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Viagens mais curtas ganham terreno nos cruzeiros

Relatório publicado pela Cruise Critic revela quais as tendências para 2014 no mercado.

Marta Barradas
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Relatório publicado pela Cruise Critic revela quais as tendências para 2014 no mercado.

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Um relatório publicado pela Cruise Critic revela que uma das tendências para 2014 no mercado dos cruzeiros são as viagens mais curtas, uma opção que tem sido tomada pelos profissionais do sector.

Segundo a TraveldailyNews, outra das tendências para o próximo ano são as experiências, que as linhas de cruzeiro continuam a adicionar a bordo, em exclusivo para os hóspedes, no entanto estas ofertas têm um custo adicional.

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Cerca de seis linhas de cruzeiro anunciaram alterações na políticas de fumar a bordo em 2013, e espera-se que mais se seguirão em 2014. Esta opção já foi adoptada pela Royal Caribbean Cruise Line, pela Cunard, P&O, Disney Cruise Line e Seabourn.

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O mesmo relatório revela que 80% dos cruzeiristas reservam excursões em terra, antes do embarque, sendo esta outra das tendências que se seguem em 2014.

Por último, os cruzeiros fluviais continuam a crescer em popularidade, com 65% dos inquiridos da Cruise Critic a afirmarem que gostariam de experimentar.

No TOP 3 de destinos para cruzeiros destacam-se o Canal Panamá, o Japão e a Austrália.

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IATA lança portal para melhorar bem-estar e transporte de animais

O LAR Verify é um novo portal lançado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que pretende contribuir para melhorar o bem-estar e o transporte de animais vivos por via área.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) lançou o LAR Verify, um novo portal que pretende contribuir para melhorar o bem-estar e o transporte de animais vivos por via área.

De acordo com um comunicado da IATA, este novo portal reúne todos os requisitos dos operadores aéreos e destinos que constam do Regulamento de Animais Vivos da IATA (LAR).

“O novo portal oferece uma solução de conformidade automatizada para remessas de animais vivos, simplificando o planeamento, a reserva, a aceitação e o manuseio”, explica a IATA.

Os dados da IATA indicam que, no ano passado, houve cerca de 200.000 remessas de animais vivos, o que representa um aumento de 11% face a 2019, estimando-se que este tipo de transporte continue a crescer.

“O volume de carga especializada — em particular, animais vivos — continua a crescer. Para gerir essa oportunidade com segurança e eficiência, um portal digital único que forneça acesso às regulamentações LAR relevantes e facilite o a partilha de dados é essencial”, considera a IATA, que defende, por isso, que o lançamento do portal LAR Verify “é um marco fundamental”.

A IATA revela também que este novo portal pode ser incorporado nos sistemas de gestão de carga, de forma a “facilitar a integração nos fluxos de trabalho existentes”, uma vez que fornece informação sobre a regulamentação para destinos e operadores, assim como sobre os requisitos de documentação, como licenças de importação por destino.

A classificação animal juntamente com normas técnicas, como requisitos sobre os containers e rotulagem, assim como atualizações ao vivo sobre embargos regionais e regulamentações comerciais, incluindo requisitos sobre a gestão de surtos de doenças, são também fornecidos pelo LAR Verify.

A IATA revela ainda que os operadores aéreos responsáveis pelo transporte de animais também podem enviar a documentação para verificação, sendo que, após os documentos estarem confirmados, as companhias aéreas podem emitir uma aceitação física da carga, eliminando a necessidade de transportar animais vivos até que a sua viagem seja confirmada.

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Fátima recebe Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã em 2026

Em setembro de 2026, do CineFé – Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã vai decorrer em Fátima, sendo organizado e promovido pela associação de artes cinematográficas Ensaio Imperdível. 

Fátima vai ser palco, em setembro de 2026, do CineFé – Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã, iniciativa organizada e promovida pela associação de artes cinematográficas Ensaio Imperdível.

A iniciativa, que vai ser apresentada a 17 de maio, nos Missionários da Consolata, em Fátima, destina-se ao público em geral, até porque “pretende acabar com o preconceito de que filmes de temática cristã só são destinados a pessoas religiosas”, como sublinham os seus promotores, em comunicado.

