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Setúbal assinala Dia Mundial do Enoturismo com visitas a adegas e provas de vinhos

Visitas guiadas, provas de vinhos e degustação de produtos regionais são algumas das iniciativas previstas no programa “Por Terras da Arrábida”, que é gratuito e organizado pela autarquia de Setúbal, para assinalar o Dia Mundial do Enoturismo, a 10 de novembro.

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Setúbal assinala Dia Mundial do Enoturismo com visitas a adegas e provas de vinhos

Visitas guiadas, provas de vinhos e degustação de produtos regionais são algumas das iniciativas previstas no programa “Por Terras da Arrábida”, que é gratuito e organizado pela autarquia de Setúbal, para assinalar o Dia Mundial do Enoturismo, a 10 de novembro.

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A Câmara Municipal de Setúbal preparou um programa com diversas iniciativas gratuitas nas adegas do concelho para assinalar o Dia Mundial do Enoturismo, que se celebra a 10 de n0vembro.

Visitas guiadas, provas de vinhos e degustação de produtos regionais são algumas das iniciativas previstas no âmbito do programa “Por Terras da Arrábida”, que é organizado pela autarquia e que percorre três adegas localizadas na freguesia de Azeitão.

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Com partida no dia 10 de novembro, pelas 14h00, da Casa da Baía, este programa inclui uma primeira paragem na Bacalhôa Vinhos de Portugal, onde os visitantes “têm a oportunidade de conhecer o Jardim Japonês e várias peças de arte, além das vinhas localizadas junto da zona de estacionamento, as salas das barricas do Moscatel e de vinhos tranquilos e uma coleção de azulejos”.

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A visita à Bacalhôa Vinhos de Portugal termina com a prova de dois moscatéis, seguindo-se, às 16h00, uma visita-guiada às instalações da José Maria da Fonseca, que inclui uma prova de Moscatel de Setúbal.

As comemorações do Dia Mundial do Enoturismo, em Setúbal, terminam com uma visita-guiada à Quinta de Catralvos, às 17h30, que inclui a degustação de batata-doce assada e água-pé.

A participação neste programa é gratuita e inclui transporte municipal, devendo os interessados realizar inscrição prévia até dia 5 de novembro, pelo endereço de correio eletrónico [email protected].

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MSC Cruzeiros garante que parcerias de Fly&Cruise com TAP e Emirates “são para manter”

Os programas de Fly&Cruise com a TAP e Emirates são, segundo Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros, para manter no futuro, uma vez que constituem “uma grande vantagem competitiva” face à concorrência.

A MSC Cruzeiros está “extremamente contente” com as parcerias com a TAP e com a Emirates nos programas de Fly&Cruise e pretende mantê-las nos próximos anos, avançou Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal, à margem do roadshow da companhia de cruzeiros, que passou por Lisboa esta terça-feira, 22 de outubro.

“Estamos extremamente contentes pela parceria que temos com a TAP e com a Emirates porque ninguém faz um cruzeiro sem fazer um voo ou então tem de fazer um cruzeiro à partida de casa”, começou por explicar Eduardo Cabrita, revelando que, no caso da Emirates, esta parceria acontece essencialmente durante o inverno, que é quando decorrem os cruzeiros à partida do Dubai ou de Abu Dhabi, enquanto com a TAP está mais direcionada para o verão, com destino a cidades europeias onde a MSC Cruzeiros coloca os seus navios.

Eduardo Cabrita explicou que, no caso da TAP, a parceria prevê allotments mas também FIT automáticos, o que permite “ir buscar inventário à TAP e poder gerar o cruzeiro, o pacote, os transferes e tudo”.

Veneza, Roma, Copenhaga, Barcelona, Hamburgo, Milão e Atenas, assim como o Funchal, são alguns dos destinos europeus para onde a MSC Cruzeiros conta com esta parceria com a TAP, aos quais se vai juntar ainda, em 2025, os EUA, com a companhia de cruzeiros a contar com allotments nos voos da TAP para Miami e Nova Iorque.

“Nesse aspecto tem sido muito, muito profícuo porque a TAP também percebeu que o setor dos cruzeiros e o negócio tem de ser visto de uma outra forma, não só como os tour operadores, mas como muito mais antecipação”, explicou.

