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Turismo desportivo deverá ultrapassar 1,2 biliões de euros em 2032

Cada vez mais países acolhem torneios desportivos e eventos musicais internacionais, atraindo fãs de todo o mundo. Estes e estas fãs são leais e procuram fazer destas viagens ocasiões especiais. Prova disso são os valores que estes “turismos” deverão atingir em 2032.

Victor Jorge

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Turismo desportivo deverá ultrapassar 1,2 biliões de euros em 2032

Cada vez mais países acolhem torneios desportivos e eventos musicais internacionais, atraindo fãs de todo o mundo. Estes e estas fãs são leais e procuram fazer destas viagens ocasiões especiais. Prova disso são os valores que estes “turismos” deverão atingir em 2032.

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O desporto e a música têm o poder de transcender fronteiras, idades e géneros, gerando um sentimento de união e unidade entre os fãs que viajam. De acordo com uma análise global da Collinson International, “O valor do turismo desportivo e musical” estes dois setores do turismo valerão, em 2032, 1,33 biliões de dólares (um pouco mais de 1,2 biliões de euros) e 13,8 mil milhões de dólares (cerca de 12,5 mil milhões de euros), respetivamente.

Esta situação está a ser impulsionada por três componentes principais: Eventos – com mais eventos desportivos e musicais, os fãs têm mais escolha de destinos; Exposição – a internacionalização de ligas desportivas novas e existentes através da televisão e do serviço de streaming incentivou os fãs a viajar, enquanto os fãs de música estão a descobrir que pode ser mais rentável ver um artista no estrangeiro; Experiência – após anos de restrições de viagem devido à Covid-19, os fãs de eventos ao vivo estão de volta e querem experiências novas e melhoradas.

“Os adeptos querem encontrar aqueles momentos distintos e memoráveis que podem incutir a ideia da ‘viagem de uma vida’ – criando experiências únicas que duram muito mais do que o próprio evento”, referem as conclusões da análise.

Embora a maioria dos fãs viaje a nível nacional, quase metade (46%) dos fãs de desporto e dois em cada cinco (42%) fãs de música viajam internacionalmente. Dos que viajam internacionalmente, 84% já se deslocaram a uma nova cidade ou país para assistir a um evento desportivo ou musical e, destes, 31% afirmaram já ter regressado, com outros 30% a planearem regressar no futuro.

Os dados também mostram que, os que viajam internacionalmente têm mais probabilidades de ter menos de 24 anos, um grupo demográfico fundamental a ter em conta para futuras oportunidades, uma vez que continuam a viajar para eventos desportivos e musicais. Além disso, mais de metade (56%) viaja para eventos mais do que uma vez por ano, com 22% a assistir a três ou mais eventos anualmente.

“A popularidade do turismo de eventos entre os viajantes mais jovens é talvez indicativa da natureza tribal de alguns desportos e, em certa medida, entre os fãs de música”, refere a análise da Collinson International. Sendo o maior desporto a nível mundial, não é surpreendente que a maioria dos adeptos de desportos em viagem assista a futebol (69%). De facto, este grupo demonstra uma enorme paixão, assistindo tanto a jogos internacionais (72%) como nacionais (71%).

Depois do futebol, o basquetebol é o segundo desporto mais popular para o qual as pessoas viajam (27%), seguido dos Jogos Olímpicos, da Fórmula 1 (ambos com 26%) e do ténis (21%).

Por outro lado, os eventos musicais que mais atraem os fãs incluem o Rock in Rio, o Coachella e o Tomorrowland e os artistas mais populares são Taylor Swift, Travis Scott e Ed Sheeran.

“Desportistas” gastam mais
Os fãs de desporto são os que mais gastam, com 51% a ultrapassar os 500 dólares por viagem (acima dos 450 euros), notando a análise que 17% dos inquiridos na Ásia gastam mais de 2.000 dólares (mais de 1.800 euros). A faixa etária dos 25 aos 34 anos é a que gasta mais no geral, com um terço (33%) a ultrapassar os 1.000 dólares (cerca de 900 euros) em desporto e os 31% em eventos musicais.

