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Transportes

Feira de Emprego e Carreiras Azuis já tem mais 3 mil visitantes registados

A Feira de Emprego e Carreiras Azuis decorre na próxima quinta-feira, 27 de fevereiro, no Hotel Olissippo Oriente.

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A Feira de Emprego e Carreiras Azuis decorre na próxima quinta-feira, 27 de fevereiro, no Hotel Olissippo Oriente.

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A Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que decorre na próxima quinta-feira, 27 de fevereiro, no Hotel Olissippo Oriente, conta já com mais de três mil visitantes registados, informou a organização do evento.

Nesta edição, a Feira de Emprego e Carreiras Azuis volta a contar com as “melhores organizações, nacionais e internacionais – que se destacam pela sua visão e qualidade de liderança”, afirmando-se como um “evento fundamental para quem pretende desenvolver atividade em cruzeiros e iates, turismo náutico, estaleiros navais, transporte marítimo e logística, instalações portuárias, energia eólica offshore, ensino e formação, indústria marítima, pesca e aquacultura, biotecnologia azul, serviços marítimos, ambiente e sustentabilidade”.

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Todas as informações sobre o evento estão disponíveis aqui, onde é também possível realizar a inscrição para a feira, cuja entrada é gratuita, apesar de ser necessário estar registado.

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Costa Cruzeiros, Viking Cruises, For-Mar, Grupo ETE, MSC Cruzeiros, Mystic Invest Holding, Grupo Sousa, Amplia Talents, AlgarExperience, Lisnave Estaleiros Navais, Escola do Mar dos Açores, Silversea Cruises, Portline Bulk International, DouroAzul e European Waterways são alguns dos expositores já confirmados no evento.

A Feira de Emprego e Carreiras Azuis “é um evento de promoção de emprego, carreiras e atividades da economia azul – incluindo recrutamento, divulgação de programas de ensino, cursos de formação e produtos e serviços associados”.

Além da zona de exposição, o evento inclui também um congresso, com início pelas 09h30, e no qual os expositores na Área de Emprego apresentam as suas organizações e indicam que profissionais pretendem contratar e quais as competências que valorizam.

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Aviação

Turkish Airlines abre voos para a capital do Camboja em dezembro

Os voos da Turkish Airlines para Phnom Penh, capital do Camboja, arrancam a 10 de dezembro e vão decorrer três vezes por semana, via Banguecoque, na Tailândia.

A Turkish Airlines anunciou que, a partir de 10 de dezembro, vai passar a ligar Istambul a Phnom Penh, capital do Camboja, numa operação com três ligações aéreas por semana, segundo comunicado da companhia aérea turca.

No comunicado divulgado, a Turkish Airlines sublinha que, com os novos voos, o Camboja torna-se no sétimo destino da companhia aérea no Sudeste Asiático, enquanto Phnom Penh passa a ser a 11.ª cidade atendida pela transportadora turca na região.

“Esta nova rota oferecerá aos passageiros da Turkish Airlines acesso mais fácil a um dos principais destinos da região e mostrará mais uma vez a conectividade incomparável que a transportadora nacional oferece como a única transportadora europeia que voa para este destino”, destaca a companhia aérea na informação enviada à imprensa.

Os voos da Turkish Airlines para Phnom Penh vão acontecer numa extensão da rota que a companhia aérea opera para Banguecoque, na Tailândia, com as partidas de Istambul a acontecerem às quartas, sextas e domingos, enquanto o regresso acontece às segundas, quintas e sábados.

“Expandimos continuamente nossa rede na Ásia e fortalecemos nossas conexões com destinos estratégicos na região. O lançamento dos voos para Phnom Penh marca um passo significativo em direção a esse objetivo”, destaca Ahmet Bolat, Chairman da companhia aérea.

Segundo o responsável, os voos para a capital do Camboja vão criar “novas oportunidades tanto para turismo quanto para negócios”, ao mesmo tempo que contribuem para solidificar a posição da transportadora na região, já que a Turkish Airlines passa a ser a única companhia aérea da europeia a voar para Phnom Penh.

