Edição digital
Assine já
PUB
Alojamento

Grupo SANA abre EVOLUTION Valbom após investimento de 12M€

O grupo SANA abriu as portas de uma nova unidade hoteleira em Lisboa, o EVOLUTION Valbom, após um investimento de 12 milhões de euros.

Publituris
Alojamento

Grupo SANA abre EVOLUTION Valbom após investimento de 12M€

O grupo SANA abriu as portas de uma nova unidade hoteleira em Lisboa, o EVOLUTION Valbom, após um investimento de 12 milhões de euros.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
“O Mundo é Solférias!”: Evento de Lisboa adiado para 23 de setembro
Distribuição
B travel lança campanha para a Madeira com foco nas emoções e experiências
Distribuição
IATA lembra que a “aviação civil não toma partido em conflitos políticos”
Transportes
Hotéis de Macau recebem 1,26 milhões de hóspedes em agosto
Destinos

O grupo SANA abriu as portas de uma nova unidade hoteleira em Lisboa, o EVOLUTION Valbom, após um investimento de 12 milhões de euros.

O novo hotel de 113 quartos localiza-se junto ao Parque Eduardo VII, ao Museu Calouste Gulbenkian e ao Centro Comercial El Corte Inglés, pretendendo dirigir-se “para uma geração independente, flexível e tech-savvy”, como referido em nota de imprensa. Com uma paleta de “cores neutras, detalhes contemporâneos e luz natural”, o hotel pretende oferecer “um acolhimento personalizado”, razão pela qual disponibiliza a opção de self check-in.

PUB

Das valências do EVOLUTION Valbom fazem parte o The Living Room & The Kitchen, onde é servido o pequeno-almoço buffet, bem como o almoço e jantar, estes últimos com opções à la carte de cozinha mediterrânica e internacional. Juntam-se um rooftop-bar no sexto piso da unidade, com um espelho de água e vista panorâmica sobre a cidade, e instalações para reuniões, espaços de coworking e eventos.

PUB

Acresce um ginásio com luz natural e vista para o pátio interior, equipado com aparelhos da Technogym e disponível 24 horas por dia.

Como o grupo hoteleiro resume em comunicado, “o EVOLUTION Valbom é o refúgio para aqueles que valorizam espaços trendy não convencionais, design contemporâneo, gastronomia requintada e conforto”.

O Grupo SANA conta atualmente com 17 hotéis em Portugal, Alemanha, Angola e França. A abertura deste recente hotel no centro de Lisboa segue-se à mais recente abertura do EVOLUTION Cascais Estoril.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
PUB
Distribuição

Soltour volta a programar Djerba no verão de 2025 à saída do Porto

De 2 de julho a 15 de setembro de 2025, os viajantes portugueses terão novamente à disposição voos diretos entre o Porto e a ilha de Djerba, na Tunísia. Esta é uma aposta renovada da Soltour, depois de um primeiro ano de operação “com notável sucesso, alcançando uma taxa de vendas de 95%”, anuncia o operador turístico.

Publituris

A Soltour indica que, o êxito, no verão de 2024, da operação que liga o Porto a este destino tunisino ditou a sua retoma em 2025. Os voos charter, organizados pelo operador turístico estarão em vigor de 2 de julho a 15 de setembro, com partidas semanais, oferecendo uma vez mais a oportunidade de explorar este destino exótico no Mediterrâneo com partidas da região Norte de Portugal.

“A operação Porto-Djerba foi recebida com grande entusiasmo em 2024, refletindo a crescente procura por parte dos viajantes portugueses” afirma Luís Santos, diretor Comercial da Soltour para Portugal e Espanha, avançando que “este sucesso é resultado não só da atratividade da ilha, mas também do nosso compromisso em oferecer às agências de viagens pacotes que proporcionem uma experiência turística sem igual”.

O responsável está confiante que, em 2025, este destino continuará a cativar os viajantes portugueses, e realça que a Soltour “tem como objetivo consolidar esta rota, garantindo aos viajantes uma experiência verdadeiramente memorável e enriquecedora”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB

Foto: Depositphotos.com

Destinos

Europeus fizeram 1,14 mil milhões de viagens, em 2023

Ao longo do ano 2023, os residentes na União Europeia realizaram 1,14 mil milhões de viagens. 90% foram por motivos pessoas/lazer e 73% foram viagens domésticas.