O gasto típico para os viajantes de eventos em aeroportos é de 100 dólares (44%), mas isto varia consideravelmente com aqueles que viajam para basquetebol (30%), Fórmula 1 (32%) e Jogos Olímpicos (31%) preparados para gastar 200 dólares ou mais. Quanto aos que viajam por música, 25% estão dispostos a gastar 200 dólares ou mais.

Aqueles que viajam para ver a sua equipa desportiva ou artista favorito estão à procura de experiências de viagem mais premium, o que significa que é mais provável que aproveitem as experiências no aeroporto.

Quase metade (47%) utilizou experiências de aeroporto quando viajou para um evento, o que inclui a visita a um hall de aeroporto (29%), salas de jogos (16%), cápsulas de dormir (13%) e spas (12%). Os principais motivos pelos quais os adeptos visitam o átrio de um aeroporto são para relaxar e descontrair antes ou depois de assistir à sua equipa/artista favorito (54% para fãs de música e 53% para desporto), seguido de desfrutar das opções de comida e bebida (50% para música e 49% para desporto).

A utilização de salas VIP nos aeroportos é maior entre aqueles que gastam mais dinheiro na viagem em geral. Curiosamente, aqueles que viajam para eventos de basquetebol (48%), Fórmula 1 (45%) e Jogos Olímpicos (44%) são mais propensos a utilizar lounges, sendo estes adeptos também os que gastam mais.

Mais de metade dos viajantes de eventos (55%) participam em programas de fidelização, sendo que muitos aderiram a programas que oferecem descontos em voos (52%), bilhetes (43%), pontos/milhas (41%) ou alojamento (40%). Mais de um terço (38%) dos viajantes de eventos escolheriam um cartão de pagamento que oferecesse benefícios de viagem exclusivos, como o pacote de eventos (voos, alojamento, transfers e passagens), seguro de viagem (38%) e acesso às salas VIP do aeroporto (33%).

O acesso às salas VIP do aeroporto é um benefício de viagem popular através de cartões de pagamento, especialmente para viajantes da Índia (43%), Hong Kong, Emirados Árabes Unidos, Austrália (todos 41%), Singapura (40%), Alemanha (34%), Reino Unido (33%) e Brasil (32%).

Outra das conclusões da análise da Collinson International é que o desporto e a música podem proporcionar “memórias incríveis e duradouras e muitos adeptos viajam para eventos com outras pessoas para desfrutarem dessas experiências partilhadas”. Assim, um terço dos fãs (33%) viaja para eventos desportivos ou musicais apenas com os seus parceiros e mais de um terço viaja com amigos (38%), sendo a preferência por grupos de menos de cinco pessoas (31%). As viagens para eventos musicais com amigos são mais populares (40%) do que as viagens para praticar desporto (37%).

A construção da experiência
A forma como os fãs constroem os seus itinerários de viagem contribui para as suas experiências globais. Há uma série de opções para os fãs de música e desporto, desde agentes de viagens e pacotes de viagens a clubes desportivos e associações musicais. Mais de metade dos viajantes (54%) recorrem a agências de viagens quando reservam um pacote para um evento. No caso dos fãs de desporto esse valor é de 58%, enquanto nos fás de música é de 55%.

Embora 46% não tenham reservado um pacote com um agente de viagens, mais de 1 em cada 4 (29%) considerá-lo-ia se estivesse disponível.

Também é significativa a importância das experiências no aeroporto para os viajantes que reservam pacotes. Quase dois terços dos viajantes (60%) que visitam as salas de espera dos aeroportos têm maior probabilidade de recorrer a agentes de viagens, com 22% interessados no acesso a salas de espera, cápsulas para dormir (14%) ou acesso a spas (14%) incluídos nas suas ofertas de pacotes.

