Açores são Destino de Referência EarthCheck 2024
Os Açores foram reconhecidos como Destino de Referência EarthCheck 2024, distinção que reconhece a política de sustentabilidade em vigor no arquipélago açoriano.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Os Açores foram reconhecidos como Destino de Referência EarthCheck 2024, distinção que reconhece a política de sustentabilidade em vigor no arquipélago açoriano, avança a Lusa, que cita o Governo Regional dos Açores.
Num comunicado do executivo açoriano, explica-se que “a Região Autónoma dos Açores preencheu os requisitos para ser reconhecida como um destino de referência da EarthCheck”.
“Os Açores foram cuidadosamente selecionados para acompanhar o desempenho em áreas-chave de meio ambiente e impacto no desempenho social, refere a nota divulgada pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores.
O reconhecimento foi atribuido porque os Açores ficaram classificados, em 15 dos indicadores EarthCheck avaliados, no nível de referência ou acima dele, a exemplo da emissão de gases com efeito de estufa, consumo de água potável, resíduos enviados para aterro, percentagem de análise de águas conformes, conservação do habitat e benefícios socioeconómicos.
Face a 2023, a região açoriana tem agora mais um indicador acima do nível de referência, concretamente a emissão de gases com efeito de estufa, demonstrando a evolução positiva da avaliação.
Já no que diz respeito às melhores práticas, os Açores foram distinguidos pela organização EarthCheck com “a percentagem de zonas verdes, a poupança de água e a segurança do destino”.
O normativo da EarthCheck reúne um conjunto de indicadores que permite acompanhar o desempenho do destino Açores, nas áreas conexas ao desenvolvimento sustentável a nível ambiental, sociocultural e económico.
Segundo Berta Cabral, secretária regional do Turismo dos Açores, estes resultados “demonstram, mais uma vez, uma evolução positiva, passando até a ter mais um indicador acima dos níveis de referência e mantendo os destaques nas melhores práticas”.