Os bilhetes para os voos de Phnom Penh vão ser colocados à venda até 31 de julho de 2025, sendo válidos para viagens até 30 de junho de 2026, e vão apresentar tarifas desde 649 dólares por trajeto.

 

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Destinos

Guimarães certificada como Destino Turístico Sustentável

Com certificação bronze da EarthCheck, Guimarães dá mais um passo na sua jornada para a sustentabilidade, para além de poder ostentar, em 2026, o galardão de Capital Verde Europeia.

Desde 2013, Guimarães tem sido palco de uma transformação sustentável profunda, fruto de uma estratégia de governança que antecipa a Agenda 2030 e promove o envolvimento de toda a comunidade, indica o município, que sublinha que o galardão de Capital Verde Europeia 2026 é uma prova desse compromisso, agora reforçado com o reconhecimento Bronze da EarthCheck no processo de certificação de Destino Turístico Sustentável.

O processo de certificação desta entidade internacional é, por definição, progressivo, iniciando sempre pelo bronze, e podendo progredir até à distinção máxima. Ainda em 2025, Guimarães poderá conquistar a certificação Prata, prevê.

Para Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal, este é um passo fundamental para afirmar Guimarães como referência internacional no setor: “Esta certificação é um reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver e um compromisso para o futuro” para realçar que “queremos que Guimarães continue a crescer enquanto destino sustentável, promovendo um turismo responsável e alinhado com os desafios ambientais e sociais do nosso tempo”.

Refira-se que a certificação da EarthCheck é um selo de qualidade ambiental que reflete a integração da sustentabilidade nas políticas públicas do concelho. Através da criação de uma Destination Management Organization (DMO), foi possível estruturar uma equipa multidisciplinar dedicada à gestão administrativa do processo, alinhando estratégias e políticas com os padrões internacionais da EarthCheck Destination Standard (EDS).

Através da integração do turismo no Plano de Ação de Desenvolvimento Sustentável 2020-2021 e da participação em projetos europeus como o Greentour, bem como da promoção e formação do setor para os selos GreenKey, foram adotadas medidas para garantir a preservação dos recursos naturais e a valorização da identidade cultural local.

E o compromisso é claro: um turismo sustentável que respeite o património, promova a economia local e assegure a satisfação dos visitantes. Esta certificação valida esse percurso e abre portas para novas oportunidades, consolidando Guimarães como um modelo a seguir na transição para um futuro mais verde e responsável.

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Lusanova leva agentes de viagem à Madeira

O operador turístico Lusanova aposta cada vez mais no destino Madeira. Neste âmbito, acaba de promover mais uma viagem de familiarização à ilha, em parceria com a Associação de Promoção da Madeira (APM).

Os nove agentes de viagens da Top Atlântico, acompanhados por Francisco Álvares, da Lusanova, e por Catarina Pereira, da APM, tiveram a oportunidade de explorar as principais atrações da ilha.

O grupo ficou hospedado no Dreams Madeira Resort Spa & Marina, no Caniçal, e viveu várias experiências, como uma visita às vinhas da Quinta do Barbusano, um Jeep Tour para descobrir a natureza única da Madeira e a participação no emblemático Cortejo Alegórico do Carnaval da Madeira.

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Roadshow Os Especialistas foi “estupendo” e reuniu cerca de 1000 agentes de viagens

O roadshow Os Especialistas ficou “muito acima das expectativas” e reuniu perto de 1000 agentes de viagens nas cinco cidades por onde passou, entre 24 e 28 de fevereiro, o que leva a organização a considerar que, na edição deste ano, o evento foi “estupendo”.

Inês de Matos

O roadshow Os Especialistas voltou a merecer um balanço positivo, depois de ter reunido cerca de 1000 agentes de viagens nas cinco cidades por onde passou entre 24 e 28 de fevereiro, número que leva a organização a considerar que o evento deste ano foi “estupendo”.

“Estamos na última cidade, Lisboa. Estou a tentar encontrar uma palavra para descrever como tem sido o nosso evento porque está muito acima das expectativas, tem sido estupendo”, disse ao jornalistas Artur Sousa, diretor-geral da ATR e um dos organizadores da iniciativa, à margem do evento que decorreu nos Montes Claros Monsanto, em Lisboa.