“A crescente e global base de fãs que viaja para eventos desportivos e musicais emblemáticos procura experiências inesquecíveis e está preparada para gastar significativamente para tornar a sua viagem ainda mais especial. Os fãs são, por definição, sinónimo de lealdade”, considera Christopher Evans, diretor-executivo da Collinson International

Segundo o responsável, as conclusões do estudo são “ótimas notícias para o setor das viagens e para as empresas que têm como alvo os viajantes frequentes, proporcionando a oportunidade de capitalizar o aumento do turismo de eventos, oferecendo os benefícios de viagem que os adeptos desejam. Em contrapartida, verão a vantagem de serem os primeiros a pensar e a ter em conta estes viajantes frequentes, aumentando o envolvimento, construindo lealdade e impulsionando gastos adicionais transfronteiriços.”

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Nova edição: WESGRO, L’exquis, Adecco, ICC da easyJet e Turismo no Interior

A nova edição do jornal Publituris faz capa com a entrevista a Wrenelle Stander, diretora-executiva da WESGRO, que esteve de visita a Portugal para a concretização de diversas parcerias económicas e comerciais, sem esquecer, claro, o turismo.

A primeira edição do mês de setembro do jornal Publituris faz capa com Wrenelle Stander, diretora-executiva da WESGRO – Agência oficial de promoção do Turismo, Comércio e Investimento da Cidade do Cabo e do Cabo Ocidental – que veio a Portugal para concretizar diversas parcerias económicas e comerciais, não deixando de aproveitar a oportunidade para promover a cidade, a região e o país a nível turístico. Relativamente ao mercado português Wrenelle Stander espera “aumentar potencialmente a quota de mercado em Portugal”, considerando que “Portugal pode ser um polo importante para o turismo na África do Sul”.

Na “Distribuição”, damos a conhecer a L’exquis, uma agência de viagens de luxo, que nasceu em Portugal no início do ano, para dar resposta a esta tendência de mercado de alta sofisticação que tem crescido no nosso país com a chegada de cada vez mais americanos (EUA e Canadá) asiáticos e russos endinheirados que não se importam de pagar, quer em férias ou em viagem de negócios, o que for preciso, para uma experiência única no nosso país. A empresa aliou-se a parceiros de alta qualidade para lhes dar o que pretendem: viagens, experiências, eventos, concierge, além de poderem pagar em criptomoedas.

No “Alojamento”, desde a pandemia, a hotelaria tem vindo a deparar-se com a escassez de recursos humanos, num problema que parece estar a melhorar muito por culpa da contratação de colaboradores estrangeiros, que vêm aumentar a diversidade das equipas. E, apesar de alguns desafios, parecem ser muitas as vantagens associadas à diversidade dos recursos humanos, como diz ao Publituris Inês Parreira, Branch Manager Lisboa Hospitality da Adecco Portugal.

No início de setembro, o Publituris visitou o novo ICC – Integrated Control Centre da easyJet, local que concentra a gestão de todas as operações da companhia aérea low cost britânica, que abriu em maio e recorre à Inteligência Artificial (IA) para controlar os cerca de 2000 voos diários da transportadora. Nesta edição damos a conhecer este centro, que é a nova joia da coroa e motivo de orgulho para a easyJet.

Portugal tem vindo a apostar no objetivo de espalhar o turismo por todo o território e ao longo de todo o ano, numa estratégia que parece estar a dar frutos e que merece um balanço positivo por parte de autarquias e de outros agentes regionais. O forte crescimento turístico registado desde a pandemia, inclusive por parte de mercados estrangeiros, é animador, mas o desafio passa agora por manter esse aumento, sempre com a sustentabilidade em mente. Por isso, dedicamos o dossier desta edição ao “Turismo no Interior”.

Além do PULSE REPORT, numa parceria entre o Guestcentric e o Publituris, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Carlos Torres (jurista e professor na ESHTE), Márcia Ferreira (CEO da Mainvision), Joaquim Robalo de Almeida (ARAC), Pedro Castro (SkyExpert).

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

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Edição Digital: WESGRO, L’exquis, Adecco, ICC da easyJet e Turismo no Interior

A nova edição do jornal Publituris faz capa com a entrevista a Wrenelle Stander, diretora-executiva da WESGRO, que esteve de visita a Portugal para a concretização de diversas parcerias económicas e comerciais, sem esquecer, claro, o turismo.

