Braga tem quatro novos roteiros turísticos
A iniciativa, feita em parceria com a Turel, criou roteiros relacionados com religião, cultura, história e futuro.
Tiago da Cunha Esteves
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
A cidade de Braga, Capital Europeia da Juventude 2012, tem quatro novos roteiros turísticos (Religião, Cultura, História e Futuro), uma iniciativa feita em parceria com a Turel.
O objectivo desta cooperação, cujo protocolo já foi assinado entre as duas entidades, é “dar a conhecer a história milenar da cidade de Braga e do seu vasto património”.
Por outro lado, a consolidação da marca Braga 2012 é outro dos eixos principais desta parceria, já que se pretende “projectar Braga como uma cidade com orgulho na sua história e da simbologia que lhe é associada”.
Os quatro roteiros denominam-se “A Cidade dos Arcebispos”, com passagens pela Sé de Braga, Museu Pio Xii ou pelo triângulo místico da cidade (Santuários da Falperra, Sameiro e Bom Jesus); “Ars Artium” que contempla visitas ao Theatro Circo, Casa dos Coimbras, Museu e Senhora da Torre ou Mosteiro de Tibães; “Bracara Augusta”, com percurso pedestre pela ruínas da cidade, Termas da Cividade ou Museu D. Diogo de Sousa; e “Cidade Século XXI”, um roteiro que faz a ponte entre passado e futuro, com visitas à Universidade do Minho, Centro Ibérico de Nanotecnologia ou a uma empresa de órgãos e sinos para dar a conhecer os avanços tecnológicos desta arte milenar.
Cada um destes roteiros tem a duração de um dia e custa cinco euros por pessoa, sendo que tem de haver um mínimo de quatro participantes. Todos estão disponíveis na sede de Braga 2012, posto de turismo de Braga e na Turel.