De acordo com o responsável, em Lisboa, Porto e Braga as sessões registaram mesmo “overbooking”, com os eventos de Coimbra e Tomar a apresentarem igualmente uma procura satisfatória, sendo notório que houve “muito interesse dos agentes de viagens”.

“Acima de tudo, as pessoas estão interessadas nos nossos produtos. Há novidades e isso faz aumentar ainda mais a curiosidade”, congratulou-se Artur Sousa, agradecendo também a visita que o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, fez ao evento em Tomar.

Igualmente satisfeito com o interesse demonstrado pelas marcas e produtos apresentados durante o evento estava Miguel Jesus, diretor-geral da Image Tours, que destacou o interesse no roadshow como um evento “onde é possível trabalhar”.

“O interesse tem sido bastante grande, ano após ano, ficamos muito satisfeitos. É lógico que os números de inscrições dizem muito, mas diz mais ainda os comentários que nos fazem e que demonstram interesse em estar no nosso evento porque sentem que é um local onde é possível trabalhar”, acrescentou.

Duas saídas, quatro entradas

A edição deste ano do roadshow Os Especialistas contou com várias novidades face ao evento do ano passado, contando-se duas saídas e quatro entradas entre o grupo de parceiros que participou na iniciativa.

“Saíram duas empresas, a Turangra e a Across, e entraram quatro: Iberia, Turismo de Macau, Turismo de Marrocos e Euromar”, referiu Artur Sousa, explicando que o feedback dos novos parceiros “é extremamente positivo”.

Artur Sousa revelou que o roadshow continua a despertar o interesse de várias marcas e destinos, motivo pelo qual a organização continua a ter uma lista de espera de interessados em participar, explicando, no entanto, que devido ao conceito do evento, o objetivo não passa por ter um grande número de expositores.

“O nosso conceito não mudou e não vai mudar. Temos uma lista de espera muito considerável de empresas que querem participar no nosso roadshow mas isso não faz parte do nosso conceito. O resultado está à vista”, explicou, sublinhando que “em equipa que ganha não se mexe”.

O sucesso do evento é também a prova, acrescentou Miguel Jesus, de que o formato do roashow não está esgotado, apesar de, atualmente, existir no mercado uma grande oferta deste tipo de eventos.

“Talvez alguns tipos de formatos de roadshow estejam esgotados, porque quando o agente de viagens começa a ser massificado com roadshows e não consegue tirar daí aquilo que necessita, se calhar acaba por perder o interesse. Mas, ao contrário destes casos, temos muitas empresas que nos contactam porque têm o feedback do que é o nosso evento”, defendeu.

Certo é que, este ano, Os Especialistas regressam à BTL com stand próprio, onde vão estar representados seis dos parceiros que participaram no roadshow deste ano, e preparam-se para, no próximo ano, assinalar o 20.º aniversário da iniciativa, data que vai, certamente, ser assinalada com uma edição especial, apesar dos responsáveis preferirem não adiantar pormenores para já.

Recorde-se que o roadshow arrancou a 24 de fevereiro, no Porto, seguiu depois para Braga, a 25 de fevereiro, e, no dia seguinte, acontece em Coimbra. A 27 de fevereiro, a iniciativa decorreu em Tomar, chegando a Lisboa a 28 de fevereiro.

Image Tours, Optigest, ATR, Turismo da Tailândia, Turismo do Dubai, Iberia, Soltour, Turismo de Marrocos, Amadeus, W2M-Next, Euromar, Melair Cruzeiros, Magnet, Vale do Ave Tour Operador, Turismo da África do Sul e Intermundial foram os participantes na edição de 2025 do roadshow.

 

 

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“Acredito que os resultados justificarão a continuação do ‘Mundo Abreu’ no atual modelo”

Seis anos depois, o “Mundo Abreu” regressou no modelo tradicional, com o Pavilhão Carlos Lopes a receber o evento nos dias 1 e 2 de março, estendendo-se nos centros comerciais até dia 16 do presente mês. Artur Abreu, acionista da Agência Abreu, acredita que “esta ‘ousadia’ é para manter”.

