Amadeus: Full content com TAP para um milhão de reservas no primeiro ano
Dar a conhecer a estrutura, estratégia e metas da Amadeus foram os pressupostos da viagem a Nice, onde está localizado um dos centros de Desenvolvimento da empresa que hoje se […]

Liliana Cunha
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Dar a conhecer a estrutura, estratégia e metas da Amadeus foram os pressupostos da viagem a Nice, onde está localizado um dos centros de Desenvolvimento da empresa que hoje se assume como a evolução de um GDS
Num encontro em Nice, a Amadeus apresentou a sua estrutura e estratégia global, onde está incluído o mercado português, classificado como “interessante” e que passou a beneficiar do acordo de full content com a TAP, assinado no início deste ano.
Será também através deste acordo que em Portugal a Amadeus irá atingir os 25% de quota de mercado até 2010.
O director geral em Portugal, Mário Ponticelli lembrou que o share de mercado da Amadeus, no ano passado, era de 14,6% e que, no acumulado de Janeiro e Junho, subiu aos 16,56%. Até Agosto este valor atingiu os 20% em Agosto, devido ao estabelecimento de parcerias com a Travelstore, Blandy/Euromar, entre outras, como explicou o director para o nosso país. Esta é a quota de mercado que a Amadeus pretende manter até ao final deste ano, totalizando o milhão de reservas. “Embora o booking aéreo em Portugal esteja a descer cerca de 3%, a Amadeus está a subir essa percentagem em aproximadamente 2%”, acrescenta Ponticelli.
Em resumo, desde 2003 até à data, a quota de mercado deste GDS subiu 11,22%.
Mais tecnologia e mais produto
Além do acordo de full content com a TAP, cuja migração de sistema tem início em Junho de 2009 e termina no final de 2010, a Amadeus Portugal estabelece outras metas, nomeadamente o fortalecimento da parceria com a SATA e o estabelecimento de outra com a FlyMI, que no início de 2009, começa a operar para a Madeira.
Por outro lado, Mário Ponticelli acrescenta que o segmento de cruzeiros também deve ser dinamizado (Amadeus Cruise), além de que é necessário fornecer mais tecnologia e produto, para dessa forma também se melhorar o posicionamento em termos de distribuição.
TAP com Amadeus Altéa Reservation
Até à data, são 145 companhias aéreas a utilizar o sistema que a TAP irá adoptar: Amadeus Altéa Reservation criando-se o CITP – (Common IT Plataform). Entre estas contam-se a British Airways, Qantas, Finnair, Iberia e Lufthansa. Como resultado final estarão vantagens como “trabalhar sobre o mesmo sistema, a partilha informação de voos e tarifas de outras companhias da Star Alliance; o aumento das receitas (devido ao Revenue Integrity reduz-se a diferença entre as receitas previstas e as reais); e o controlo de custos (a redução de tempo e custos na formação dos agentes de Check In).
No âmbito deste acordo, Amadeus e TAP beneficiam da partilha de informação (de tarifas e voos da companhia), sincronização completa (os agentes trabalham como o mesmo PNR – registo de passageiro) e actualização de tarifas (em tempo real), entre outras facilidades. Em conclusão, os agentes também beneficiam destes factores (idioma, não ser necessário criar passivos, emissão de bilhetes, inventário da companhia, interactividade, reservas de grupo, monitorização da agência e envio de mensagens internas, entre outras típicas do sistema).
Futuro: Novas plataformas
O Airline Retailing Platform é uma das novas plataformas que a Amadeus irá disponibilizar. Este é o ” mais potente e completo motor de reservas, disponível nas novas versões do Amadeus Selling Platform”, como avançou José Bochecha, business solutions manager – Western Europe.
Facilitar o trabalho dos agentes de viagens é o objectivo que passam a ter acesso aos detalhes da oferta das companhias aéreas, “reduzindo custos e competindo nos canais directos (websites da companhia aérea)”.
Melhor conteúdo (mais serviço e informação em canal indirecto), melhor serviço ao cliente (comparação facilitada das ofertas e redução da lista de espera e overbookings), redução de custos através da introdução de soluções mais automatizadas e redução de ADMs, e maior transparência são as quatro vantagens apontadas para o Amadeus Retailing Plataform.
A Amadeus é detida em 52,59% por BC Partners CinvenM em 23,07% pela Air France; em 11,53% pela Lufthansa, em 11,53% pela Iberia e em 1,28% pela Amadeus Management.
Em Portugal, os principais clientes são a TAP, CP, SATA, Vimatur, TravelStore, Turangra, NetJets e Geotur e trabalha com mais de 75% das companhias aéreas, entre as quais não estão contabilizadas as low cost, como a easyJet e a Transavia.
Companhia pioneira
SATA no Amadeus Travel Notification
Ainda em fase de testes e sem data marcada para o seu lançamento, a Amadeus está a lançar juntamente com a SATA um sistema pioneiro no mundo de notificação por sms aos passageiros.O Amadeus Travel Notification servirá os passageiros da SATA, informando-os de possíveis atrasos ou alterações de voos da companhia através de sms. José Bochecha, business solutions manager – Western Europe, EMEA-LA market management, referiu que “entre todas as companhias contactadas e a trabalhar com o Amadeus, a SATA pretendeu ser a pioneira neste serviço”. Neste momento, o serviço está a ser testado e a ser apuradas questões de responsabilidade: “Imagine-se que o passageiro recebe uma mensagem no telemóvel que não está correcta ou até que nem recebe mensagem quando esta devia ter sido enviada. De quem é a responsabilidade: GDS? Companhia? Operadora móvel?”, questiona o responsável.
Amadeus em números
95% das disponibilidades aéreas
538 milhões de bookings/ ano (16% online)
3 milhões de reservas/dia
+ 480 M de euros em transacções/dia
90 mil agências de viagens
77 mil hotéis
59 low cost
490 companhias conectadas (153 a partilhar o sistema)
+ 400 mil terminais
218 mercados
+ 8 mil funcionários
105 nacionalidades a trabalhar na Amadeus