Rota das Estrelas volta a brilhar nos Porto Bay
O evento gastronómico contou com um novo modelo este ano, na Madeira, que envolveu dois jantares volantes.
Patricia Afonso
Mercado nacional é mais de 50% do turismo nos Açores, diz Berta Cabral na convenção da Airmet
SET quer sentar à mesa APAVT e ANAV para discutir se vale a pena duas figuras de Provedor do Cliente das agências de viagens
Turismo do Centro quer saber o impacto do turismo na região
“O cliente português é mais exigente que o espanhol”, admite José Luis Lucas (Hyatt Inclusive Collection)
Espanha multa cinco low cost em 179M€ por cobrança indevida de bagagem de mão [Atualizada]
600 aeroportos certificados na gestão do carbono a nível mundial
Museus e monumentos com novos preços de entrada a partir de 1 de janeiro
Ryanair ameaça retirar voos de dez aeroportos em França
São Tomé e Príncipe aumenta taxas aeroportuárias a partir de 1 de dezembro
Aviação brasileira vive melhor outubro da história
A Rota das Estrelas, evento gastronómico que envolve alguns dos principais chefs nacionais e internacionais, voltou a ser um êxito na Madeira, destino de início e onde vai terminar na terça-feira, 25 de Março.
Aquela que é a 5.ª edição da Rota das Estrelas teve início na passada quarta-feira, 19 de Março, com um workshop sobre Queijos Exclusivos Portugueses, seguindo-se o primeiro jantar da semana, desta feita, e ao contrário do que já vinha a ser tradição, um jantar volante, na Blandy’s Wine lLdge, em que Benoît Sinthon convidou Ricardo Costa, Vítor Matos, Paulo Morais, Miguel Laffan, Olivier Barbarin, Sébastien Broda, Pascal Picasse, Henrique Sá Pessoa, Joe Barza, Vincent Farges e Yves Michoux.
Seguiu-se, no dia 20, uma visita e prova na Fábrica do Ribeiro Sêco e a apresentação do World of Champagne by Pommery, Na sexta-dia 21 de Fevereiro, teve lugar uma apresentação intitulada ‘À Descoberta do Porco Bísaro’, seguindo-se, à noite, um novo jantar volante, sob o tema Kitchen Alive, no hotel The Cliff Bay. Neste jantar, os presentes puderem interagir com os chefs convidados, passando de estação em estação e provando as iguarias elaboradas por 12 profissionais, com vinhos adequados a cada prato. Os chefs desta noite foram Benoît Sinthon, Vítor Matos, Ricardo Costa, Paulo Morais, Miguel Laffan, Olivier Barbarin & Yves Michoux, Alcino Marques, Sébastien Broda & Pascalle Picasse|, Damien Scelles, Henrique Sá Pessoa, João Espírito Santo, Joe Barza, Vincent Farges e Albano Lourenço.
No sábado, foi a vez do concurso ‘À Descoberta do Talento’, onde seis jovens – três finalistas do curso de hotelaria e três amadores, apurados em concurso – confrontaram-se na confecção de um prato, com ingredientes previamente escolhidos pela organização, sob os olhos do júri, composto por alguns chefs. A noite ficou marcada por um cocktail e jantar gourmet no restaurante Il Gallo d’Oroil – como é habitual neste evento -, onde o chef executivo Benoît Sinthon recebeu Miguel Laffan, Vincent Farges, Adam Simmonds, Sébastien Broda, Pascal Picasse e Olivier Barbarin.
O evento continuou no domingo, como o Food&Spice e uma prova de Vinho da Madeira; seguindo-se, esta segunda-feira, uma nova visita e prova na Fábrica do Ribeiro Sêco e um workshop das Regiões Vinícolas de Portugal.
A Rota das Estrelas acaba, na Madeira, esta terça-feira, 25 Março, com uma demonstração L’Art de La Table; e um novo cocktail e jantar gourmet no Il Gallo d’Oro, onde Benoît Sinthon recebe Dieter Koschina, Fernando Agrasar, José António Campoviejo, José António González e Yves Michoux.
Sobre o novo modelo da Rota das Estrelas na Madeira, que teve como ‘anfitrião’ o hotel Cliff Bay, do grupo Porto Bay, o director geral da unidade explicou: “O nosso restaurante Il Gallo d’Oro tem 60 lugares e, no fundo, é feito um evento um pouco limitado, porque temos que salvaguardar lugares para os clientes do hotel. Ao fazer outro tipo de conceito, permite-nos trazer muito mais pessoas e abrir a alta gastronomia para a comunidade local e fazer eventos diferentes.” “A Rota das Estrela está a correr muito bem, como tem corrido nos anos anteriores”, considerou Jan Ringertz.
* A jornalista viajou até à Madeira a convite do Grupo Porto Bay