Victor Jorge

Depois do regresso do “Mundo Abreu” ao modelo sala, após seis anos de ausência do presente modelo e realização em centros comerciais, Artur Abreu, acionista da Agência Abreu, admitiu que, “neste momento as coisas estão a recompor-se no mercado turístico e achámos importante termos os nossos parceiros principais novamente connosco e podermos outra vez dar oportunidade ao cliente de confiar em nós, de vir à feira e desfrutar deste encontro”.

Realizado no Pavilhão Carlos Lopes nos dias 1 e 2 de março, e a comemorar 185 anos, Artur Abreu referiu ao Publituris que, no “Mundo Abreu”, “o cliente vem à procura de um produto em que confie, independentemente do preço. O cliente sabe que na Abreu pode comprar um produto barato, pode comprar um produto caro e que goza da confiança de uma empresa que, mesmo quando vende um produto barato, vende um produto que tem qualidade, vai ao encontro das expectativas do cliente e terá o melhor atendimento”.

Admitindo que “o cliente está à vontade connosco e sabe que podemos promover e produzir produto da mais diversa qualidade”, Artur Abreu frisa que, em termos de preço, “o cliente sabe que “a qualidade mínima necessária está garantida”, até porque, destaca, “o cliente sabe que não vamos vender barato uma coisa que não presta”.

Quanto à afluência de clientes ao “Mundo Abreu”, nestes dois dias no Pavilhão Carlos Lopes, onde estiveram meia centena de pontos de venda, e restante iniciativa que vai até dia 16 de março nos centros comerciais do norte do país, Artur Abreu acredita que “deverá ser um empate. Poderá haver anos em que penda mais para este modelo ou para os centros comerciais, mas isso estará sempre dependente de fatores externos e alheios à nossa vontade, como o tempo, por exemplo”.

Certo é que o contacto pessoal entre quem compra e quem vende é considerado “muito importante” por Artur Abreu. Até porque, “o turismo é um ramo feito por pessoas, para pessoas, com pessoas, em que o elemento humano é a distinção. Na Abreu, seja nas lojas ou aqui na feira, as pessoas que atendem o cliente são a cara da empresa e, por isso, o atendimento tem de ser diferente, melhor, sempre a pensar no cliente, de modo que possa escolher o destino dos seus sonhos e também o destino que tenha condições para comprar”.

Quanto ao que o público procura nestes dias no “Mundo Abreu”, Artur Abreu reconhece que “há uns anos havia um segmento mais fácil de identificar. Agora, está mais abrangente, há mais produto, não só nos destinos nacionais, como os Açores, Madeira, o Alentejo ou o Douro, como em destinos mais próximos como o Norte de África, cada vez mais Marrocos, novamente Tunísia a voltar ao mercado, Egipto, Turquia, mas também muitos destinos que estiveram parados mais tempo por causa da Covid como foi o caso do Japão”.

Quanto ao peso do “Mundo Abreu” nas vendas, Artur Abreu salienta que representa “uma fatia significativa do que é a venda antecipada e também permite-nos ter uma melhor ideia do que está realmente na cabeça das pessoas e reforçar operações ou não para o resto do ano em função da procura”, destacando que “o cliente é o maior acionista de uma empresa de viagens”.

Quanto ao tipo de viagens que o português compra, Artur Abreu indica que este “ainda compra muito destino nacional por agência e está a crescer nitidamente, em função do produto de qualidade que é oferecido seja na hotelaria, na gastronomia, nas experiências fantásticas”.

A concluir, saber se o atual formato do “Mundo Abreu” 2025 é um teste ou a confirmação de que se manterá? “Gostaria de dizer que esta ‘ousadia’ é para manter”, afirma Artur Abreu, concluindo que “acredito que os resultados justificarão a continuação do ‘Mundo Abreu’ no atual modelo. É não é só minha a expectativa, como da empresa toda, e, sobretudo, dos clientes”.

