Açores são Destino de Referência EarthCheck 2024
Os Açores foram reconhecidos como Destino de Referência EarthCheck 2024, distinção que reconhece a política de sustentabilidade em vigor no arquipélago açoriano.

Publituris
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
Os Açores foram reconhecidos como Destino de Referência EarthCheck 2024, distinção que reconhece a política de sustentabilidade em vigor no arquipélago açoriano, avança a Lusa, que cita o Governo Regional dos Açores.
Num comunicado do executivo açoriano, explica-se que “a Região Autónoma dos Açores preencheu os requisitos para ser reconhecida como um destino de referência da EarthCheck”.
“Os Açores foram cuidadosamente selecionados para acompanhar o desempenho em áreas-chave de meio ambiente e impacto no desempenho social, refere a nota divulgada pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores.
O reconhecimento foi atribuido porque os Açores ficaram classificados, em 15 dos indicadores EarthCheck avaliados, no nível de referência ou acima dele, a exemplo da emissão de gases com efeito de estufa, consumo de água potável, resíduos enviados para aterro, percentagem de análise de águas conformes, conservação do habitat e benefícios socioeconómicos.
Face a 2023, a região açoriana tem agora mais um indicador acima do nível de referência, concretamente a emissão de gases com efeito de estufa, demonstrando a evolução positiva da avaliação.
Já no que diz respeito às melhores práticas, os Açores foram distinguidos pela organização EarthCheck com “a percentagem de zonas verdes, a poupança de água e a segurança do destino”.
O normativo da EarthCheck reúne um conjunto de indicadores que permite acompanhar o desempenho do destino Açores, nas áreas conexas ao desenvolvimento sustentável a nível ambiental, sociocultural e económico.
Segundo Berta Cabral, secretária regional do Turismo dos Açores, estes resultados “demonstram, mais uma vez, uma evolução positiva, passando até a ter mais um indicador acima dos níveis de referência e mantendo os destaques nas melhores práticas”.