Guimarães direciona turismo industrial e sustentável como estratégias de desenvolvimento
Na segunda reunião do Conselho Consultivo de Turismo de Guimarães foram discutidas as perspectivas e o futuro do turismo industrial, bem como questões relacionadas com a sustentabilidade, consideradas estratégias de desenvolvimento no concelho e na região.

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Entre as principais conclusões do encontro, destacou-se a importância de fomentar redes colaborativas, com ações e espaços de encontro que envolvam diferentes setores, de forma a gerar novas ideias e produtos turísticos mais robustos e com valor acrescido para a economia local. Nesta linha, segundo nota de imprensa do turismo de Guimarães, realçou-se a necessidade de promover a participação de profissionais independentes e empresas na criação de uma oferta turística integrada.
Na ocasião, Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, afirmou que o turismo industrial no concelho é um dos pilares estratégicos do plano para o futuro, realçando que “esta vertente turística permite contar a história da indústria que marca a identidade do concelho, ao mesmo tempo que atrai um público diversificado e potencia o desenvolvimento económico local”. Segundo o vereador, este é um caminho que “além de preservar o património industrial, valoriza também o presente e o futuro da economia do concelho”.
A participação de empresas de diversos setores tem sido já uma realidade, referem, integrando a oferta de turismo industrial e mostrando o envolvimento do tecido empresarial local na promoção desta estratégia.
Além disso, o enoturismo emerge como um produto estratégico, com quintas produtoras de vinhos da região a participarem ativamente na oferta turística de Guimarães, oferecendo experiências enoturísticas autênticas e fortalecendo a imagem do território como destino de turismo cultural e gastronómico.
Outro dos pontos abordados foi a “Estratégia do Turismo de Guimarães 2029”. A Câmara Municipal já realizou várias iniciativas, incluindo o mapeamento da identidade territorial, a criação do projeto Hereditas, a reformulação do website do turismo, a realização de workshops com jovens e a dinamização de ações de formação. A valorização das aldeias também foi impulsionada com a criação de vídeos, mapas, e o projeto Excentricidade, que reforça o papel das localidades históricas do concelho no turismo.
Quanto às candidaturas para distinções e à estratégia de sustentabilidade, refira-se que Guimarães submeteu propostas para a Capital Verde Europeia e a Certificação como Destino Turístico Sustentável, além de projetos como o MetroMinuto e o Green Key. Já no domínio da Arte no Território, destaca-se o Roteiro de Arte Pública e iniciativas de Turismo Criativo e de Experiências.
Para 2025, estão definidos como projetos âncora a Certificação como Destino Turístico Sustentável e a implementação do Guimarães.Card, um produto que visa oferecer aos turistas um conjunto de transportes e experiências genuínas e que, em associação ao Porto.Card, proporcionará uma solução de “cartão multidestino”, incentivando a visita a Guimarães e valorizando o território.
Nos próximos cinco anos, Guimarães pretende uma evolução positiva e sustentável nos diferentes denominadores de avaliação turística, nomeadamente, na procura em mercados com maior poder de compra, na estada média e no retorno económico do setor.