 

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RoadShow das Viagens do Publituris já tem datas e locais

A 10.ª do RoadShow das Viagens do Publituris já tem datas e locais definidos. Dias 25, 26 e 27 de março, a iniciativa do Publituris realizar-se-á nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa, respetivamente.

Publituris

O RoadShow das Viagens do Publituris regressa, na sua 10.ª edição, nos dias 25, 26 e 27 de março de 2025, mantendo a aposta na realização do evento no primeiro trimestre do ano e em três cidades diferentes: Porto, Coimbra e Lisboa.

O arranque da 10.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris acontecerá na cidade do Porto, no dia 25 de março, com o workshop a decorrer no Porto Palácio Hotel.

O segundo dia, 26 de março, terá como palco o Vila Galé, em Coimbra, para o evento terminar no Clube Tazte Secret Spot, no dia 27 de março, em Lisboa.

Conheça as empresas e entidades já confirmadas na 10.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris:

AçorSonho Hotéis
Air Canada
APG Portugal
Avis
Barceló Hotel Group
Be Live Hotels
Bedsonline
Casa de Campo Resort Villas
Civitatis
Clube Viajar
Consolidador
The Editory Hotels
Europcar
Hotel Continental Angola
Ilha Verde
In Sure Broker
Madeira
Mawdy
MSC Cruzeiros Portugal
Mundomar Cruzeiros
RailClick
Regent Seven Seas Cruises
Republica Dominicana
Saudi Arabia Tourism Authority
Sixt
Soltrópico
TAAG – Linhas Aéreas de Angola
TAP Air Portugal
Transavia
Turismo Alentejo e Ribatejo
Turismo da Gran Canaria
Turismo da Polónia
Turismo de Formentera
Turismo do Centro de Portugal
Turismo do Porto e Norte de Portugal
Turismo Marrocos
Um Mundo de Cruzeiros
United Airlines
Unlock Boutique Hotels
Vila Galé
Visit Benidorm – Tourism Board
Wotels

Dirigido aos agentes de viagens de todo o país, o evento é uma oportunidade para Operadores Turísticos, Companhias Aéreas, GSA, Cruzeiros, Hotéis e Delegações Oficiais de Turismo mostrarem a sua oferta num evento que potencia o conhecimento, o negócio e o networking.

Além do habitual workshop, a 10.ª edição do Roadshow das Viagens do Publituris terá, também, um programa social, com jantares exclusivos e animação que promovem o networking entre os participantes.

Os workshops decorrem entre as 18h00 e 21h00, seguindo-se os jantares com os agentes de viagem inscritos.

O evento conta com o apoio do Turismo do Centro de Portugal, Turismo do Porto e Norte de Portugal e terá como parceiros a YVU, Vila Galé, The Editory Hotels, GR8 e IberoBus.

Para qualquer informação, por favor, contacte Margarida Magalhães mmagalhaes@workmedia.pt

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IAG sobe lucros em 2,9% para 2,7 mil milhões de euros em 2024

O International Airlines Group (IAG) – British Airways, Iberia, Vueling, Aer Lingus e Level – registou um lucro de 2.732 milhões de euros em 2024, correspondendo a mais 2,9% do que no ano anterior.

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O grupo aéreo, que é um dos três grandes europeus interessados na compra da TAP, reportou receitas de 32.100 milhões de euros, mais 9% do que no ano anterior, mas ainda não atingiu o seu máximo histórico de lucros de 2.897 milhões em 2018.

Adicionalmente, o IAG anunciou o pagamento de um dividendo complementar de seis cêntimos por ação, o que, somando ao dividendo já pago em setembro, ascende a nove cêntimos e significa alocar 435 milhões de euros para remunerar os acionistas.

O grupo anunciou também um programa de recompra de ações no valor máximo de mil milhões de euros nos próximos 12 meses, além do programa de 350 milhões de euros encerrado esta sexta-feira (28 de fevereiro), refletindo a intenção do grupo de devolver o excesso de capital aos acionistas.