Publituris

Em 2023, os residentes da União Europeia (UE) realizaram 1,14 mil milhões de viagens turísticas com pelo menos uma dormida, correspondendo a um aumento de 5,7% (+61,6 milhões) em comparação com 2022.

Do total, a maioria das viagens em 2023 (1.029 milhões, representando 90% do total) foi feita por motivos pessoais e os restantes 110 milhões foram viagens profissionais. Ambos os setores cresceram em relação ao ano anterior: as viagens por motivos pessoais cresceram 5,4% (+52 milhões) e as viagens profissionais registaram um aumento de 9,3% (+9 milhões).

Em relação a 2013, o número de viagens por motivos pessoais aumentou 11,7% (+108 milhões), enquanto o número de viagens por motivos profissionais diminuiu 6,3% (-7 milhões).

Relativamente ao destino preferido para as viagens de turismo, os europeus tendem a escolher, principalmente, destinos no seu país de residência. Em 2023, 73% dos 1,14 mil milhões de viagens turísticas foram viagens domésticas. Em termos de duração, mais de metade das viagens turísticas (56,5%) foram viagens curtas com 1 a 3 dormidas.

No que diz respeito às despesas por noite, os turistas luxemburgueses foram os que gastaram mais (183 euros), seguidos dos austríacos (161 euros) e dos irlandeses (143 euros), enquanto os residentes na Grécia (48 euros), na Polónia (52 euros) e na República Checa (57 euros) foram os que gastaram menos por noite.

Gastos com viagens aumentaram 16,5%
Os europeus gastaram relativamente mais em viagens de turismo em 2023 (transporte, alojamento, outros bens ou serviços), com as despesas de turismo a atingirem um valor estimado de 553 mil milhões de euros, um aumento de 16,5 % em comparação com 2022.

Este valor corresponde, em média, a 97,6 euros por noite durante as viagens com pelo menos uma dormida em 2023, o que representa um aumento de 11,8 % em comparação com 2022, quando gastaram uma média de 87,3 euros.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Hotelaria

Nova edição da Publituris Hotelaria: Entrevista a George Vinter e Lior Zach, fundadores da BOA Hotels

Nesta edição de outubro da Publituris Hotelaria, o destaque cabe à dupla da BOA Hotels, Lior Zach e George Vinter. Depois da abertura, em 2022, do Village by BOA, no Porto, a empresa tem em vista a abertura de um wellness resort de luxo no Douro. Além disso, viajámos até Toledo (Espanha) para conhecer o Aurea Toledo, e São Miguel, nos Açores, local escolhido pela Hilton para a abertura do seu primeiro hotel no arquipélago. Celebramos os 80 anos do Hotel Britania, falamos de tecnologia na hotelaria e abrimos as portas do mais recente hotel do grupo Altis no Porto.

Publituris

Nesta edição de outubro da Publituris Hotelaria, o destaque cabe à dupla da BOA Hotels, Lior Zach e George Vinter. Em 2022, a BOA Hotels abria no Porto o seu primeiro projeto hoteleiro, o Village by BOA. Dois anos depois, a empresa tem em vista a abertura de um wellness resort de luxo no Douro, no local da atual Quinta da Barroca, em Armamar. O projeto, ainda sem nome oficial, resultará de um investimento de 50 milhões de euros. Existem ainda planos para uma segunda abertura na Grécia, na ilha de Paros, de um boutique hotel de luxo. Nesta entrevista, fique a saber mais sobre os planos da BOA Hotels para os futuros hotéis no Douro e na Grécia, bem como o projeto de expansão pela Europa.

No número de outubro viajámos até Toledo, em Espanha, para conhecer o Aurea Toledo, um hotel de quatro estrelas da Eurostars Hotel Company localizado no centro histórico da cidade homónima. A unidade, que completou recentemente o seu primeiro ano de atividade, tem mostrado “uma forte procura por parte do mercado norte-americano”, de acordo com a diretora do hotel.