No caso da Emirates, com a qual a companhia de cruzeiros já trabalha “há muitos, muitos anos”, nomeadamente desde que passou a colocar “navios nos Emirados Árabes Unidos”, o balanço é igualmente positivo.

Por isso, o diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal garante que estas parcerias “são para continuar, obviamente”, até porque, acrescentou o responsável,  “esta é uma grande vantagem competitiva” face à concorrência, não só em Portugal como noutros mercados.

Satisfeitos com as parcerias mostraram-se também os responsáveis da TAP e Emirates que marcaram presença na passagem por Lisboa do roadshow da MSC Cruzeiros, com David Quito, country manager da Emirates em Portugal, a explicar que, para a companhia aérea, esta parceria “faz todo o sentido” e vai ao encontro da estratégia que o próprio Dubai, sede da Emirates, definiu para o futuro.

“O Dubai quer-se mostrar ao mundo como uma cidade global e os cruzeiros acabam por ser mais uma vertente desta cidade global”, explicou o responsável, realçando que, com esta parceria, os cruzeiros são “mais uma vertente” a que a Emirates consegue chegar.

David Quito destacou ainda a oferta que a Emirates disponibiliza à saída de Lisboa, que é garantida por um “avião com grande capacidade”, que totaliza cerca de 45 mil lugares por mês, o que permite a realização de allotments e de grupos para o Dubai.

Tal como a Emirates, também a TAP faz um balanço positivo desta parceria, com Melanie Silva, responsável de Global Sales Leisure da TAP, a explicar que as duas partes têm vindo a “desenvolver esta parceria, especialmente nos últimos dois anos”, de tal forma que esta cooperação está agora mais global.

“Estamos em constante dinâmica e a aumentar esta parceria com a MSC Cruzeiros, especialmente no último ano e meio ou dois anos, de uma forma mais global”, indicou a responsável, destacando a novidade de Miami, destino que passa a estar também incluído nesta parceria com a MSC Cruzeiros a partir de 2025.

Objetivo para 2025 é chegar ao “maior número” de portos com voos da TAP

As parcerias vão manter-se e, segundo Eduardo Cabrita, no caso da TAP vai até crescer já no próximo ano, com o responsável a revelar que o objetivo é “tentar abrir o maior número de portos ou de cidades que tenham voos” da companhia aérea de bandeira nacional.

“São imensos mesmo. Tudo o que possamos abrir, vamos abrir”, explicou Eduardo Cabrita, revelando que “a ideia é tentar ser o mais abrangente possível com as opções para agentes de viagens e consumidores finais”.

Segundo Eduardo Cabrita, em 2024, os pacotes de Fly&Cruise vendidos no âmbito desta parceria representaram 20% a 30% das vendas da companhia de cruzeiros e a expetativa é que esta percentagem venha a aumentar ainda mais futuro.

“A tendência, pelo que vimos nos últimos três anos, no pós-pandemia, é continuar a aumentar a percentagem a uma velocidade simpática. Porque, lá está, tem que haver esta compreensão, para o agente de viagens e para o consumidor, de que realmente fazer um cruzeiros incluído dentro de um pacote, torna-se mais vantajoso em todos os sentidos”, referiu o diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal.

O roadshow da MSC Cruzeiros arrancou a 10 de setembro, em Lisboa, e termina a 13 de novembro, em Ponta Delgada, incluindo diversas sessões por todo o país. A sessão que decorreu esta terça-feira, 22 de outubro, em Lisboa, contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre representantes da companhia aérea e dos parceiros Emirates e TAP, assim como agentes de viagens e jornalistas.

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Cruzeiros Lisboa-Lisboa são “grande sucesso” e devem manter-se nos próximos anos, diz MSC Cruzeiros

Segundo Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal, “a ideia é tentar manter estas operações de futuro”, uma vez que a companhia de cruzeiros está “muito contente” com o que foi feito até agora.

A MSC Cruzeiros confirma que os cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa têm sido um “grande sucesso”, pelo que se devem manter nos próximos anos, avançou Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal, à margem do roadshow da companhia de cruzeiros, que passou por Lisboa na noite desta terça-feira, 22 de outubro.