A primeira edição do mês de setembro do jornal Publituris faz capa com Wrenelle Stander, diretora-executiva da WESGRO – Agência oficial de promoção do Turismo, Comércio e Investimento da Cidade do Cabo e do Cabo Ocidental – que veio a Portugal para concretizar diversas parcerias económicas e comerciais, não deixando de aproveitar a oportunidade para promover a cidade, a região e o país a nível turístico. Relativamente ao mercado português Wrenelle Stander espera “aumentar potencialmente a quota de mercado em Portugal”, considerando que “Portugal pode ser um polo importante para o turismo na África do Sul”.

Na “Distribuição”, damos a conhecer a L’exquis, uma agência de viagens de luxo, que nasceu em Portugal no início do ano, para dar resposta a esta tendência de mercado de alta sofisticação que tem crescido no nosso país com a chegada de cada vez mais americanos (EUA e Canadá) asiáticos e russos endinheirados que não se importam de pagar, quer em férias ou em viagem de negócios, o que for preciso, para uma experiência única no nosso país. A empresa aliou-se a parceiros de alta qualidade para lhes dar o que pretendem: viagens, experiências, eventos, concierge, além de poderem pagar em criptomoedas.

No “Alojamento”, desde a pandemia, a hotelaria tem vindo a deparar-se com a escassez de recursos humanos, num problema que parece estar a melhorar muito por culpa da contratação de colaboradores estrangeiros, que vêm aumentar a diversidade das equipas. E, apesar de alguns desafios, parecem ser muitas as vantagens associadas à diversidade dos recursos humanos, como diz ao Publituris Inês Parreira, Branch Manager Lisboa Hospitality da Adecco Portugal.

No início de setembro, o Publituris visitou o novo ICC – Integrated Control Centre da easyJet, local que concentra a gestão de todas as operações da companhia aérea low cost britânica, que abriu em maio e recorre à Inteligência Artificial (IA) para controlar os cerca de 2000 voos diários da transportadora. Nesta edição damos a conhecer este centro, que é a nova joia da coroa e motivo de orgulho para a easyJet.

Portugal tem vindo a apostar no objetivo de espalhar o turismo por todo o território e ao longo de todo o ano, numa estratégia que parece estar a dar frutos e que merece um balanço positivo por parte de autarquias e de outros agentes regionais. O forte crescimento turístico registado desde a pandemia, inclusive por parte de mercados estrangeiros, é animador, mas o desafio passa agora por manter esse aumento, sempre com a sustentabilidade em mente. Por isso, dedicamos o dossier desta edição ao “Turismo no Interior”.

Além do PULSE REPORT, numa parceria entre o Guestcentric e o Publituris, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Carlos Torres (jurista e professor na ESHTE), Márcia Ferreira (CEO da Mainvision), Joaquim Robalo de Almeida (ARAC), Pedro Castro (SkyExpert).

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Julho mantém máximos históricos na movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais

Julho manteve os bons números na movimentação de passageiros nos aeroportos portugueses, ultrapassando pelo segundo consecutivo os 7 milhões de passageiros. Nos primeiros sete meses de 2024 chegaram aos aeroportos portugueses mais de 40 milhões de passageiros, avança o INE.

Os aeroportos nacionais movimentaram 7,2 milhões de passageiros em julho de 2024, correspondendo a uma subida de 2,6% face a julho de 2023, revelam os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Neste sétimo mês de 2024, 82% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 3 milhões de passageiros (+2,6%), na maioria provenientes do continente europeu (68,6% do total), correspondendo a um aumento de 1,6% face a julho de 2023. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 9% do total de passageiros desembarcados (+7,3%).

Em julho de 2024, registou-se o desembarque médio diário de cerca de 120 mil passageiros, valor superior em 2,3% ao registado em julho de 2023 (117,2 mil).

Relativamente aos passageiros embarcados, 80,8% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 2,8 milhões de passageiros (+3,5%), tendo 65,5% do total como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um crescimento de 2,1% face a julho de 2023. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (10,4% do total; +10,1%).

Em julho de 2024, registou-se o desembarque médio diário de cerca de 120 mil passageiros, valor superior em 2,3% ao registado em julho de 2023 (117,2 mil).