No capítulo “Fala-se”, continuamos a viagem até São Miguel, nos Açores, mais concretamente a Lagoa, local escolhido pela Hilton para a abertura do seu primeiro hotel no arquipélago. Após um investimento de 25 milhões de euros, o hotel abriu portas em junho deste ano sob a direção-geral de Ekaterina Ermakova, que em entrevista à Publituris Hotelaria dá conta dos projetos que tem para a unidade hoteleira. Esta é também a oportunidade de conhecer o pipeline da Hilton em Portugal, onde o grupo pretende duplicar a sua presença.

Já em Lisboa, é tempo de celebrar os 80 anos do Hotel Britania, cujas receitas de 2023 cresceram 15% face a 2022. Para este ano, a expectativa do grupo hoteleiro é a de que este indicador cresça entre 5% a 7%.

No dossier deste mês, quatro empresas tecnológicas dão conta de como está a hotelaria a aplicar a Inteligência Artificial. Com a utilização desta tecnologia a liderar na área de gestão de receitas, no que à indústria diz respeito, os profissionais do setor tecnológico apontam para a necessidade de investir tempo e dinheiro no desenvolvimento desta ferramenta.

Já no Especial é destacada a próxima feira da Decorhotel, que este ano regressa à Exponor, no Porto, de 24 a 26 de outubro. No âmbito do certame, fique a conhecer as propostas que a Colunex, Ecozer-Biofactor, Groupe GM, Lande, Newhotel, Sampedro, Sorisa e Floema vão ter disponíveis.

Ainda nas feiras dedicadas ao setor, damos conta das empresas portuguesas presentas na próxima Ambiente, que regressa à Messe de Frankfurt de 7 a 11 de fevereiro.

Na rubrica “Palavra de Chef”, fique a conhecer a primeira mulher a chefiar um restaurante no Belmond Reid’s Palace, Zélia Santos. Após um percurso de 19 anos no hotel, Zélia Santos assume a chefia do mais recente restaurante sazonal da unidade, o Brisa do Mar. Nesta conversa, mais do que dar a conhecer a cozinha e os projetos para este novo espaço de restauração, a chef dá conta da importância de “trabalhar muito”, não só no sentido da operação, como no desenvolvimento pessoal e profissional.

A fechar, abrimos as portas do mais recente hotel do grupo Altis no Porto, onde o convite passa por desfrutar de um refúgio de bem-estar no centro da cidade. Brindamos ainda com as sugestões de Diogo Faria, sommelier do Seiva Restaurante, em Leça da Palmeira.

As opiniões desta edição cabem a Graham Miller (NOVA SBE), Karina Simões (JLL); Jaime Quesado (economista e gestor); Kevin Hemsworth (ISAG) e Catarina Alves (CEGOC).

Já os indicadores deste mês são assinados por Luís Brites, CEO da Clever Hospitality Analytics, em parceria com Jesus Ramirez Medina, senior manager ibéria da SOJERN, fonte autorizada de dados.

Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

Contacto: Carmo David | [email protected] | 215 825 430

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Negócios no setor das Viagens e Turismo descem 11% até setembro, aponta GlobalData

Segundo a GlobalData, entre janeiro e setembro, os negócios no setor das Viagens e Turismo desceram 11% face a igual período do ano passado, contabilizando 519 negócios, entre fusões e aquisições, operações de capital privado e acordos de financiamento de risco.

Inês de Matos

Entre janeiro e setembro, os negócios no setor das Viagens e Turismo desceram 11% face a igual período do ano passado, contabilizando 519 negócios, entre fusões e aquisições, operações de capital privado e acordos de financiamento de risco, aponta a GlobalData.

Os dados divulgados esta quarta-feira, 16 de outubro, pela GlobalData indicam que as quebras aconteceram essencialmente durante o primeiro e o terceiro trimestres deste ano, somando uma descida de 11% face aos 583 negócios contabilizados neste setor até setembro de 2023.

