Diálogo 5+5 contribui para afirmar potencial turístico de Portugal
Adolfo Mesquita Nunes realça que o fórum vai permitir que Portugal assuma “um papel activo num sector no qual somos uma referência internacional e onde nos queremos posicionar como país incontornável sempre que se discute ou reflecte sobre turismo”.
Raquel Relvas Neto
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
No próximo dia 3 de Dezembro, a capital portuguesa recebe o Diálogo 5+5 cujo tema de discussão será o Turismo.
Ao Publituris, Adolfo Mesquita Nunes, secretário de Estado do Turismo, explicou que “não existia um 5+5 de Turismo desde 2008”, e estando Portugal na presidência, conjuntamente com Marrocos, procurou-se seguir a orientação do governo português que é afirmar o País “enquanto potência turística no quadro mundial e das organizações internacionais”.
Neste sentido, o Governo entendeu que deveria realizar-se, desta vez, um 5+5 sobre turismo, “evidenciando o turismo como uma das áreas económicas mais importantes para os países que compõem este fórum. Estamos a falar de países como Espanha, França, Itália, Tunísia ou Marrocos”.
“Temos procurado por o turismo e Portugal no mapa a vários níveis, e este é um nível relevante, estabelecendo relações diplomáticas e económicas com países que partilham connosco uma grande relevância do turismo enquanto sector exportador”, salienta o responsável.
O Diálogo 5+5, um “fórum informal que procura dinamizar a cooperação entre os países do Mediterrâneo Ocidental”, vai assim permitir “estreitar os laços entre os responsáveis governamentais dos países membros e das organizações internacionais participantes na área do Turismo, bem como mostrar a nossa capacidade de formação e qualificação da oferta a países que poderão vir a ser nossos clientes, assumindo um papel activo num sector no qual somos uma referência internacional e onde nos queremos posicionar como país incontornável sempre que se discute ou reflecte sobre turismo”.
Além dos países membros, que são os 10 países do Mediterrâneo Ocidental – Portugal, França, Itália, Malta e Espanha, e do lado africano, Mauritânia, Argélia, Marrocos, Tunísia e Líbia – a iniciativa conta ainda com a participação de várias organizações internacionais e da própria Comissão Europeia como observadores.