Europa: Países ocidentais travam ritmo de crescimento
De acordo com um novo relatório da Comissão Europeia de Turismo, Portugal é um dos destinos que escapam ao rol de países que travou o crescimento no início do ano.

Tiago da Cunha Esteves
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Alguns destinos da Europa Ocidental puseram um entrave à senda de crescimento que, de forma geral, a Europa registou nos primeiros dois meses do ano. De acordo com o relatório “European Tourism in 2012 – Trends & Prospects”, publicado pelo Comissão Europeia de Turismo (CET), “o turismo europeu mostrou resiliência nos primeiros dois meses do ano”.
O número de passageiros transportados pelas companhias aéreas europeias cresceu 5% em relação ao mesmo período do ano passado, por exemplo.
Todavia, e apesar dos destinos da Europa Central e Oriental terem registado performances positivas, “os países da Europa Ocidental registaram descidas nas taxas de ocupação hoteleira”. Aqui, contudo, não foi o caso de Portugal, já que a ocupação subiu 4,1% entre Janeiro e Fevereiro.
Rússia e China em destaque
A CET destaca que “a Rússia continua a ser uma das estrelas ascendentes” nos primeiros meses do ano, ao contrário do mercado americano, que continua a deparar-se com dificuldades. Na Rússia, a taxa de ocupação foi a terceira que mais cresceu: 9,1%.
Por outro lado, a CET lembra ainda que, no ano passado, as chegadas de turistas chineses à Europa atingiram os 4,3 milhões, representando já 29,7% do total de viagens efectuadas por chineses para mercados de longa distância.