A GlobalData diz que “o volume de negócios de fusões e aquisições diminuiu 6,8% durante o primeiro e terceiro trimestres de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023”, enquanto o número de “negócios de financiamento de risco caiu 25,2% em relação ao ano anterior”. Já “o volume de negócios de private equity permaneceu inalterado”.

“O declínio na atividade global de negócios de Viagens e Turismo foi impulsionado principalmente por uma queda significativa no volume de negócios em algumas regiões e países, enquanto a atividade de negócios permaneceu relativamente melhor para outras regiões e países. Na verdade, algumas regiões e países apresentaram até um crescimento de dois dígitos no volume de negócios, o que parece ser uma indicação de melhoria no sentimento de negociação”, explica Aurojyoti Bose, analista principal da GlobalData.

Por regiões, a GlobalData diz que a América do Norte, a Ásia-Pacífico e a América do Sul e Central experimentaram um declínio no volume de negócios em 36%, 7,7% e 20%, respetivamente, durante o primeiro e o terceiro trimestre de 2024, enquanto a Europa registrou uma melhora de 10,3% na atividade de negócios e no Médio Oriente e África o volume de negócios “permaneceu no mesmo nível”.

Numa análise por países, os dados da GlobalData mostram que a tendência foi semelhante, já que os EUA, a China e a França registaram um “declínio no volume de negócios em 36,3%, 38,5% e 42,9%, respectivamente”, no primeiro e terceiro trimestres, enquanto a Índia e a China apresentaram uma “melhoria respectiva no volume de negócios em 24,3% e 38,1%”, com este indicador a manter-se inalterado no Reino Unido, Coreia do Sul e Austrália,

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
PUB
Alojamento

Octant Hotels continua internacionalização e foi a Londres promover-se

A iniciativa, que decorreu a 10 de outubro, no Carousel London, contou com a participação de 45 pessoas, que puderam conhecer as unidades e o conceito de hotelaria da Octant Hotels, assim como a hospitalidade, gastronomia e cultura portuguesas.

Publituris

A Octant Hotels, marca da Discovery Hotel Management (DHM), realizou recentemente um evento de promoção em Londres, no Reino Unido, que deu a conhecer o seu conceito de hotelaria e que deu continuidade à estratégia de internacionalização da marca.

A iniciativa, que decorreu a 10 de outubro, no Carousel London, contou com a participação de 45 pessoas, que puderam conhecer a “hospitalidade portuguesa, as tradições, os sabores e os saberes de Portugal, levando a cultura nacional além-fronteiras”.  

A apresentação, acrescenta a Octant Hotels, “realçou os dois pilares da marca Octant Hotels – o Localismo e a Liberdade” e foi seguida de um momento gastronómico, que ficou a cargo do chef executivo do Octant Douro, Dárcio Henriques, que dividiu a cozinha com a equipa do chef executivo Jose Lizarralde Serralde. O evento terminou com música portuguesa e uma sessão de Fado.

“Cada Octant é único e oferece experiências autênticas e singulares. Dar a conhecer o nosso conceito de hotelaria, que alia o conforto moderno à genuína hospitalidade portuguesa, permite estreitar o nosso relacionamento e proximidade ao público britânico e a oportunidade de apresentar Portugal como um destino rico em cultura e tradição, num evento multi-sensorial’, refere Filipe Bonina, diretor de Marketing DHM.

Recorde-se que a marca Octant Hotels foi lançada em 2022 em Portugal e, desde então, levou já a cabo eventos de promoção internacionais de promoção da marca que passaram pelo Estados Unidos, Espanha e Reino Unido.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Aviação

Emirates investe 44M€ em equipamentos e sistemas de formação para aviões A350

Segundo a Emirates, este investimento inclui “três simuladores de voo completos, um dispositivo de treino fixo, um treinador de evacuação de emergência e um simulador de portas”.

Publituris

A Emirates investiu um total de 44 milhões de euros em novos equipamentos e sistemas de formação para preparar os seus pilotos e tripulação de cabine para a integração dos novos Airbus A350 na sua frota, informou a companhia aérea em comunicado.

Segundo a Emirates, este investimento inclui “três simuladores de voo completos, um dispositivo de treino fixo, um treinador de evacuação de emergência e um simulador de portas”.

