Britânicos viajaram mais para o estrangeiro entre Julho e Setembro
Portugal tem recebido cada vez mais hóspedes britânicos, sendo que as dormidas também têm subido. No entanto, as receitas tendem a recuar.

Tiago da Cunha Esteves
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
As viagens dos turistas britânicos para o estrangeiro aumentaram 1% entre Julho, Agosto e Setembro, período que coincidiu com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Já os gastos efectuados no estrangeiro aumentaram 7%. Os dados foram divulgados pelo INE britânico.
No total, os britânicos fizeram 45,3 milhões de viagens para destinos internacionais, embora as deslocações relacionadas com férias tenham descido 1%. As viagens para destinos europeus subiram 1%, enquanto para destinos de longo-curso desceram 3%, o que revela que a proximidade foi tida em conta nas decisões dos britânicos.
Em Portugal, a evolução do mercado britânico continua a ser favorável. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as dormidas efectuadas por turistas britânicos aumentaram 2,4% em Setembro.
No acumulado, os resultados são também positivos, com excepção das receitas. Entre Janeiro e Agosto, Portugal recebeu mais 3,7% de hóspedes britânicos, face ao mesmo período de 2011, ao passo que as dormidas aumentaram 0,5%. Por outro lado, e no sentido negativo, as receitas com origem nesse mercado caíram 2,9%.