“Tratando-se de um evento pioneiro em Portugal, onde as obras audiovisuais e cinematográficas em exibição terão exclusivamente temática religiosa cristã, o cineFé propõe-se fomentar a produção audiovisual de temática religiosa cristã e ser um veículo de intercâmbio cultural e de diálogo usando a linguagem cinematográfica e audiovisual”, lê-se num comunicado enviado à imprensa.

O lançamento de 17 de maio decorre a partir das 16h00 e inclui a exibição da curta-metragem «New Tomorow», realizada por alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, assim como do documentário «Angelo», uma produção que contou com o apoio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre e que é dedicado à missão de um padre franciscano na Albânia.

“Ao organizar este evento numa escala reduzida, pretendemos demonstrar como serão selecionadas e exibidas obras audiovisuais de temática cristã, bem como as atividades complementares – tais como workshops, master classes e palestras – que irão enriquecer o diálogo cultural e promover os valores que sustentam a nossa iniciativa. Esta antevisão serve, igualmente, para reforçar a confiança no projeto, evidenciando o rigor e a paixão com que organizamos os nossos eventos”, refere a Ensaio Imperdível.

A Ensaio Imperdível é uma associação de artes cinematográficas sediada em Ourém. Recém-criada, integra nos seus órgãos sociais profissionais das áreas da Comunicação Social, Cinema, Cinema Documental, Produção Multimédia, Som e Imagem, Publicidade e Marketing Relacional.

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Foto: AENA
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Aeroporto espanhóis sob gestão da AENA registam quase 64 milhões de passageiros no primeiro trimestre

Os aeroportos da AENA, em Espanha, alcançaram perto de 64 milhões de passageiros. Este valor representa um aumento de 4,6% face a 2024, enquanto o número de voos cresceu 5,9%, totalizando 555.525 movimentos.

Os aeroportos espanhóis geridos pela AENA encerraram o primeiro trimestre de 2025 com um novo recorde de passageiros e movimentos, alcançando os 63,6 milhões de viajantes (+4,6%) e 555.525 operações (+5,9%). O mesmo aconteceu no mês de março, que contabilizou um total de 23,8 milhões de passageiros (+4,2%) e 202.270 movimentos (+5,7%).

O Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas registou o maior número de passageiros em março, com 5,5 milhões, o que representa um crescimento de 3% face ao mesmo mês do ano anterior. Seguem-se os aeroportos Josep Tarradellas Barcelona-El Prat com 4,3 milhões (+1,8% em relação a 2024); Málaga-Costa del Sol com 1,8 milhões (+8,3%); Palma de Maiorca com 1,5 milhões (+1,5%); Gran Canaria com 1,4 milhões (+0,7%); Alicante-Elche Miguel Hernández, também com 1,4 milhões (+16,4%) e Tenerife Sul com 1,3 milhões, o que representa um aumento de 2,4% face a março de 2024.

Durante o terceiro mês de 2025, foi batido o recorde absoluto de passageiros em seis aeroportos da rede: Gran Canaria, Tenerife Sul, Sevilha, César Manrique-Lanzarote, Fuerteventura e La Palma. Igualmente, foi atingido um recorde de passageiros num mês de março no conjunto da rede da AENA e em 16 aeroportos: Adolfo Suárez Madrid-Barajas, Josep Tarradellas Barcelona-El Prat, Palma de Maiorca, Málaga-Costa del Sol, Alicante-Elche Miguel Hernández, Gran Canaria, Tenerife Sul, Valência, Sevilha, César Manrique-Lanzarote, Fuerteventura, Bilbau, Tenerife Norte-Cidade de La Laguna, La Palma, Astúrias e A Corunha.

Em relação às operações, o aeroporto com mais movimentos em março foi o Adolfo Suárez Madrid-Barajas, com um total de 35.544 (+3,7% face a 2024), seguido de Josep Tarradellas Barcelona-El Prat com 28.411 voos (+5,2%); Gran Canaria com 13.505 (+2,1%); Málaga-Costa del Sol com 13.489 (+11,3%); Palma de Maiorca com 12.627 (+1,3%); Alicante-Elche Miguel Hernández com 9.396 (+19,1%) e Tenerife Sul com 9.157 aterragens e descolagens (+6,3%).

