Turismo de luxo cresce no Brasil
O turismo de luxo no Brasil regista um crescimento expressivo, impulsiona o turismo internacional e faz manter o turismo doméstico, segundo a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA).
Publituris
Estamos de regresso em 2025
Holiday Inn Porto Gaia entra no ano novo inspirado na Era Disco dos anos 70 e 80
Etihad Airways anuncia mudanças nos pedidos de grupos
China Airlines compra 24 aviões à Boeing e Airbus
Sesimbra Oceanfront Hotel convida a celebrar a passagem de ano com vista deslumbrante sobre o mar
Ilha Terceira recebe 13.º Congresso da APECATE em abril de 2025
Turkish Airlines arrecada novo recorde e torna-se na companhia aérea que voa para mais países
Crescimento do PIB em Portugal abre boas perspetivas para 2025, diz Outlook da Mastercard
Tascaria São Rafael é o spot perfeito com clássicos modernos portugueses para um fim de ano inesquecível
Flixbus reforça operações doméstica e internacional para o Natal
“Levantar dados da situação do turismo no Brasil é sempre um desafio, mas com a participação dos nossos membros associados conseguimos fazer um recorte fidedigno do quão é importante o segmento de luxo para impulsionar o turismo internacional e manter o turismo doméstico aquecido”, afirmou a CEO da BLTA, Simone Scorsato.
Em parceria com o Senac São Paulo, a BLTA realiza anualmente uma pesquisa junto dos seus membros com a finalidade de analisar desempenho do grupo, comportamentos e tendências do mercado de turismo de luxo no Brasil. No anuário que acaba de ser publicado, a organização compilou os dados de 2023, “um ano que reflete a volta à normalidade do setor das viagens”.
O documento dá conta que o Brasil continua a verificar um aumento do fluxo do turismo internacional, sem ter ainda atingido o patamar pré-pandemia, mas timidamente, os viajantes internacionais voltam a descobrir o país. O turismo no Brasil apresenta ótimos números e o segmento de luxo desponta como o principal elo inspirador para tornar o país um destino desejado internacionalmente.
Os números não deixam dúvidas. O volume de negócios conjunto dos associados da BLTA foi de 3,12 mil milhões de reais, apontando um crescimento de 14,05% em relação ao resultado de 2022, uma percentagem acima do esperado no mercado de luxo global que segundo a Bain & Company cresce a uma taxa entre 8% e 10%, enquanto as operadoras conseguiram ampliar a sua captação de turistas e obtiveram um aumento de 73,7% na sua clientela.
No ano passado, a taxa de ocupação dos hotéis cresceu para o patamar de 55,9 %, onde contra os 50,15% verificados em 2022. O volume de turistas internacionais representa 29% da origem da procura, valor que era de 21% em 2022.
O segmento dos hotéis localizados em ambientes que privilegiam a Natureza/Campo, apresentou taxas de ocupação média anual acima dos demais segmentos. No mesmo período, para 72% dos hotéis associados houve investimento em melhorias e novas unidades, uma percentagem que mostra o crescimento em qualidade no setor de alojamento.
O relatório refere, por outro lado, que a diária média dos hotéis, que foi de 2.146,33 reais em 2022, e avançou para 2.525,78 reais em 2023, um aumento de 17,67%, ficando 13,05% acima da inflação do período. Finalmente, a sustentabilidade continua a engajar cada vez mais os gestores para implementação de práticas de impacto positivo na gestão do negócio e na melhoria dos destinos, onde 64% hotéis e 80% dos operadores apoiam projetos junto das comunidades locais.
No final do ano passado, para comemorar seus 15 anos de atuação, a associação lançou o livro Tons do Brasil, título que apresenta os atrativos dos mais diferentes locais que constituem a diversidade cultural e natural do país.
Já no início do ano, foi lançada a Xodó by BLTA, uma nova marca que procura ampliar a promoção do Brasil como referência de excelência na arte de receber.
A Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) foi criada em 2008 por um grupo de empresários que sentiu a necessidade de se unir para desenvolver o segmento de turismo de luxo no Brasil. Atuante tanto no mercado nacional quanto internacional, através de ações institucionais, comerciais e promocionais, o principal objetivo da BLTA é promover e fortalecer o Brasil como destino turístico para o mercado de luxo mundial. Atualmente, a BLTA conta com 66 associados (59 hotéis e sete operadoras), todos comprometidos em oferecer experiências autênticas, sofisticadas e sustentáveis no país.