“Foi um grande sucesso, tem sido sempre um grande sucesso. Começámos o Lisboa-Lisboa quando começámos o escritório, há 15 anos, – aliás, este ano, fazemos 15 anos, estamos de parabéns nesse sentido – mas tem sido um sucesso especialmente porque nos últimos dois anos a operação aumentou”, explicou o responsável.

Eduardo Cabrita lembrou que, pela primeira vez, em 2024 estes cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa decorreram entre abril e outubro, num total de 21 viagens, incluindo pernas, numa operação que se vai manter semelhante em 2025.

“No próximo ano, vamos manter a operação, vai ser um novo navio, o Música, que vai fazer o itinerário, e vai ser da mesma gama do que temos atualmente, o Orquestra”, indicou o responsável, revelando que, quando acabar os itinerários Lisboa-Lisboa, o navio vai realizar também os cruzeiros com embarque e desembarque no Funchal, em 2025.

Segundo o responsável, “a ideia é tentar manter estas operações de futuro”, lembrando, no entanto, que “os testes são feitos a um ano ou dois” e que existem outros mercados emissores para estes cruzeiros, ainda que a MSC Cruzeiros esteja “muito contente” com o que foi feito até agora.

Itália foi, de acordo com Eduardo Cabrita, o principal mercado emissor para os cruzeiros com partida e chegada a Lisboa, seguindo-se “os países escandinavos, especialmente a Alemanha, depois França e Espanha”, enquanto a quota de passageiros portugueses ficou entre os 15% e os 18%, tal como nas viagens desde o Funchal.

“Nos cruzeiros portugueses, no total, Funchal e Lisboa, estamos dentro dos 15% ou 18%”, acrescentou, explicando ainda que, nos cruzeiros com partida e chegada à capital portuguesa, o mercado americano representou cerca de 5% ou 7% do total de passageiros.

 

 

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MSC Cruzeiros teve ano “simpaticamente positivo” e acima das expectativas

Apesar de ainda faltarem mais de dois meses até ao final, 2024 terá ficado acima das expectativas da MSC Cruzeiros, que faz um balanço positivo do ano, especialmente a partir do final de setembro, quando se registou uma “subida ainda melhor” do que o esperado.

A MSC Cruzeiros faz um balanço otimista relativamente a 2024, ano que, segundo Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal, foi “simpaticamente positivo” e que, apesar de ainda faltarem mais de dois meses até ao fecho, terá ficado acima das expectativas da companhia de cruzeiros.

“O balanço é relativamente fácil, porque, felizmente, como no turismo em geral, em termos de setor dos cruzeiros, está a ser muito simpaticamente positivo”, afirmou o responsável em declarações aos jornalistas, à margem da passagem do roadshow da MSC Cruzeiros por Lisboa, esta terça-feira, 22 de outubro.

Apesar dos resultados positivos até outubro, Eduardo Cabrita mostra-se cauteloso porque ainda faltam realizar os cruzeiros com partida e chegada ao Dubai, assim como os do Funchal, ambos a decorrer nesta temporada de inverno.

“De qualquer forma, estamos muito positivos em relação ao ano, comparado com 2023 e, comparado com os anos anteriores”, acrescentou Eduardo Cabrita, revelando que a MSC Cruzeiros tinha “alguma esperança de que isto acontecesse”, o que se confirmou a partir do final de setembro, quando se registou uma “subida ainda melhor” do que aquilo que a companhia esperava.

Eduardo Cabrita explicou ainda que, o mercado português, deverá encerrar 2024 com cerca de 85 a 90 mil cruzeiristas, em linha com o que se tem registado nos últimos anos, com o responsável a explicar que “não há novos itinerários com grande disponibilidade para os portugueses, em termos dos outros competidores”, pelo que a média não deverá diferir muito dos anos mais recentes.

 

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Viajar Tours apresenta a sua programação charter para 2025

A Viajar Tours, que acaba de lançar a sua programação charter para o verão de 2025 destaca algumas novidades: alteração do aeroporto de entrada em Creta, passando a voar diretamente de Lisboa para Chania (em substituição de Heraklion), Puglia, onde, em vez de Brindisi, passará a voar diretamente do Porto para Bari, e ainda a introdução de um novo voo direto do Porto para Enfidha – Hammamet, alargando a oferta na Tunísia continental.