Para a temporada de Páscoa de 2025, que decorre de 11 a 21 de abril, a AENA prevê operar um total de 69.327 voos nos aeroportos espanhóis, o que representa um aumento de 11,5% face à Páscoa anterior. Em 2024, este período decorreu de 22 de março a 1 de abril, com 62.188 voos operados.

Entre os dias desta temporada, destaca-se 12 de abril como o que terá mais operações: um total de 6.553 voos. Seguem-se de perto o dia 20 de abril com 6.521 voos, 11 de abril com 6.472, 19 de abril com 6.456 e 13 de abril com 6.414. Por outro lado, o dia com menos operações nesta Semana Santa será 15 de abril, com 5.945 voos.

No que toca a aeroportos, como habitual, o que irá gerir mais voos será o Adolfo Suárez Madrid-Barajas, com 12.180 operações, um aumento de 3,3% face à temporada anterior, quando foram registados 11.785 voos. No seu caso, o dia com mais operações previstas será 11 de abril com 1.154 voos, seguido de 21 de abril com 1.147, 14 de abril com 1.124 e 17 de abril com 1.120.

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Valência lança Plano Estratégico de Turismo 2025-2028 para liderar turismo sustentável urbano

A nova estratégia turística de Valência visa “consolidar a cidade como um destino urbano líder no Mediterrâneo, promovendo um modelo de turismo sustentável que respeite a qualidade de vida dos seus residentes”.

A Câmara Municipal de Valência, através da Fundación Visit València e a área de Turismo, lançou o Plano Estratégico de Turismo 2025-2028, estratégia que visa “consolidar a cidade como um destino urbano líder no Mediterrâneo, promovendo um modelo de turismo sustentável que respeite a qualidade de vida dos seus residentes”.

“O nosso principal objetivo é consolidar Valência como um destino urbano líder no Mediterrâneo, gerindo o seu crescimento turístico de forma sustentável e respeitosa com o estilo de vida dos nossos residentes. Apostamos num modelo baseado na hospitalidade, no qual quem nos visita partilha o espaço e os nossos costumes com respeito. Queremos equilibrar o crescimento turístico com o estilo de vida mediterrânico e ter a capacidade de decidir quem nos visita, em que quantidade, em que momentos e com que propósito”, explicou Paula Llobet, vereadora do Turismo de Valência, na abertura da cerimónia de lançamento da nova estratégia.

O plano prevê 22 desafios estratégicos, que se dividem em cinco eixos de ação e contemplam 50 medidas concretas, que foram desenhadas através de um processo participativo, no qual se realizaram 38 entrevistas pessoais, três sessões de validação e sete mesas de trabalho.

Segundo a responsável, trata-se de um “plano participativo”, que contou “com o envolvimento ativo de atores institucionais, económicos e sociais”, sendo também “prático, porque se traduz em ações mensuráveis e executáveis” e realista, uma vez que se adapta “ao contexto atual” da cidade; ao mesmo tempo que é “aberto, porque está preparado para se ajustar com agilidade a um ambiente em constante mudança”.

Entre as principais linhas de atuação, destaque para a sustentabilidade, prevê “ações nas áreas de acessibilidade, convivência urbana, conectividade, excelência turística e preservação do legado cultural e ambiental”, assim como para a Governança, pois pretende reforçar “a liderança turística de Valência a nível nacional e internacional, e promovendo uma gestão transversal e coordenada”.

A nova estratégia de Valência pretende também destacar a proposta de valor da cidade, “potenciando produtos-chave como o turismo familiar, gastronómico, cultural, musical, desportivo ou linguístico, entre outros”, assim como a inovação, nomeadamente “através da digitalização, da análise de dados, da gestão inteligente dos fluxos turísticos e de uma nova narrativa da cidade”.

A integração é outra das linhas previstas nesta estratégia, nomeadamente através da promoção de “uma experiência turística inclusiva e enriquecedora, que beneficie tanto os visitantes como os residentes e o ambiente local”.

Além disso, o plano inclui uma programação anual baseada em metodologias, ferramentas e mecanismos de avaliação, como uma mesa de trabalho conjunta, um quadro de controlo e sistemas de indicadores estratégicos e operacionais.