De acordo com a apresentação enviada ao supervisor do mercado, os bons resultados foram suportados por uma procura “sólida e sustentada” de viagens, tanto em 2024 como em 2025, especialmente nos seus principais mercados, América e Europa.

As receitas de passageiros totalizaram 28.274 milhões, mais 9,5%, e o fator de ocupação situou-se em 86,5%, mais 1,2 pontos que no ano anterior.

O resultado operacional da IAG foi de 4.283 milhões de euros, um aumento de 22,1% face a 2023, e a margem operacional (antes de itens excecionais) aumentou quase dois pontos, para 13,8%.

O grupo reduziu a sua dívida líquida em 1.728 milhões de euros, para 7.517 milhões, e, no final do ano, tinha uma liquidez de 13.362 milhões, mais 1.738 milhões do que em 2023.

Para este ano, está previsto um investimento de 3.700 milhões de euros, dependendo das entregas de aviões, após ter gasto 2.035 milhões de euros em aeronaves em 2024, com a entrega de 19 novas.

O IAG destacou a sua eficiência operacional melhorada, com um ganho de 12,3 pontos percentuais em pontualidade na British Airways e de 6,9 pontos na Aer Lingus, e sublinhou que a Iberia e a Vueling continuam a ser duas das companhias aéreas mais pontuais do mundo.

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Destinos

Turismo nacional começa ano 2025 em alta

O ano de 2025 começou bem para o turismo português. Os dados divulgados pelo INE, relativamente ao mês de janeiro, mostram subidas nas dormidas, hóspedes e proveitos face ao mesmo mês de 2024.

Victor Jorge

Em janeiro de 2025, o turismo em Portugal registou 1,6 milhões de hóspedes e 3,7 milhões de dormidas, correspondendo a crescimentos de 8,3% e 6,3%, respetivamente (+3,4% e +2,6% em dezembro de 2024, pela mesma ordem), avançam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No que diz respeito aos hóspedes, os não residentes continuam a ser predominantes, totalizando 857 mil, representando um crescimento de 6,8% face aos 802 mil de período homólogo de 2024.

Os números referentes aos hóspedes nacionais registaram um crescimento ainda maior (+10,1%), somando no final do primeiro mês de 2025 perto de 749 mil.

Destaque para o facto de todas as regiões terem registado aumentos no número de hóspedes, em janeiro. Península de Setúbal (+17,3%), Açores (+15%) e Alentejo (+10,7%) foram as regiões que cresceram a duplo dígito, verificando-se que a região que mais hóspedes recebeu foi Lisboa com 504 mil (+7,5%), seguindo-se o Porto e Norte com 390 mil (+8,5%).

Dos 857 mil hóspedes que Portugal recebeu no primeiro mês de 2025, Espanha liderou com mais de 104 mil, seguindo-se o Reino Unido co 84 mil e o Brasil com quase 78 mil.

No que diz respeito às dormidas, o INE indica, tal como já referido, um aumento de 6,3% face a janeiro de 2024, com as dormidas de não residentes a totalizarem quase o dobro das dos residentes. Assim, as dormidas de estrangeiros somaram 2,4 milhões, correspondendo a uma subida de 3,8% face a período homólogo de 2024, enquanto as dormidas de residentes aumentaram 11,3% para 1,270 milhões.

Também neste parâmetro, destaque para o facto de todas as regiões somarem crescimentos nas dormidas, com Lisboa a ser a única a ultrapassar a fasquia do milhão (1,071 milhões, ou seja, +5,5%).

As regiões que mais cresceram, face a janeiro de 2024, foram a Península de Setúbal (+14,4%), Alentejo (+11,4%) e Açores (+10,2%).

Nas dormidas, tal como na soma dos hóspedes, a liderança também pertence ao Reino Unido com mais de 352 mil dormidas, seguido Alemanha com 269 mil e Espanha com mais de 202 mil.

O INE indica que os 10 principais mercados emissores, em janeiro, representaram 70,5% do total de dormidas de não residentes neste mês, com o mercado britânico a manter-se com o maior peso (14,6% do total das dormidas de não residentes em janeiro), apesar do decréscimo de 3,3% face ao mês homólogo.