Durante os primeiros sete meses de 2024 verificaram-se máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais, totalizando mais de 40 milhões, contra os 38 milhões de igual período de 2023, concluindo o INE que o número de passageiros movimentados aumentou 4,7% (+25,2% em 2023).

O Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos nestes primeiro sete meses, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados (+1,9%) e embarcados (+2,2%) face ao mesmo período de 2023.

Relativamente ao mercado do Reino Unido, os dados do INE mostram que desembarcaram perto de 2,8 milhões de passageiros, tendo embarcado um pouco mais de 2,7 milhões.

França e Espanha ocuparam a 2.ª e 3.ª posições, como principais países de origem e de destino. No caso francês, o país registou 2,5 milhões de passageiros desembarcados e 2,4 milhões de passageiros embarcados. Já de Espanha, desembarcaram nos aeroportos portugueses cerca de 2,1 milhões de passageiros, tendo embarcado pouco mais de 2 milhões de passageiros.

No Top 5 aparecem ainda Alemanha e Itália, não totalizando, contudo, mais de 1,5 milhões de passageiros no caso alemão, enquanto os italianos não chegam ao milhão de passageiros.

Nos primeiros sete meses de 2024, o aeroporto de Lisboa movimentou 50% do total de passageiros (20 milhões; +4,7% comparando com o mesmo período de 2023). O aeroporto do Porto concentrou 22,6% do total de passageiros movimentados (9,1 milhões; +5,6%). O aeroporto de Faro registou um crescimento de 2,3% no movimento de passageiros, totalizando 5,5 milhões.

Em julho de 2024, aterraram nos aeroportos nacionais cerca de 25 mil aeronaves em voos comerciais, correspondendo a aumento de 0,6% face a julho de 2023.

No acumulado do ano, os dados do INE mostram que aterraram nos aeroportos nacionais mais de 140 mil aeronaves, ou seja, mais 2.000 mil que em igual período de 2023.

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GEA tem novos websites gratuitos para as suas agências de viagens

Os novos websites, que o Grupo GEA disponibiliza gratuitamente às suas agências de viagens, possuem design user-friendly, processo de reserva online e maior diversidade de oferta.

A GEA Portugal disponibiliza gratuitamente, às suas agências de viagens associadas, novos sites B2C que se traduzem numa nova plataforma de reservas online, permitindo às agências de viagens obter uma nova plataforma de e-commerce customizada, moderna, mais intuitiva e mais fácil de utilizar, garantindo uma maior proximidade com os seus clientes. Esta iniciativa conta já com mais de 90 agências de viagens aderentes e mais de 90 sites lançados.

Estes novos sites servem como uma extensão do ecossistema digital das agências físicas, permitindo a compra online ou o pedido de orçamento de forma prática e eficiente. Integrados na estratégia comercial do Grupo GEA e coordenados com

outras plataformas de promoção e divulgação de produto, como o canal corporativo GEA TV, os novos sites foram desenvolvidos com o dinamismo e a inovação que o produto turístico assim exige.

Oferecendo uma ampla gama de opções, desde hotéis a pacotes de voo + hotel, e incluindo produtos próprios das agências de viagens GEA, os sites contam com várias integrações de parceiros líderes em diversas áreas de atuação, como a operação turística, hotelaria, bedbanks, entre outros, ampliando assim as possibilidades de escolha para os clientes.

Entre as novas funcionalidades destes websites constam: Visualização das ofertas mais solicitadas com destaque para as ofertas mais atrativas; Reserva mais rápida a partir da página de oferta; Integração direta de diversos fornecedores que permitem a venda de serviços globais; Acesso facilitado a produtos distintos a preços ainda mais competitivos; Possibilidade de orçamentação e reserva online.

Os websites são suportados por uma plataforma tecnológica avançada e responsiva, permitindo a navegabilidade e reserva em todo o tipo de equipamentos (computador, tablet ou telemóvel).

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Malta ganha nova atração turística em outubro

Malta vai ganhar uma nova atração turística. É o MICAS, o seu primeiro museu de arte contemporânea, que será inaugurado em outubro. Joana Vasconcelos é a artista escolhida para a exposição inaugural do novo espaço.