“Estamos a promover um modelo de crescimento turístico que antecipa e atua sobre os possíveis impactos negativos, coloca o cidadão no centro da política turística e torna-o beneficiário das suas vantagens, toma decisões informadas baseadas em dados e conhecimento como base dos nossos programas, e atrai um visitante comprometido com os valores da nossa cidade — tudo isto através da inovação e da governação colaborativa”, concluiu Llobet.

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Portal da Queixa soma mais 24% de reclamações no turismo no primeiro trimestre

Sites de Reservas de Viagens e Companhias Aéreas são as subcategorias mais visadas. Segundo dados do Portal da Queixa, Ryanair e TAP lideram volume de reclamações nas companhias aéreas.

No primeiro trimestre de 2025, o setor do turismo foi alvo de mais de 1.500 reclamações, verificando-se uma subida de 24%, face ao mesmo período de 2024, indicam os dados do Portal da Queixa. Os consumidores queixam-se sobretudo de problemas relacionados com os sites de Reservas de Viagens e Companhias Aéreas, com Ryanair e TAP a liderarem as queixas.

Nesta época de férias da Páscoa, em que os milhares de portugueses planeiam viajar, o Portal da Queixa informa os consumidores sobre quais são os principais constrangimentos que estão a assolar, este ano, o setor do turismo, quais as entidades com mais reclamações e que marcas têm o melhor Índice de Satisfação na plataforma.

A análise efetuada à categoria Hotéis, Viagens e Turismo, entre os dias 1 de janeiro e 31 de março, revela que o número de reclamações dirigidas ao setor (1.585) registou um aumento de 24%, em comparação com o primeiro trimestre de 2024, quando se observaram 1.270 queixas.

Segundo os dados aferidos, entre as subcategorias mais reclamadas estão os sites de Reservas de Viagens (58,2%) e Companhias Aéreas (18,8%). Em terceiro lugar estão os sites de Reservas de Alojamento (10,2%). Seguem-se os Marketplaces – Viagens, Produtos e Serviços (6%) e as Agências de Viagens a acolheram 3,4% das reclamações. Já os Hotéis e Cadeias Hoteleiras somaram 1,4% das ocorrências.

Os principais motivos de reclamação dos consumidores dirigidos ao setor de Turismo são: a cobrança indevida, tema reportado em 53.6% dos casos. Abrange reclamações sobre cobranças ou débitos não autorizados, erros de faturação, cobranças abusivas ou em duplicado, renovação automática indevida, e outras inconsistências relacionadas com pagamentos.

Seguem-se a falta de qualidade do serviço/atendimento (12,9%) e as dificuldades com a execução dos reembolsos (12%).

Já os problemas com o voo e bagagem (cancelamento ou atraso de voos, extravio, danos ou atrasos na entrega de bagagens, e dificuldades com processos de check-in e embarque) geraram 8% das reclamações. Na origem de 3,3% das ocorrências esteve a insatisfação com os produtos e serviços.

Entre as companhias aéreas, a Ryanair e a TAP mantêm o pódio das marcas mais reclamadas, com a companhia britânica a absorver 26% das reclamações e a operadora nacional a recolher 25%. Seguem-se a aasyJet (13,3%), a STP Airways (3,67%), a Vueling (3,67%) e a SATA (3%).

No campo oposto, relativamente às entidades com melhor Índice de Satisfação (IS) – uma avaliação da responsabilidade dos consumidores –, destacam-se com elevada performance os sites de Reservas de Alojamentos: Traventia (com 85,2 em 100 pontos), Airbnb (83,3), eDreams (81,3) e Destinia (77,6).

Nas Agências de Viagens: a melhor pontuação vai para a Rickytravel com um IS pontuado em 83,1, a Top Atlântico com 74 de IS e a IBS Portugal com 70,8. Já nos Marketplaces – Viagens, Produtos e Serviços, sobressai o Odisseias com um IS de 63,4.

Na análise de Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, a reputação do setor tem sido colocada em causa pela falta de apoio ao cliente, pela desorganização e incapacidade de resolução, bem como pela desinformação e pela apatia dos reguladores.

