de um número cada vez maior de famílias. Os seus donos querem partilhar as férias com eles, mas nem todos os hotéis estão preparados para os receber. Saiba quais as vantagens de ser ‘pet-friendly’.
Os donos de animais são apaixonados pelos seus amigos de quatro patas e muitos querem levá-los juntamente para desfrutar das suas férias. Segundo um estudo realizado pelo TripAdvisor nos Estados Unidos da América, 44% dos inquiridos pretendem levar os seus animais nas suas viagens nos próximos 12 meses, enquanto 77% já o fizeram no ano passado.
Destes, pelo menos 64% optam por ficar numa unidade hoteleira durante as suas férias com os seus animais de estimação, onde valorizam a existência de uma área para animais, ‘pet-sitters’ e menus de serviço de quarto para animais de estimação. 28% dos inquiridos afirmam mesmo que desistem de viajar para determinado destino se este não tiver acomodações para animais de estimação.
Mas o que leva os donos a viajarem com os seus animais de estimação? Sobretudo por desfrutarem da companhia destes, segundo 45% dos inquiridos do TripAdvisor, mas também por sentirem que o seu animal fica nervoso na ausência dos donos e porque acham que é mais acessível levá-los do que deixá-los num canil ou ‘pet sitter’.
Na verdade existem algumas dificuldades em arranjar uma unidade hoteleira que seja ‘pet friendly’. Em Portugal, ainda existe um número limitado de hotéis ‘pet-friendly’, mas os que existem prometem uma estadia agradável aos hóspedes de quatro patas.
No Penha Longa, em Sintra, Vanessa Tomé, directora de marketing e relações públicas do resort, explica que “pretendemos proporcionar uma estadia memorável não apenas aos nossos hóspedes, mas também ao seu animal de estimação”, recebendo-os assim de uma forma “personalizada”.
O Marriott Lisbon Hotel, em Lisboa, “está apto para receber animais de estimação como recebe os seus hóspedes”, indica Ana Caetano, directora de relações públicas do quatro estrelas, desde que estes cumpram regras de higiene, saúde e convivência. A responsável explica que na cadeia de hotéis Marriott “os animais de estimação são considerados parte da família e tratados com o mesmo nível de excelência como todos os viajantes”.
No que refere à Novotel, com três unidades em Portugal, esta permite aos seus hóspedes que se façam acompanhar pelos seus animais de estimação. “Somente o acesso ao quarto está autorizado. O acesso aos restantes locais públicos, nomeadamente bar, restaurante, terraço, salas de reunião e piscina está interdito aos animais de companhia”, à excepção dos cães-guia.
Facilidades
Os hotéis ‘pet-friendly’ têm uma série de comodidades para receber da melhor forma os hóspedes de quatro patas. No Penha Longa Resort, os animais de estimação têm tratamento de luxo. Nos quartos são disponibilizadas várias facilidades, como uma cama confortável para o animal de estimação, bebedor e comedor, toalha de banho, manta, um cartão para pendurar na porta a alertar para a sua presença e “até um amenitie do nosso chef para dar as boas-vindas ao nosso “convidado de estimação” e um brinquedo”, explica a responsável do resort. Mas as férias dos animais de estimação no resort têm até animação adequada. Vanessa Tomé indica que existe o serviço de passeio recreativo, que garante “passeios divertidos e prazerosos nos nossos jardins espaçosos e verdejantes”. Para que nada falte durante a estadia, é facultada ainda uma lista de serviços úteis, como contactos de hospital e clínica veterinária mais próximos, lojas de animais e spa para banhos e tosquias. “Podemos ainda disponibilizar serviço de compra e entrega mediante pedido”, complementa. No Penha Longa Resort, os animais podem percorrer as áreas públicas e jardins do hotel, mas com trela ou transportados ao colo dos donos. As únicas zonas onde não são permitidos, são nos restaurantes, à excepção de cães-guias.
Em plena Avenida da Liberdade, o Sofitel Lisbon Liberdade tem um carta de ‘room service’ especial, denominada “Cantina dos melhores amigos do homem”, com um menu especial para os animais. Também o Concierge da unidade de cinco estrelas dispõe de uma lista de veterinários e lojas de animais para recomendar aos clientes.
No Marriott Lisboa Hotel, os animais de estimação têm a permissão de dormir com o dono e é fornecida uma manta e facultado um espaço para que o dono possa fazer as refeições acompanhado do animal de estimação. É também entregue no ato de check-in um cartão com a indicação da presença do animal de estimação para o hóspede colocar na porta do quarto.
Nos Altis Hotels – Altis Prime, Altis Avenida Hotel, Altis Park Hotel e Altis Suites – são disponibilizados cama, comedouro e bebedouro. No cinco estrelas do grupo acresce ainda biscoitos para dar as boas-vindas.
Posicionamento do hotel
À semelhança dos hotéis ‘adults only’, o facto de ser ‘pet friendly’ pode trazer consequências negativas e positivas para o posicionamento de uma unidade hoteleira no mercado, ao ponto de algumas preferirem não exporem publica e comercialmente que são ‘pet-friendly’. Para os hotéis que contactámos, ser ‘pet-friendly’ tem sido positivo para a operação e até para o reconhecimento junto dos clientes.
No que diz respeito à unidade da Marriott International, Ana Caetano explica que as unidades da cadeia hoteleira “têm ganho uma fatia de mercado que está a crescer, porque muitos são os que deixam de ir para um hotel por não aceitarem animais. O ‘feedback’ dos clientes é muito positivo e são muitos os clientes que nos procuram”, reforçando ainda que as unidades nunca foram alvo de crítica por parte dos clientes que viajam sem animais.
Nas unidades ‘pet-friendly’ dos Altis Hotels, o ‘feedback’ dos clientes que trazem os seus animais de estimação é “bastante favorável e nada afecta o normal funcionamento do hotel”.
Vanessa Tomé indica que “sabemos que cada animal de estimação é um elemento da família e por isso consideramos e antecipamos as suas necessidades, garantindo-lhe o mesmo respeito e atenção genuína. Quando decidem voltar sabemos que reservaram com a segurança e certeza de que tudo faremos para que tenham uma estadia única”.
Espalhadas um pouco por todo o País, as unidades ibis hotels e íbis budget, do grupo francês Accor, recebe animais de estimação de pequeno porte. O responsável pela marca em Portugal revela que “Os clientes ficam muito agradados e sensibilizados pelo facto de poderem trazer o seu animal de estimação para os hotéis ibis. Por outro lado, os hotéis ibis oferecem a garantia da certificação de qualidade ISO 9001, que representa uma segurança para os clientes. Quando os clientes se fazem acompanhar do seu animal de companhia, a higienização do quarto será mais profunda, tanto nos hotéis ibis como ibis budget”.
*Artigo publicado na edição n.º 104 da Publituris Hotelaria.