Creta (aeroporto de Chania), de Lisboa, com a Eagean Airlines, às segundas-feiras, de 16 de junho a 8 de setembro; Djerba à saída do Porto aos sábados, de 31 de maio a 30 de setembro, com reforço às segundas-feiras, de 16 de junho a 8 de setembro, e também de Lisboa, aos sábados, numa operação que decorrerá de 5 de abril a 20 de setembro; bem como Monastir e Hammamet, entre o Porto e o aeroporto de Enfidha, às segundas-feiras, de 2 de junho a 8 de setembro, e às quartas-feiras, entre 9 de julho e 3 de setembro, respetivamente, todas com a Nouvelair, são os destinos já conhecidos na programação da Viajar Tours para o próximo verão.

Mas há mais destinos que acabam de ser anunciados, designadamente, Saídia, à saída do Porto aos sábados para o aeroporto de Oujda, entre 7 de junho e 13 de setembro, Sardenha, também com partida do Porto aos sábados, de 14 de junho a 6 de setembro, bem como Puglia, com partidas do Porto para Bari, às terças-feiras, numa programação que durará entre 17 de junho e 9 de setembro. Todos eles serão realizados com a Air Horizont.

Paralelamente, o operador turístico anuncia uma “Fantástica Campanha” de vendas para Djerba, permitindo aos clientes antecipar a reserva das suas férias, aos melhores preços. A campanha estará em vigor até ao próximo dia 31 de outubro.

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Paris, Ponta Delgada e Barcelona no topo das escolhas dos portugueses para escapadinha de novembro, diz eDreams

Se os portugueses preferem Paris, Ponta Delgada e Barcelona para uma escapadinha do feriado de novembro, a eDreams revela que do estrangeiro, Lisboa e Porto são os destinos mais procurados pelos visitantes internacionais.

De acordo com a eDreams, Ponta Delgada (Açores), Barcelona e Madrid (Espanha) e Londres (Reino Unido) estão entre os destinos de férias mais reservados pelos portugueses que vão aproveitar o feriado do Dia de Todos os Santos, a 1 de novembro, e a respetiva ‘ponte’, para viajar, embora Paris (França) mantenha o estatuto de destino mais popular entre os portugueses.

A agência de viagens online destaca, contudo, que, apesar da cidade mais procurada ser no estrangeiro, em termos do país com mais reservas, os portugueses deram preferência ao próprio país. Assim, ao contrário do ano passado, em que Espanha foi o destino favorito, este ano o aumento das reservas para destinos nacionais, como Ponta Delgada e Funchal, confirma esta mudança no comportamento de viagem dos portugueses.

Uma vez que este feriado acontece em vários países, a eDreams analisou também o fluxo de turistas estrangeiros que escolheram Portugal como destino, concluindo que os visitantes vão chegar vindos principalmente de França, Alemanha, Espanha, Suíça e Luxemburgo. Lisboa e Porto são os destinos mais procurados pelos visitantes internacionais.

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Qatar Airways já opera primeiro Boeing 777 equipado com internet Starlink

A companhia aérea adianta que vai disponibilizar “12 aviões Boeing 777-300 atualizados com este serviço inovador até ao final de 2024”, comprometendo-se a introduzir a tecnologia em toda a sua frota de Boeing 777 em 2025 e na frota A350 no verão do próximo ano.

A Qatar Airways já está a voar com o primeiro avião Boeing 777 equipado com internet Starlink, aparelho que foi usado esta terça-feira, 22 de outubro, na ligação entre Doha, no Qatar, e Londres, no Reino Unido.

“A companhia aérea é a maior, e a primeira transportadora da região MENA, a oferecer aos passageiros a internet de ultra-alta velocidade e baixa latência da Starlink. A Starlink é gratuita para todos os viajantes e funciona de portão de embarque a portão de desembarque”, congratula-se a Qatar Airways, num comunicado enviado à imprensa.

A companhia aérea adianta que vai disponibilizar “12 aviões Boeing 777-300 atualizados com este serviço inovador até ao final de 2024”, comprometendo-se também a introduzir a tecnologia em toda a sua frota de Boeing 777 em 2025, o que acontecerá um ano antes do inicialmente previsto, enquanto a frota de A350 começa a introduzir a tecnologia no verão do próximo ano.

