Story Centre abre com estimativa de 300 mil visitantes no primeiro ano
A nova atracção turística da capital, situada no Terreiro do Paço, foi executada em cinco meses, num investimento de três milhões de euros. “É um projecto âncora”, destacaram o director-executivo da ATL e o presidente da Câmara.
Tiago da Cunha Esteves
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
O Lisboa Story Centre – Memórias da Cidade foi inaugurado oficialmente esta terça-feira, na Ala Nascente do Terreiro do Paço. Executado em cinco meses, num investimento de três milhões de euros, esta nova atracção turística da capital, gerida pela Associação Turismo de Lisboa (ATL), pretende atrair 300 mil visitantes no primeiro ano.
Com recurso a efeitos especiais e soluções multimédia, o Story Centre conta a história de Lisboa, tal como o próprio nome indica, com enfoque em seis temas: “Lisboa, Mitos e Realidades”; “Lisboa, Cidade Global”; “1 de Novembro de 1755, o dia de Todos-os-Santos”; “A visão de Pombal”; “O Terreiro do Paço” e “Lisboa Virtual”.
Entre outros aspectos, os visitantes poderão aventurar-se numa “experiência imersiva” que dará a conhecer a catástrofe do terramoto que, em 1755, destruiu a capital.
O Lisboa Story Centre – Memórias da Cidade ocupa uma área de 2.200 m2, divididos por dois pisos, sendo que cada visita dura aproximadamente uma hora e é orientada por um áudio-guia, disponível em dez idiomas e versão infantil.
“Um projecto âncora”
“O Story Centre é o projecto âncora da reabilitação da nova Ala Nascente”, disse o director-executivo da ATL, Vítor Costa, perante uma plateia visivelmente lotada. “É uma atracção estruturante da oferta turística e cultural da cidade”, acrescentou.
Por outro lado, o responsável destacou ainda que o Story Centre “é uma plataforma de consolidação de conhecimento”, que será utilizada pela comunidade escolar e por todos os residentes.
Presente na apresentação esteve também o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa. “É um sonho de gerações devolver à cidade todo este espaço do Terreiro do Paço”, afirmou.
Para o autarca, trata-se de “um equipamento muito importante que é uma âncora para a atractividade da cidade” e faz sentido porque “é preciso afirmar o que nos diferencia da oferta global, contando a nossa história”.