“Constatámos que as reclamações dirigidas aos vários intervenientes do setor do Turismo têm vindo a aumentar, desde os agentes de viagens, sites de reservas, companhias aéreas e as cadeias hoteleiras, pelos mais variados motivos, contudo, muitos consumidores apontam a desinformação e a falta de apoio ao cliente como principais motivos, o que revela a desorganização e incapacidade de resolução de problemas, colocando em causa a confiança e a reputação do setor. Infelizmente, continuamos a assistir à apatia dos reguladores, que são impotentes face às ofertas publicadas na internet, nomeadamente nas reservas em plataformas digitais, que devem ser combatidas através de ações que incrementem a literacia digital dos consumidores.”, conclui Pedro Lourenço.

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Turismo halal valerá 350 mil milhões de dólares até 2030

O turismo halal está a tornar-se uma tendência global, e especialistas estimam que, até 2030, esse tipo de turismo contribuirá com 350 mil milhões de dólares para o setor a nível global.

Após a pandemia da COVID-19, o número de turistas muçulmanos a viajar aumentou rapidamente, especialmente no segmento de luxo, prevendo-se que em 2024 o número tenha alcançado os 160 milhões, contribuído com 276 mil milhões de dólares para a indústria do turismo a nível mundial, e possa chegar a 350 mil milhões de dólares até 2030.

Atualmente, muitos países têm planeado políticas, desenvolvendo programas de ação e investindo no desenvolvimento do turismo halal para atrair essa fonte potencial de clientes, lembram os especialistas.

O turismo favorável aos muçulmanos exige próprios critérios próprios como comida halal, locais de oração, serviços relacionados ao Ramadão (refeições de jejum), privacidade em atividades de entretenimento e visitas familiares. Em termos de alojamento, os hotéis devem ter pelo menos um restaurante certificado como Halal, placas de oração muçulmana no teto, tapetes de oração e o Alcorão, informações atualizadas sobre os horários das orações e piscinas e ginásios separadas. Além disso, os hotéis devem ter um buffet para refeições na altura do Ramadão, refeições antes do amanhecer para se preparar para os dias de jejum, salas de oração privadas e um inspetor Halal.

O turismo halal pode ser entendido como turismo islâmico ou turismo voltado para muçulmanos, e os serviços oferecidos são adaptados às exigências específicas do islamismo.

 

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Novo Governo alemão promete reduzir impostos sobre a aviação

Depois das eleições de 23 de fevereiro, o Governo de coligação resultante – CDU/CSU e SPD – decidiu reduzir a carga fiscal sob o setor da aviação.

O novo Governo de coligação alemão – CDU/CSU e SPD – promete reduzir os impostos sobre a aviação, incluindo um plano para reverter o aumento do imposto sobre passageiros aéreos introduzido no ano passado.

O compromisso está incluído num acordo de coligação de 144 páginas entre os Democratas-Cristãos (CDU/CSU), que venceram as eleições alemãs em fevereiro, e os Social-Democratas (SPD) e que tem o líder da CDU, Friedrich Merz, como chanceler.

“Queremos reduzir os impostos, taxas e encargos específicos da aviação, e reverter o aumento do imposto sobre a aviação”, refere o acordo de coligação.

Recorde-se que o anterior Governo alemão tinha aumentado o imposto sobre passageiros aéreos em 20% em maio de 2024 – medida que gerou críticas por parte da Verband Deutsches Reisemanagement (associação alemã de compradores de viagens, VDR sigla em alemão), e de grupos do setor da aviação como a IATA.

A nova coligação promete ainda “abolir de imediato” a política do Governo anterior que previa a introdução de uma quota mínima para a utilização de combustíveis sintéticos pelas companhias aéreas, conhecida como a quota “Power to Liquid”, que deveria entrar em vigor na Alemanha a partir de 2026. O acordo de coligação considera que esta exigência “ultrapassa o padrão da UE”.

“Garantiremos que as companhias aéreas europeias não sejam prejudicadas em relação às companhias não europeias no que diz respeito à quota de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF)”, refere o acordo.

“O nosso objetivo é moldar a modernização da indústria da aviação e do transporte aéreo, promovendo uma concorrência justa e a descarbonização. A coligação está empenhada em melhorar a conectividade internacional dos aeroportos alemães para apoiar o crescimento económico”, pode ainda ler-se no documento.