“Esta decisão significativa realça o compromisso da Qatar Airways em colmatar a lacuna entre os céus e o solo, oferecendo internet de ultra-alta velocidade e baixa latência”, acrescenta a companhia aérea.

A Starlink é, segundo a Qatar Airways, “a primeira e maior constelação de satélites do mundo a utilizar uma órbita terrestre baixa, o que proporcionará aos passageiros uma internet fiável e de alta velocidade para que possam manter-se ligados aos amigos e à família, fazer streaming dos seus formatos de entretenimento preferidos, ver desportos ao vivo, jogar online ou trabalhar de forma eficiente a 35.000 pés de altitude – tudo gratuitamente e com um simples “one-click-access”.

Segundo Badr Mohammed Al-Meer, CEO do Grupo Qatar Airways, este primeiro voo equipado com internet Starlink prova que “a Qatar Airways está na vanguarda da indústria da aviação”.

“Este marco, juntamente com o compromisso de implantar rapidamente o sistema Starlink em toda a nossa frota moderna, demonstra a nossa determinação em oferecer aos passageiros uma experiência de voo que transcende as restrições das viagens aéreas tradicionais”, acrescenta o responsável.
 

 

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Macau soma mais de 2,5 milhões de visitantes em setembro

No acumulado desde janeiro, o número de visitantes contabilizados em Macau está já muito perto dos 26 milhões, o que indica um crescimento de 30,1% face ao período homólogo de 2023.

Em setembro, Macau recebeu mais de 2,5 milhões de visitantes, número que traduz um aumento de 9,9% face a mês homólogo de 2023, avança a Lusa, que cita dados divulgados pela Direção dos Serviços de Estatística e Censos de Macau (DSEC).

Os dados divulgados pelas autoridades macaenses mostram que, do total de visitantes recebidos pelo território em setembro, 1.308.147 corresponderam a excursionistas, aos quais se somam 1.219.864 turistas, revelando aumentos de 15,6% e 4,3%, respetivamente.

No acumulado desde janeiro, o número de visitantes contabilizados em Macau está já muito perto dos 26 milhões, o que indica um crescimento de 30,1% face ao período homólogo de 2023.

A maioria dos visitantes registados nos nove primeiros meses do ano era proveniente do interior da China, num total de  18.217.413 visitantes, o que traduz um sólido aumento de 36,3% em termos anuais.

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Sustentabilidade não é prioridade para quem viaja em negócios

Um recente estudo da BCD Travel mostra que, embora as empresas estejam a dar prioridade à sustentabilidade, que faz a viagem não está a dar-lhe a mesma importância.

A sustentabilidade não ocupa um lugar de destaque entre os fatores que influenciam as escolhas de voo nas viagens de negócios. Dois terços dos inquiridos pela BCD Travel para um recente estudo raramente ou nunca consideram os fatores ambientais, especialmente se isso significar pagar um preço mais elevado.

O inquérito revela que muitos viajantes optam pela comodidade. Quase metade dos viajantes de negócios inquiridos pagam pela seleção do lugar, outros pagam pela bagagem registada e de mão, se esta não estiver incluída na tarifa aérea. O embarque prioritário, o espaço extra para as pernas e a segurança acelerada são outros serviços auxiliares pelos quais os viajantes gostam de optar. No que diz respeito a cancelamentos, metade dos viajantes costuma comprar bilhetes total ou parcialmente reembolsáveis. Isto oferece aos viajantes mais flexibilidade quando confrontados com perturbações na viagem ou alterações de planos. No entanto, o preço do bilhete continua a desempenhar um papel importante na decisão do viajante, com quatro em cada 10 a escolher a opção mais barata disponível, independentemente da política de cancelamento ou de troca.

Assim, o preço continua a ser para 51% dos inquiridos um fator de grande influência na seleção de um voo para viagens de negócios. No entanto, a maior influência é a hora de chegada/partida ou a duração do voo, de acordo com 71%, e a política do empregador influencia 49%.

A maioria dos viajantes utiliza o transporte aéreo para viagens com uma duração entre dois e seis dias. Apenas 3% viajam para viagens de um dia.

