A4E insta novo Comissário dos Transportes a apoiar um setor da aviação europeu “forte e competitivo”
Depois de a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ter dado a conhecer os novos comissários, a Airlines for Europe não perdeu tempo e reforçou os principais domínios em que o novo Comissário se deve concentrar.

Publituris
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Vila do Conde vai sediar primeira loja física da Flair Travel
Sabre com oferta NDC da Air France e KLM
Candidata à liderança da UN Tourism quer Cimeira Global de Investimento para desbloquear milhares de milhões de dólares
Investigadoras do Politécnico de Leiria premiadas a nível internacional no campo do turismo
Maioria dos franceses está a pensar viajar este verão e apenas 23% diz que vai ficar em casa
Marrocos contabiliza 5,7 milhões de visitantes até final de abril
Fiordes do Norte da Europa são o itinerário “mais querido” da Costa Cruzeiros no mercado português
Picos de Aventura reorganiza estrutura interna
Conhecida que está a equipa de Comissários proposta por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, a Airlines for Europe (A4E) veio congratular-se com a nomeação de Apostolos Tzitzikostas para o cargo de Comissário para o Transporte Sustentável e Turismo, salientando, desde logo, que o grego deverá apoiar um setor da aviação europeu forte e competitivo para acelerar a descarbonização.
Numa pasta que junta, igualmente, o turismo, a A4E insta Apostolos Tzitzikostas a adotar uma abordagem regulamentar pragmática que dê prioridade a um setor europeu de transportes aéreos forte e competitivo, mais bem posicionado para acelerar o progresso no sentido de emissões líquidas nulas de carbono. Na sua carta de missão alternativa, a A4E descreve os principais domínios em que o novo Comissário dos Transportes se deve concentrar. Assim, “Reformar o espaço aéreo europeu; Acelerar a produção de tecnologias e combustíveis alternativos; Combater as fugas de carbono e de empresas; e Concluir o mercado único da aviação”, deverão ser, segundo a A4E as prioridades do novo comissário grego.
O recente relatório de Mario Draghi sobre a competitividade europeia sublinha que os transportes são um dos principais pontos fortes da União Europeia (UE). No entanto, “a persistente falta de integração da UE e a fraca concorrência” continuam a comprometer a capacidade e a conectividade em toda a Europa, admite a A4E.
“A nova Comissão tem agora a oportunidade de dar prioridade aos transportes e de abordar estas questões para melhorar as viagens aéreas para os milhões de europeus que delas dependem diariamente”.
Ourania Georgoutsakou, diretora-geral da A4E, salienta, assim, que “os transportes são fundamentais para o êxito da União Europeia que vemos atualmente”, frisando que o comissário indigitado tem uma agenda “cada vez mais rica, desde a reforma do espaço aéreo ao combate às emissões de carbono e às fugas de informação das empresas, passando pela conclusão do mercado único da aviação.”
“A competitividade é a palavra de ordem em Bruxelas neste momento e é fundamental para permitir que as companhias aéreas europeias contribuam para a transição sustentável. Ao enfrentar os desafios delineados na nossa carta de missão alternativa, o comissário indigitado pode ajudar a garantir que as companhias aéreas continuem a servir a Europa e a desempenhar o seu papel na transição para um futuro sustentável.”