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China proíbe companhias aéreas de adquirirem novos aviões à Boeing

Em resposta às tarifas impostas por Donald Trump aos produtos importados da China, o Governo chinês decidiu proibir a compra de aviões à Boeing por parte das companhias aéreas. Um rude golpe para o fabricante norte-americano cujas expectativas apontavam para um crescimento total na frota chinesa de 4.345 para 9.740 aeronaves até 2043.

A guerra comercial entre a China e os EUA continua a escalar. De acordo com a Bloomberg, que cita fontes familiarizadas com o assunto, a China terá proibido as companhias aéreas nacionais de aceitarem mais aeronaves do fabricante norte-americano Boeing.

As companhias também foram orientadas a não comprar mais peças relacionadas com aviões a empresas dos EUA, encontrando-se o Governo chinês a considerar formas de apoiar as companhias aéreas que tenham aviões da Boeing em regime de leasing e que enfrentem custos mais elevados, segundo as mesmas fontes.

De acordo com o site da Boeing, à data de 31 de março, existiam exatamente 130 encomendas pendentes de clientes chineses. Entre estas encontram-se 23 Boeing 777, seis Boeing 787 e 101 Boeing 737. Os maiores compradores são a China Southern Airlines, a Ruili Airlines e várias empresas de leasing.

No entanto, no final de 2024, a Boeing previra que a frota das companhias aéreas chinesas passasse de 4.345 para 9.740 aeronaves até 2043, constituindo os aviões de um corredor a maior parte das unidades, prevendo-se cerca de 6.720 aeronaves desta tipologia.

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“O que o turismo precisa e quer hoje é celeridade na avaliação, rapidez na execução, cumprimento de metas e objetivos”, diz SET

Partindo da premissa que o Turismo do Centro de Portugal “tem uma marca muito forte”, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, salientou, durante a tomada de posse do novo presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Rui Ventura, que, “o que o turismo precisa e quer hoje é celeridade na avaliação, rapidez na execução, cumprimento de metas e objetivos”. Em resposta ao desafio e/ou recado deixado por Rui Ventura relativamente à Lei 33, Pedro Machado considerou que o “quem me suceder à frente da Secretaria de Estado do Turismo pode e deve ir mais longe”.

Victor Jorge

Na cerimónia de tomada de posse do novo presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Rui Ventura, realizada esta terça-feira, 15 de abril, em Aveiro, Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo (SET), começou por destacar os três pilares fundamentais para o sucesso da Turismo Centro de Portugal: “a equipa, o território e a comissão executiva”.

Pedro Machado também aproveitou a ocasião para referir que “o caminho que estávamos a trilhar reforçava não só o peso do crescimento da indústria do turismo em Portugal, mas procurava também responder a três grandes desafios: o desafio da qualidade e da qualificação da experiência, o desafio do crescimento, bem como o desafio da capacidade que temos de podermos alimentar e alavancar o grau de felicidade daqueles e daquelas que recebem turistas”.

Enumerando as diversas medidas lançadas ao longo do último ano por parte do XXIV Governo, Pedro Machado considerou que “estávamos, no fundo, a procurar acrescentar valor à oferta, a corresponder à expectativa de um crescimento que o país está a ter, mas que, cada vez mais e todos os dias, somos desafiados a responder ao que é esperado por aqueles que recebemos”.

E numa região que ultrapassou a fasquia das oito milhões de dormidas, em 2024, Pedro Machado admitiu que “essa mesma região tem todas as condições para continuar esse caminho do crescimento. Não só porque se posicionou, mas porque tem hoje o seu ADN, tem a sua estrutura base nessa ligação território-empresa, tem diversificação, singularidade, oferta, tem todos os ingredientes para poder continuar o caminho do crescimento, tendo presente aquilo que são as expectativas criadas, nomeadamente com nos novos mercados”.

O SET lembrou, igualmente, o tema da sustentabilidade, assumindo que “esta merece atenção redobrada, do ponto de vista daquilo que é a pressão que temos sobre os nossos recursos e que precisamos de lidar e gerir com parcimónia, mas sobretudo aquilo que ela pode e deve influenciar, nomeadamente, a procura dos mercados emissores”.

Por isso, considerou que “temos um conjunto de fluxos turísticos em que o tema da sustentabilidade já não é apenas uma preocupação à chegada, é uma preocupação à partida” e, por isso, “define muitas vezes aquilo como, onde e o que os turistas querem pagar”.