“Com esta nova infraestrutura, a Emirates reforça o compromisso de garantir os mais elevados padrões de formação e segurança operacional nos processos de treino das suas equipas”, refere a nota informativa divulgada.

Um dos principais destaques é o Sistema de Suporte aos Pilotos (PSS), que foi desenvolvido internamente pela Emirates e  que consiste numa “tecnologia pioneira na indústria”, que foi concebida para “otimizar a experiência de formação dos pilotos”.

“Durante a fase de briefing, os formandos podem realizar uma configuração interativa do cockpit, incluindo a criação de um plano de voo, num ambiente totalmente imersivo. Posteriormente, essa configuração é replicada no simulador, permitindo a continuidade do treino”, explica a Emirates, relativamente ao PSS.

A companhia aérea revela que o “primeiro simulador A350 da Emirates já recebeu a aprovação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), obtendo a qualificação de nível D, a mais elevada para este tipo de equipamento”.

“A aprovação do segundo simulador está prevista para novembro. Com esta nova tecnologia, a companhia aérea prevê aumentar em 54% a sua capacidade de formação de pilotos”, acrescenta a companhia aérea.

A Emirates prevê que, até final de novembro, mais de 50 pilotos tenham concluído “o treino no simulador A350, preparando-se para a entrada deste modelo em operação”.

A companhia aérea lembra que, em junho, estabeleceu uma parceria com a IATA e a Airbus para desenvolver um programa de treino e avaliação baseados em competências, especificamente desenhado para a certificação do A350.

“A inovação está no coração do ADN da Emirates, e isso reflete-se nos novos conjuntos de equipamentos de formação do A350 e na nossa avançada instalação de treino para pilotos, que será inaugurada ainda este ano. Estamos orgulhosos por aumentar a nossa capacidade de formação de pilotos em 54%. Com os investimentos em novos simuladores e sistemas, os nossos pilotos e tripulação de cabine estão equipados, treinados e totalmente confiantes para gerir qualquer desafio operacional com segurança e competência”, afirma o Capitão Bader Al Marzooqi, vice-presidente Sénior de Treino de Voo da Emirates.

As novas instalações de formação de pilotos da Emirates contam com uma área total de 5.900 m², e vão albergar seis simuladores de voo completos, dedicados às aeronaves A350 e Boeing 777X, o que aumenta para 17 0 número de simuladores de voo utilizados pela companhia aérea, permitindo 130.000 horas de formação anualmente.

Recorde-se que a Emirates tem encomendados 65 aparelhos Airbus A350 e 205 Boeing 777X, numa estratégia que visa expandir a sua rede de rotas e melhorar o serviço nas rotas já existentes.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Melhores atrações turísticas de Portugal: Oceanário de Lisboa e Passeio pelo Douro Histórico e Vitivinícola – Aldeias Antigas

O Oceanário de Lisboa e Passeio pelo Douro Histórico e Vitivinícola – Aldeias Antigas da Living Tours são os vencedores portugueses dos Remarkable Venue of the Year 2024 da Tiqets.

Publituris

Os nomes dos dois vencedores portugueses foram anunciados durante uma cerimónia realizada esta terça-feira, em Lisboa, na Associação Fado do Casto, em que os Remarkable Venue Awards 2024 (RVAs) coroaram os museus, as atrações e as experiências mais impressionantes do ano.

O Oceanário de Lisboa, foi o vencedor na categoria Best Family Experience nestes prestigiados prémios da indústria do turismo, enquanto o Passeio pelo Douro Histórico e Vitivinícola – Aldeias Antigas da Living Tours foi galardoado com o prémio de Best Activity.

Todos os nomeados para os Remarkable Venue Awards 2024 da Tiqets foram selecionados a partir de milhões de comentários de clientes, que destacaram a sua excelência em termos de serviço e experiência. Finalmente, os vencedores finais foram escolhidos por votação do público.