Após um longo período de obras e restauro, Malta prepara-se para inaugurar uma nova e importante plataforma cultural com a abertura, em outubro, do Malta International Contemporary Art Space (MICAS), o primeiro museu do país dedicado exclusivamente à arte contemporânea.

Em frente ao restaurado Ospizio, uma fortaleza do século XVII que se ergue sobre o porto de Marsamxett e tem vista para a cidade de Valletta, Património Mundial da UNESCO, os visitantes podem explorar um campus multifacetado que alberga 1.400 metros quadrados de galerias interiores, jardins de esculturas ao ar livre, fortificações restauradas, uma loja e uma cafetaria.

O programa do MICAS foi cuidadosamente desenhado para oferecer exposições da mais alta qualidade, desenvolvendo ideias originais, celebrando a diversidade e estabelecendo relações com artistas e museus internacionais.

A exposição inaugural é da autoria da portuguesa Joana Vasconcelos, que foi recentemente contratada para desenhar o cenário do desfile da Christian Dior na Semana da Moda de Paris 2023-2024 e que apresentará uma seleção central de instalações focadas no doméstico, a par de três grandes obras que se relacionam com o lado contemplativo da existência humana: Árvore da Vida, O Jardim do Éden e Valquíria Mumbet.

 

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Pegasus Airlines mantém rotas entre Ancara, Izmir e Lisboa no inverno

A Pegasus Airlines vai manter, durante a temporada de inverno, as rotas que opera entre a capital portuguesa e as cidades turcas de Ancara e Izmir, com duas ligações por semana para a capital turca e três para Izmir.

A Pegasus Airlines, companhia aérea de baixo custo da Turquia, anunciou que as rotas que opera entre a capital portuguesa e as cidades turcas de Ancara e Izmir se vão manter durante o inverno, com duas ligações por semana para a capital turca e três para Izmir.

No caso da rota para Ancara, os voos da Pegasus Airlines decorrem aos sábados e quartas-feiras, com início a 27 e 31 de outubro, respetivamente, partindo da capital turca pelas 18h50 para chegar a Lisboa às 21h05 aos sábados, enquanto os voos de quarta-feira partem de Ancara às 15h10, chegando a Lisboa às 17h25.

Em sentido contrário, o voo de sábado parte de Lisboa às 21h50 e chega a Ancara às 05h45, enquanto o voo de quarta-feira tem partida prevista para as 18h10, chegando à capital turca pelas 02h05.

Na rota de Izmir, os voos decorrem aos domingos, terças e sextas-feiras, com início a 28 e 30 de outubro, bem como a 2 de novembro, respetivamente, com os voos de domingo a partirem de Izmir às 08h55 e a chegarem a Lisboa às 10h45. Já os voos de terça-feira partem às 09h15, chegando à capital portuguesa às 11h05, enquanto às sextas-feiras as partidas são pelas 11h15, com chegada a Lisboa pelas 13h05.

À saída de Lisboa, as partidas aos domingos decorrem às 11h40, chegando a Izmir pelas 19h25, enquanto às terças-feiras estão marcadas para as 11h50, chegando à cidade turca pelas 19h35, e às sextas-feiras decorrem às 13h50, chegando a Izmir às 21h35.

Os voos para o inverno da Pegasus Airlines, que é representada pela ATR – Atividades Turísticas e Representações em Portugal, já se encontram disponíveis para reserva através dos GDS.

Recorde-se que a Pegasus Airlines opera voos para 143 destinos, incluindo 35 destinos domésticos na Turquia e 108 internacionais, em 53 países.

 

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IDeaS e Virgin Voyages anunciam parceria para solução avançada de revenue management

Esta colaboração permitirá a previsão de procura, gestão de inventário e precificação para impulsionar a receita da companhia de cruzeiros.

A IDeaS Revenue Solutions, empresa de fornecimento de serviços e softwares de revenue management (RMS), anunciou que está a expandir o seu conjunto de soluções para a indústria de cruzeiros através de uma parceria com a Virgin Voyages.

