Brasil aposta em ciclovias para captar turistas
Ministério do Turismo já investiu cerca de oito milhões de euros na construção de ciclovias no país.

Publituris
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
Portugueses no Top 5 dos clientes nos AL da LovelyStay
Ryanair passa a ligar Porto e Roma
O Brasil tem apostado em ciclovias para captar turistas, onde o Ministério do Turismo já investiu cerca de oito milhões de euros na construção destes espaços no País.
O país conta com cerca de 1.110 km de ciclovias, o que já se reflecte no turismo, uma vez que as empresas de aluguer de bicicletas estão a associar-se a cadeias hoteleiras e outras empresas do sector, para disponibilizar packs turísticos que incluam passeios por percursos acompanhados por guias turísticos.
O Rio de Janeiro é a cidade brasileira com a maior extensão de ciclovias do país, com uma extensão de 240 quilómetros, sendo também a primeira a implementar o sistema de aluguer de bicicletas na América Latina.
A cidade conta com vários espaços para andar de bicicleta, do Centro (Marina da Glória) à Zona Sul e Barra da Tijuca, locais que dispõe, de segunda a sexta-feira, de patrulheiros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também de bicicleta, para garantir a segurança de quem usufrui deste serviço.
Também São Paulo conta com uma iniciativa que visa unir o turismo e o ciclismo: o Bike Tour SP, um passeio de bicicleta em que são percorridos os mais importantes pontos turísticos da capital paulista.
O passeio é gratuito, está disponível em diversos horários aos sábados e domingos, podendo ser realizado por grupos de até 10 pessoas, que, acompanhadas por um monitor, recebem informações e aprendem curiosidades sobre os lugares visitados através de um equipamento de áudio integrado no capacete.
Na cidade existem actualmente três rotas de passeio disponíveis: a que passa pela Avenida Paulista, a que percorre o Centro Histórico, e a que explora o Parque Ibirapuera.