Com os Remarkable Venue Awards, a Tiqets dá destaque aos locais que conseguem surpreender os seus visitantes uma e outra vez. O evento também proporcionou uma oportunidade para estabelecer contactos e reforçar as relações dentro da indústria.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

VBRATA traz Roadshow do Brasil a Lisboa esta quinta-feira

O Roadshow do Brasil decorre esta quinta-feira, 17 de outubro, com o objetivo de dar a conhecer as “riquezas culturais e turísticas do Brasil” aos agentes de viagens portugueses.

Publituris

A VBRATA – Visit Brazil Travel Association, organização sem fins lucrativos dedicada à promoção do Brasil como destino turístico e cultural no Reino Unido, Europa e América Latina, vai promover esta quinta-feira, 17 de outubro, o Roadshow do Brasil em Lisboa, evento que vai dar a conhecer as “riquezas culturais e turísticas do Brasil” aos agentes de viagens portugueses.

“Os eventos proporcionam uma oportunidade singular para agentes de viagem e operadores turísticos descobrirem as belezas e a diversidade do Brasil de maneira imersiva. Durante as atividades, os participantes poderão desfrutar de apresentações exclusivas sobre destinos brasileiros, participar de workshops interativos e estabelecer conexões diretas com representantes de renomadas atrações turísticas e operadores do setor no Brasil, além de ter contato com a cultura, através de apresentações de música brasileira e da gastronomia experimentando pratos regionais”, explica a VBRATA, em comunicado.

A iniciativa, que já passou por outras cidades europeias como Nápoles, Roma, Paris, Frankfurt e Madrid, conta com a participação da TAP, do Visit Rio, do Setur Bahia, do Visit Iguassu e do Setur Ceará, esperando a participação de cerca de 70 agentes de viagem e operadores de turismo.

“Estamos confiantes de que o Roadshow será um grande sucesso. O nosso objetivo é continuar fortalecendo a promoção do Brasil, proporcionando aos agentes de viagem a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o turismo e a rica cultura do nosso país”, afirma Glauco Chris Fuzinatto, presidente da VBRATA Europa e Américas.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB

Foto: Jeff Lindsay

Agenda

Cordoaria Nacional recebe evento dedicado ao mergulho e turismo aquático

O maior evento de mergulho – Diving Talks – chega à Cordoaria Nacional de 18 a 20 de outubro e traz mergulhadores nacionais e internacionais.

Publituris

No dia 18 de outubro, a Cordoaria Nacional em Lisboa dará início à edição deste ano das Diving Talks, um evento que se estenderá até o dia 20 de outubro e que se dedica ao mergulho, à exploração subaquática e à conservação marinha. A inauguração do evento contará com presença da secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão.

Nesta edição, o evento contará com oradores de prestígio, como Kirk Krack, que tem uma vasta experiência em treinar atores de Hollywood para cenas subaquáticas em filmes reconhecidos, incluindo “Avatar: The Way of Water” e “Star Wars: Rogue One”. Sami Paakkarinen, conhecido pelo seu papel no resgate no sistema de grutas Plura, na Noruega, e Phil Short, reconhecido pela exploração da Gruta Cheve, um dos sistemas de grutas mais profundos do mundo, também estarão entre os oradores. Nuno Gomes, recordista de mergulho no Mar Vermelho com uma descida a 271 metros, é outro dos especialistas que enriquecerá a programação do evento.

O evento incluirá ainda a Underwater Photography Collection, que apresentará uma seleção de fotografias de artistas internacionais, ilustrando a diversidade dos ambientes e criaturas subaquáticas.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Solférias quer participação dos agentes de viagens na construção do seu novo website

“Ajuda-nos a construir o website perfeito para as agências de viagens”, é o apelo do operador turístico Solférias que quer, precisamente, ouvir estes profissionais, seus principais parceiros.

Publituris

“Estamos a lançar um questionário online sobre o nosso website e a vossa opinião é essencial para continuarmos a melhorar”, diz nota da Solférias dirigida aos agentes de viagens.

Informa ainda o operador turístico ao mercado, que este questionário é rápido e fácil de responder, e “garantimos que todas as respostas serão tratadas de forma anónima e confidencial”.

Sublinha ainda que a participação das agências de viagens “vai ajudar-nos a criar um website ainda mais útil e adaptado às necessidades” destes seus principais parceiros.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.