As dormidas do mercado alemão, o segundo principal mercado emissor em janeiro (11,2% do total), cresceram 5,1%. Seguiu-se o mercado espanhol, na 3.ª posição (quota de 8,4%), com um crescimento de 0,8%.

No grupo dos 10 principais mercados emissores em janeiro, o mercado polaco registou o maior crescimento (+16,6% para 97 mil dormidas), seguindo-se os Estados Unidos da América (+10,3%, para 173 mil dormidas). Em sentido contrário, destacaram-se os decréscimos dos mercados francês (-9,6%, para 138 mil) e brasileiro (-8,8%, para 174 mil).

Proveitos crescem a duplo dígito
Os proveitos totais atingiram 262 milhões de euros e os de aposento ascenderam a 188,9 milhões de euros em janeiro, refletindo crescimentos de 13,8% nos proveitos totais e de 14,2% nos relativos a aposento face a janeiro de 2024 (+9,3% e +9,2% em dezembro, pela mesma ordem).

A Grande Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (35,1% dos proveitos totais e 37,2% dos proveitos de aposento), seguida da Madeira (19,1% e 18,1%, respetivamente) e do Norte (16,4% e 16,5%, pela mesma ordem).

Todas as regiões registaram crescimentos nos proveitos, que foram mais expressivos na Madeira (+29% nos proveitos totais e +28,3% nos de aposento) e no Alentejo (+20,2% e +19,9%, respetivamente).

Estadia média contradiz crescimentos
Ao contrário das dormidas, hóspedes e proveitos, em janeiro, a estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,29 noites) continuou a diminuir (-1,9%, após -0,8% em dezembro). Os valores mais elevados deste indicador continuaram a observar-se na Madeira (4,85 noites) e no Algarve (3,50 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,58 noites) e no Oeste e Vale do Tejo (1,59 noites).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 33,2 euros em janeiro, registando um aumento de 10% (+6,0% em dezembro). O rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 89,3 euros (+7,3%, após +6,1% em dezembro).

Em janeiro, a estada média dos residentes (1,70 noites) aumentou 1,1% e a dos não residentes (2,80 noites) decresceu 2,8%.

A Madeira registou as estadas médias mais prolongadas, quer dos não residentes (5,44 noites) quer dos residentes (2,99 noites).

O valor de RevPAR mais elevado foi registado na Madeira (62,9 euros), seguindo-se a Grande Lisboa (54,8 euros). Os maiores crescimentos ocorreram na Madeira (+24,5%) e na Península de Setúbal (+17,1%).

A Grande Lisboa destacou-se com o valor mais elevado de ADR (111,4 euros), seguida da Madeira (100,8 euros). Este indicador aumentou em todas as regiões, tendo os crescimentos mais expressivos ocorrido na Madeira (+16,8%) e no Alentejo (+10,5%).

Lisboa domina, Albufeira é município que mais cai nas dormidas
O município de Lisboa concentrou 24,3% do total de dormidas, atingindo 892,8 mil (+5,2%, após +2,2% em dezembro). As dormidas de residentes aumentaram 5,7% e as de não residentes cresceram 5,1%. Este município concentrou 30,8% do total de dormidas de não residentes em janeiro.

O Funchal foi o segundo município com maior número de dormidas (431,9 mil dormidas, peso de 11,8%) e registou um crescimento de 3,1% (+5,2% em dezembro). As dormidas de residentes registaram um aumento expressivo (+34,0%), enquanto as de não residentes diminuíram 1,1%. Este município concentrou 15,2% do total de dormidas de não residentes em janeiro.

No Porto, as dormidas totalizaram 319,2 mil (8,7% do total), tendo-se observado um crescimento de 6,4% (+4,6% em dezembro), com o contributo das dormidas dos residentes (+16,8%) e dos não residentes (+3,6%).

Entre os 10 principais municípios, destacaram-se ainda Santa Cruz, na Madeira (2% do total), com um crescimento de 17,2% (+20,2% nos residentes e +16,8% nos não residentes) e Vila Nova de Gaia (1,5% do total), com um aumento de 16,8% (+3,9% nos residentes e +32,2% nos não residentes). Albufeira e Portimão registaram os maiores decréscimos em janeiro (-9,8% e -7,5%, respetivamente).