Nos voos de curta distância (menos de seis horas), 88% dos viajantes viajam em classe económica, enquanto a classe económica premium e a classe executiva representam apenas 9% e 3%, respetivamente. Nas rotas de longo curso, menos de metade viaja em classe económica, dois em cada 10 viajam em classe económica superior e três em cada 10 utilizam a classe executiva.

Sustentabilidade q.b.
O principal comportamento dos viajantes quando viajam de avião é voar diretamente (66%). Cerca de três em cada 10 visitam vários destinos numa só viagem, utilizam os transportes públicos para ou do aeroporto e enchem a sua própria garrafa de água. Estes comportamentos têm um impacto positivo no ambiente, reduzindo as emissões e os resíduos.

Por outro lado, muito poucos viajantes selecionam os voos que geram menos emissões de carbono e apenas 16% tentam voar menos. Dois terços dos viajantes admitem que nunca ou raramente consideram fatores ambientais se as escolhas sustentáveis tiverem um custo mais elevado.

Embora reconheça que “quase um quarto dos inquiridos classificou como prioridade máxima tornar sua política mais sustentável”, Olivia Ruggles-Brise, vice-presidente de Sustentabilidade da BCD, admite que “os resultados da nossa pesquisa mostram que os próprios viajantes não estão a dar prioridade à sustentabilidade. Os gestores de viagens podem influenciar o comportamento dos seus viajantes através do incentivo ou da imposição de medidas sustentáveis, que muitas vezes andam de mãos dadas com o bem-estar dos viajantes. Os voos diretos, por exemplo, são mais sustentáveis e menos stressantes para os viajantes. Embora possam ter um custo mais elevado, os voos diretos resultam em menos emissões do que os voos indiretos ou com escala. Por outro lado, embora a classe executiva seja melhor para o conforto do viajante, pode não ser a opção mais sustentável. Dar prioridade apenas às viagens que são vitais e escolher a classe executiva para essas viagens pode estabelecer um equilíbrio, beneficiando tanto o bem-estar do viajante como a sustentabilidade”, conclui Ruggles-Brise.

Viajante satisfeito
Mais de dois terços dos inquiridos para esta análise da BCD admitem estar extremamente ou algo satisfeitos com a política de viagens e os fornecedores preferenciais da sua empresa.

Quando efetuam reservas aéreas, três em cada 10 não referem quaisquer desafios. No entanto, uma percentagem semelhante não está satisfeita com o facto de os serviços adicionais (como a seleção de lugares ou o embarque prioritário) estarem excluídos da sua política de viagens ou exigirem a aprovação do empregador. Um quinto refere como principais desafios a utilização de ferramentas de reserva pouco intuitivas, a permissão de classes de serviço baixas ou o incentivo de companhias aéreas de baixo custo. Um em cada seis menciona a falta de consideração pelo bem-estar do viajante (por exemplo, voos noturnos).

Quando viajam de avião, os viajantes estão mais preocupados com atrasos e cancelamentos, horários inconvenientes e lugares desconfortáveis. Apenas alguns estão descontentes com a falta de atenção à sustentabilidade ou às restrições de acessibilidade.

O que incomoda
As situações incómodas mais comuns que os viajantes de negócios experimentam durante uma viagem são a falta de espaço para a bagagem de mão nos compartimentos superiores e problemas técnicos com o avião. Outras situações desagradáveis incluem voar em condições climatéricas adversas, ir para o trabalho depois de um voo noturno e conduzir depois de um voo de longo curso. “Embora algumas situações sejam inevitáveis ou estejam fora do controlo de qualquer pessoa, os empregadores podem melhorar a experiência dos empregados fazendo ajustes à sua política de viagens”, sublinha o estudo.

“Uma política de viagens tem o potencial de influenciar drasticamente o bem-estar e a satisfação dos funcionários”, frisa Teri Miller, vice-presidente executiva da Equipa Global de Clientes da BCD. “Acrescentar serviços auxiliares cobertos pela empresa, como embarque prioritário ou acesso a salas de espera, pode tornar as viagens de trabalho mais agradáveis e menos stressantes para os funcionários. Permitir um horário flexível, trabalho a partir de casa ou tempo livre após uma viagem de negócios também pode ajudar os seus funcionários a adaptarem-se após o regresso a casa.”