Ainda no tema da sustentabilidade e, fundamentalmente, na questão das alterações climáticas, Pedro Machado referiu ainda que “o país, a região, os municípios em que vivemos, pedimos emprestados aos nossos filhos. Se tivermos essa consciência de que pedimos aos nossos filhos aquilo que é hoje o ecossistema que todos os dias utilizamos, provavelmente muitos mudariam alguma das suas atitudes”.

Pedro Machado juntou às alterações climáticas as migrações, considerando-as “absolutamente cruciais”. “Os emigrantes representam, hoje, praticamente a 17% da nossa população”, disse o SET, admitindo que “precisamos saber quem são e, mais do que isso, criarmos as condições para termos cidadãos plenos de direitos”, saudando as medidas tomadas pela Confederação do Turismo de Portugal, Turismo de Portugal e AIMA com o plano de formação colocado no terreno.

Outro tema preocupante salientado por Pedro Machado foi o do “envelhecimento da população nos nossos territórios”. “Os números são estrondosos”, considerou o SET, referindo que, “em 2050, teremos 297 idosos por cada 100 jovens ativos”, considerando esta “uma cifra absolutamente crítica do ponto de vista daquilo que é o processo de envelhecimento desta Europa e da própria necessidade de olharmos também para os migrantes como fator decisivo e crítico para que a Europa também ela possa regenerar-se”.

Pedro Machado salientou, também, a necessidade da “valorização das profissões do turismo”, reforçando a “confiança nas empresas, nos empresários e nas pessoas”. E respondendo a algumas vozes que entendem que existe turismo a mais, Pedro Machado disse: “basta pensarmos nesta região e percebermos aquilo que são as taxas de ocupação numa indústria que representa hoje 14,4% do nosso Produto Interno [Bruto] em termos de exportações”, comparando-as com o 9% da indústria automóvel ou os 9,8% da maquinaria e equipamentos.

Para o final ficou a resposta ao desafio deixado por Rui Ventura, para a revisão da Lei 33. “Há, de facto, dossiers que não foram cumpridos e um deles foi a revisão da Lei 33”, recordando o único ano que o Governo esteve em funções. “Fui sempre adepto da Lei 33, no sentido de que dava mais capacitação ao território, a empresas e empresários, nos dava uma visão diferente, porque não ficávamos tão divididos, sobretudo no campeonato da internacionalização”, admitindo que “cada vez mais temos consciência que precisamos de músculo”.

“A lei não ficou perfeita”, disse Pedro Machado, “desde logo porque as universidades e os politécnicos nem sequer se podiam associar”, admitindo que “pensar numa estratégia de desenvolvimento regional ou local sem conhecimento, sem transferência de conhecimento, sem capacitação foi sempre uma aberração”.

Por isso, Pedro Machado admitiu, salientando o cuidado a ter com as palavras: “tenho consciência de que estamos, nesta data, às portas de eleições, mas o trabalho não fica perdido. Eventualmente temos este intervalo de tempo para nos ajudar a ir mais longe do que aquilo que já teria sido feito na revisão da [Lei] 33”.

E, em conclusão, o SET considerou que “a própria proposta da revisão da Lei 33, à data de hoje, pode ficar aquém daquilo que é a expectativa criada e parece-me quem me suceder à frente da Secretaria de Estado do Turismo pode e deve ir mais longe”, reforçando que “o que o turismo precisa e quer hoje é celeridade na avaliação, rapidez na execução, cumprimento de metas e objetivos”.

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Victor Jorge

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Turismo da Alemanha está satisfeito com “muito boa recuperação” do mercado português

Segundo Ulrike Bohnet, diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha, o mercado nacional apresentou, em 2024, “uma muito boa recuperação, com um crescimento de 105% face a 2019” e, apesar de uma pequena quebra nas dormidas depois de um “crescimento explosivo” em 2023, continua a dar bons indicadores, com a descoberta de novos destinos no país.

Inês de Matos

O Turismo da Alemanha está satisfeito com a “muito boa recuperação” do mercado português, uma vez que o número de turistas lusos no país já ultrapassou por completo o período pré-pandemia e, apesar de uma pequena descida nas dormidas em 2024, está a descobrir novos destinos no país, segundo Ulrike Bohnet, diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha.