Em termos de dormidas de residentes, assinalam-se também os crescimentos expressivos registados em janeiro nos municípios de Portimão e de Vila Real de Santo António (+25,9% e +23,4%, respetivamente). Nestes municípios, as dormidas de não residentes recuaram 16,8% em Portimão e aumentaram 3,2% em Vila Real de Santo António.

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Destinos

Estrangeiros deixam 805 milhões de dólares no Brasil só no primeiro mês de 2025

O valor gasto pelos turistas internacionais nos destinos brasileiros é 0,6% maior que no primeiro mês de 2024, e 11,7% acima do registado em dezembro último, revelam as autoridades.

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Em janeiro, os visitantes internacionais deixaram no Brasil um total de 805 milhões de dólares. O valor é 0,6% mais elevado que o mesmo período de 2024. Além de ser o maior valor já registado para o período, também é 11,7% acima do verificado em dezembro último.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou o desempenho, realçando que “essas divisas do turismo que ficam no Brasil são muito importantes para os destinos, pois ajudam a gerar desenvolvimento, emprego e riqueza, e muito democráticas também, já que esse dinheiro fica com o taxista, com o vendedor na praia, com o empregado de mesa, com o restaurante, e não podemos esquecer que 95% dos negócios de turismo do Brasil são de micro e pequenas empresas”, disse.

Já o ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca “ainda temos um espaço enorme para crescer e, em parceria com a Embratur, estamos a fortalecer o nosso trabalho e atraído viajantes que procuram, cada vez mais, experiências autênticas, para conhecerem tudo o que temos para oferecer”, afirmou.

Como já havia sido anunciado, o país também bateu recorde em chegada de turistas internacionais em janeiro e no acumulado de 12 meses de 2024. No primeiro mês deste ano, 1.483.669 de visitantes estrangeiros aterraram em destinos brasileiros, número que supera, de longe, os anos anteriores. Os dados representam um crescimento expressivo de 55,07% em relação a janeiro do ano passado, quando 956.737 turistas cruzaram as fronteiras brasileiras.

E o ano de 2024, por sua vez, foi o melhor da história para o turismo internacional no Brasil. Nos 12 meses, o país alcançou a marca recorde de 6.773.619 turistas estrangeiros, um crescimento de 14,6% em comparação com 2023.

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World2Fly abre nova rota entre Madrid e as Maurícias

A nova rota da World2Fly vai ter voos diretos e realizados às terças-feiras, entre 24 de junho e setembro.

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A World2Fly, companhia aérea do grupo World2Meet (W2M), vai inaugurar, a 24 de junho, uma nova rota à partida de território espanhol, passando a ligar Madrid às ilhas Maurícias, disponibilizando um voo por semana.

De acordo com o jornal espanhol Hosteltur, a nova rota da World2Fly vai ter voos diretos e realizados às terças-feiras, com os preços a começarem nos 360 euros por trajeto.

“A partir de 24 de junho, as ilhas Maurícias ficam mais próximas que nunca graças ao nosso voo direto desde Madrid”, revelou a companhia aérea, numa publicação no Linkedin.

Os voos vão decorrer até setembro e, segundo a World2Fly, permitem conhecer “um destino único no Índico”, uma vez que as Ilhas Maurícias são conhecidas pela diversidade e pelas praias de areia branca, além de uma cultura e gastronomias sem paralelo.

O Hosteltur recorda que a World2Fly já tinha anunciado, no final do ano passado, que lançaria novos destinos no mercado em 2025 com voos desde Lisboa e Madrid, a exemplo de La Romana, na República Dominicana, das Maurícias e de Montego Bay, na Jamaica.

Em Portugal, Duarte Correia, diretor-geral da World2Meet, já tinha revelado que a companhia aérea estava a estudar a aposta nas Ilhas Maurícias, sem, no entanto, confirmar quaisquer planos para a abertura de uma rota direta.

 

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