Turismo de luxo cresce no Brasil
O turismo de luxo no Brasil regista um crescimento expressivo, impulsiona o turismo internacional e faz manter o turismo doméstico, segundo a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA).

Publituris
Autarca de Gouveia perfila-se também como candidato à presidência do Turismo do Centro
As qualidades que indicam que seria um dealer ideal para casinos online
Nações Unidas destacam “preparação para enfrentar crises” no Dia Mundial da Resiliência do Turismo
TUI Portugal com três pacotes para descobrir a Tailândia
Ilha do Sal vai melhorar toda a infraestrutura turística de suporte, garante novo ministro do Turismo e Transportes
Berta Cabral: “A ruralidade dos Açores é um dos maiores ativos identitários da Região”
Prime da eDreams ODIGEO ultrapassa 7 milhões de membros
Comissão Executiva do TPNP debate estratégias de desenvolvimento e promoção do turismo na região
Aer Lingus com voo exclusivo para Faro em agosto através do programa “Avios-Only”
PROVERE vai beneficiar projetos das Aldeias Históricas de Portugal e das Aldeias do Xisto
“Levantar dados da situação do turismo no Brasil é sempre um desafio, mas com a participação dos nossos membros associados conseguimos fazer um recorte fidedigno do quão é importante o segmento de luxo para impulsionar o turismo internacional e manter o turismo doméstico aquecido”, afirmou a CEO da BLTA, Simone Scorsato.
Em parceria com o Senac São Paulo, a BLTA realiza anualmente uma pesquisa junto dos seus membros com a finalidade de analisar desempenho do grupo, comportamentos e tendências do mercado de turismo de luxo no Brasil. No anuário que acaba de ser publicado, a organização compilou os dados de 2023, “um ano que reflete a volta à normalidade do setor das viagens”.
O documento dá conta que o Brasil continua a verificar um aumento do fluxo do turismo internacional, sem ter ainda atingido o patamar pré-pandemia, mas timidamente, os viajantes internacionais voltam a descobrir o país. O turismo no Brasil apresenta ótimos números e o segmento de luxo desponta como o principal elo inspirador para tornar o país um destino desejado internacionalmente.
Os números não deixam dúvidas. O volume de negócios conjunto dos associados da BLTA foi de 3,12 mil milhões de reais, apontando um crescimento de 14,05% em relação ao resultado de 2022, uma percentagem acima do esperado no mercado de luxo global que segundo a Bain & Company cresce a uma taxa entre 8% e 10%, enquanto as operadoras conseguiram ampliar a sua captação de turistas e obtiveram um aumento de 73,7% na sua clientela.
No ano passado, a taxa de ocupação dos hotéis cresceu para o patamar de 55,9 %, onde contra os 50,15% verificados em 2022. O volume de turistas internacionais representa 29% da origem da procura, valor que era de 21% em 2022.
O segmento dos hotéis localizados em ambientes que privilegiam a Natureza/Campo, apresentou taxas de ocupação média anual acima dos demais segmentos. No mesmo período, para 72% dos hotéis associados houve investimento em melhorias e novas unidades, uma percentagem que mostra o crescimento em qualidade no setor de alojamento.
O relatório refere, por outro lado, que a diária média dos hotéis, que foi de 2.146,33 reais em 2022, e avançou para 2.525,78 reais em 2023, um aumento de 17,67%, ficando 13,05% acima da inflação do período. Finalmente, a sustentabilidade continua a engajar cada vez mais os gestores para implementação de práticas de impacto positivo na gestão do negócio e na melhoria dos destinos, onde 64% hotéis e 80% dos operadores apoiam projetos junto das comunidades locais.
No final do ano passado, para comemorar seus 15 anos de atuação, a associação lançou o livro Tons do Brasil, título que apresenta os atrativos dos mais diferentes locais que constituem a diversidade cultural e natural do país.
Já no início do ano, foi lançada a Xodó by BLTA, uma nova marca que procura ampliar a promoção do Brasil como referência de excelência na arte de receber.
A Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) foi criada em 2008 por um grupo de empresários que sentiu a necessidade de se unir para desenvolver o segmento de turismo de luxo no Brasil. Atuante tanto no mercado nacional quanto internacional, através de ações institucionais, comerciais e promocionais, o principal objetivo da BLTA é promover e fortalecer o Brasil como destino turístico para o mercado de luxo mundial. Atualmente, a BLTA conta com 66 associados (59 hotéis e sete operadoras), todos comprometidos em oferecer experiências autênticas, sofisticadas e sustentáveis no país.