“O mercado português na Alemanha apresentou uma muito boa recuperação, com um crescimento de 105% face a 2019, apesar de termos tido uma pequena descida de 0,2% no ano passado”, afirmou a responsável esta terça-feira, durante o habitual almoço com a imprensa nacional que o Turismo da Alemanha promove anualmente, em Lisboa.

Ulrike Bohnet desvaloriza a pequena descida de 0,2% nas dormidas, que totalizaram 544,282 no ano passado, considerando que 2024 foi um “ano de ajustamento”, depois do “crescimento explosivo” que as dormidas do mercado português tinham apresentado em 2023.

“Em 2023 tínhamos tido um crescimento explosivo, houve um crescimento vertiginoso em 2023 e, por isso, penso que 2024 foi um ano de ajustamento. Foi um resultado muito positivo, com 544.282 mil dormidas”, defendeu.

A diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha considerou também que positivo é o facto dos portugueses estarem a descobrir novos destinos na Alemanha, uma vez que, apesar da Bavária e da sua capital de Munique continuarem a liderar as preferências, seguidas de Berlim e da Renânia do Norte e Vestefália, onde se localizam cidades como Dusseldorf ou Colónia, há “crescimentos muito interessante” do mercado português também noutros estados alemães.

“Há performances muito positivas de Hamburgo (+12,8%) e da Saxónia (+17,1%), que têm um crescimento muito interessante, em especial a Saxónia-Anhalt (+51,1%), que é um destino muito cultural que parte de um nível baixo mas mostra como é interessante que as pessoas estejam a escolher este destino que é menos conhecido”, congratulou-se a responsável.

Ulrike Bohnet revelou ainda que, entre os portugueses, a estada-média no país ronda as sete noites, sendo 91% os turistas nacionais que ficam, pelo menos, quatro noites quando visitam a Alemanha.

Fundamental para o crescimento que o mercado português tem apresentado na Alemanha é o aumento das ligações aéreas, facto que a responsável salientou, considerando que “qualquer nova conexão que venha aumentar a capacidade para os passageiros é interessante”.

A diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha destacou as novas rotas que vão ligar Lisboa a Hannover, assim como o Porto a Colónia/Bona, e Faro a Berlim, que considerou “muito interessantes” para o aumento dos fluxos turísticos entre os dois países.

Ulrike Bohnet referiu-se particularmente à Lufthansa que, este ano, conta com um total de 182 voos por semana ou 26 voos por dia entre Portugal e a Alemanha, num aumento de 13% face ao ano anterior, e que, por isso, passou a ser a companhia aérea preferencial do Turismo da Alemanha.

Mais promoção e eventos variados

Durante a apresentação para a imprensa portuguesa, Ulrike Bohnet falou também sobre as campanhas promocionais que o Turismo da Alemanha vai ter em vigor este ano, assim como sobre os muitos eventos que vão marcar a oferta turística alemã em 2025.

Quanto a campanhas, este ano, o Turismo da Alemanha tem previstas quatro campanhas promocionais que focam segmentos e ofertas distintas, concretamente o regresso da campanha Cultureland Germany, dedicada ao turismo cultural; a Embrace Germany Nature, para promover a oferta de natureza; e a manutenção da campanha Simply Feel Good, dedicada ao turismo sustentável; prevendo ainda lançar a Season’s Greetings from Germany na segunda metade do ano, para promover a oferta de Mercados de Natal.

Além das campanhas, 2025 vai ficar também marcado por diversas celebrações na Alemanha, a exemplo do 275.º aniversário do falecimento de Johann Sebastian Bach, que vai ser assinalado um pouco por todo o país, a exemplo da Bachfest, que decorre em junho e que vai contar com concertos e coros internacionais que vão interpretar obras do famoso compositor clássico.

Destaque também para o 50.º aniversário da Rota dos Contos de Fadas, que é inspirada na obra dos irmãos Grimm, ou para o 75.º aniversário da Rota Romântica, que também vão ser assinalados de diversas formas e que, segundo a responsável, constituem um bom pretexto para visitar a Alemanha em 2025.

 

 

 

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

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