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AHETA passa a contar com Conselho Geral

O novo Conselho Geral da AHETA, órgão que já estava previsto nos estatutos da associação mas que nunca tinha sido constituído, vai servir para “aconselhar, sugerir, comentar e dar o seu sentido critico à atividade da associação e do setor”.

A AHETA – Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve implementou, na semana passada, o Conselho Geral, órgão que estava previsto nos estatutos da associação mas que nunca tinha sido constituído.

Num comunicado enviado à imprensa, a AHETA explica que foram convidados trinta associados para integrar o Conselho Geral, órgão que vai “aconselhar, sugerir, comentar e dar o seu sentido critico à atividade da associação e do setor”.

Segundo a AHETA, os membros deste Conselho Geral são “representativos das diversas atividades económicas que integram a AHETA” e conferem também representatividade regional ao novo órgão, cuja primeira reunião decorreu a 16 de outubro.

“Nesta reunião além da apresentação dos objetivos que se pretendem para o Conselho Geral, foram ainda discutidos diversos temas de interesse para o setor”, adianta a AHETA, considerando que esta é “mais uma forma de participação ativa dos associados na vida da associação”.

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Alentejo assinala 10 anos do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade com diversas iniciativa

Para assinalar o 10.º aniversário do reconhecimento do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o Turismo do Alentejo e Ribatejo vai promover uma série de iniciativas relacionadas com este estilo musical único.

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo vai promover uma série de iniciativas regionais para assinalar o 10.º aniversário do reconhecimento do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

“Até ao início de dezembro estão programadas diversas iniciativas que celebram a importância e a vitalidade deste estilo musical único, que continua a ser um símbolo da identidade coletiva do Alentejo”, lê-se num comunicado da entidade regional de turismo.

As iniciativas que vão assinalar este aniversário foram divulgadas esta terça-feira, 22 de outubro, durante uma conferência de imprensa que decorreu na Casa do Alentejo, em Lisboa, e que contou com a participação de José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, assim como de vários autarcas da região.

“O Cante Alentejano, com as suas harmonias vocais que ecoam os campos e tradições do sul de Portugal, é mais do que um género musical. É um elo cultural que une gerações, transmitindo valores de solidariedade, comunidade e memória coletiva. A classificação pela UNESCO, há 10 anos, foi o reconhecimento internacional da sua relevância e da necessidade de preservação de uma prática que, apesar de antiga, se mantém viva nos dias de hoje”, afirma José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Serpa, Ourique, Borba, Mourão e Beja são algumas das localidades alentejanas que, em novembro e dezembro, vão receber as iniciativas que assinalam os 10 anos do reconhecimento do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Concertos, debates, exposições e encontros de grupos corais são algumas das iniciativas previstas e que visam “promover a continuidade e a transmissão desta tradição às gerações futuras”.

Um Encontro de Grupos Corais do Concelho de Cuba; um Desfile de Grupos Corais em Beja; a Exposição “Cante Alentejano”, de Ana Baião, em Cuba; e a cerimónia oficial do 10.º ano de inscrição do Cante Alentejano na Lista de Património da UNESCO em Serpa, são algumas das iniciativas previstas.

Além destas, estão ainda agendadas outras iniciativas, como as “Oficinas de Cante” e a iniciativa “Cante Sai à Rua”, em Castro Verde; a apresentação do filme “Cante Alentejano da Cuba”; um Concerto Clássico na Casa do Alentejo em Lisboa; um desfile de Grupos Corais, assim  como Debates e Conversas sobre o tema.

Segundo José Manuel Santos, esta década em que o Cante Alentejano passou a estar na lista da UNESCO, trouxe “uma maior visibilidade a esta arte, permitindo iniciativas de proteção e promoção”.

No entanto, o responsável considera que a preservação do Cante Alentejano “depende do contínuo envolvimento das comunidades locais, que mantêm viva esta tradição através da prática regular e da sua transmissão oral”.

“As comemorações deste aniversário servem também para reforçar o compromisso coletivo de preservar e promover o Cante Alentejano como uma das mais valiosas expressões culturais do Alentejo e de Portugal. Para além disso, o Cante assume hoje um papel de grande importância na atração e animação turística de toda a região e está para breve o lançamento de cinco propostas de Passeios do Cante”, acrescenta o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo.

 

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