Para realizar todo o seu potencial de receita, as companhias de cruzeiro precisam da habilidade de prever com eficiência e eficácia a procura de passageiros. Historicamente, essa previsão trouxe desafios para a indústria por vários motivos, mas, com um entendimento claro dessa procura, abre-se a porta para estratégias de precificação e revenue management transformadoras e sofisticadas. Embora as empresas de cruzeiro já tenham explorado várias abordagens para a previsão de receita, um líder claro e baseado em ciência no revenue management avançado ainda não tinha surgido – pelo menos até agora, indica a IDeaS.

Os benefícios principais dessa parceira incluem, entre outros, maior poder de modelagem de previsões, uma vez que a IDeaS oferece modelos de previsão para determinar com maior eficiência a curva de reservas correta para que as companhias de cruzeiro ou equipas comerciais possam adaptar-se de forma mais dinâmica às tendências.

Igualmente, é possível a automação de previsão e precificação. A ciência de receita da IDeaS simplifica a precificação de cabines, automatiza processos e permite que cada companhia de cruzeiro foque na previsão e precificação baseadas na procura para cada tipo de cabine. Ao otimizar a composição de negócios e alocação de inventário, a solução ajuda a maximizar o potencial de receita e escalabilidade futura.

Comprar vs construir é outro item. Neste aspeto, a IDeaS traz uma solução que oferece a velocidade e a escalabilidade que um sistema nativo não pode alcançar. Ao trabalhar com a IDeaS, que possui modelos de otimização de receita preparados (personalizados para cada cliente), as companhias de cruzeiro que precisam de funcionalidades específicas agora podem atingir um ROI mais elevado e um tempo de comercialização mais rápido.

 

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6/8 de março de 2025: Fátima e Guarda voltam a acolher os IWRT

A 12ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT) vão acontecer nos dias 6 e 7 de março de 2025, em Fátima, para seguir no dia seguinte (8de março) para a cidade da Guarda.

A 6 e 7 de março, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, terá lugar o Workshop Internacional de Turismo Religioso. No dia 8, na cidade da Guarda, decorrerá o Workshop de Herança Judaica, eventos já considerados de referência para profissionais do setor do turismo religioso.

A ACISO (Associação Empresarial de Ourém-Fátima), que promove os IWRT, considera que “têm sido uma oportunidade para os profissionais do setor criarem novas parcerias e negócios, fortalecerem laços, compartilharem conhecimentos e explorarem novas abordagens ao turismo religioso, usufruindo de um intercâmbio cultural e religioso enriquecedor”.

As inscrições para os IWRT2025 têm início no próximo mês de outubro e devem ser efetuadas no website oficial: www.iwrt.pt.

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Mercado global do Ecoturismo quase duplica em cinco anos

Segundo um relatório da The Business Research Company, o mercado global do Ecoturismo valerá, em 2024, cerca de 217 mil milhões de euros, indicando um forte crescimento para os próximos anos.

A dimensão do mercado do Ecoturismo tem crescido rapidamente nos últimos anos, revelando o “Ecotourism Global Market Report 2024”, da The Business Research Company, que o mercado cresceu de 219 mil milhões de dólares (cerca de 199 mil milhões de euros), em 2023, para 249 mil milhões de dólares (cerca de 217 mil milhões de euros), em 2024, correspondendo a uma taxa de crescimento anual composta a rondar os 13,5%.

O relatório conclui que este crescimento pode ser atribuído à “procura por experiências autênticas, iniciativas e políticas governamentais, aumento de viagens responsáveis, conservação da biodiversidade e componentes educacionais”.

Esta “mudança de mentalidade” leva a que a consultora estime que a dimensão do mercado do Ecoturismo registe um rápido crescimento nos próximos anos, prevendo-se que atinja os 429 mil milhões de dólares (cerca de 390 mil milhões de euros), em 2028, correspondendo a uma taxa de crescimento anual na ordem dos 14,5%.

O crescimento neste período de previsão pode, por sua vez, ser atribuído “ao aumento de viagens regenerativas, iniciativas de turismo positivas para o clima, plataformas digitais para experiências ecológicas, finanças e investimentos verdes, ecoturismo inclusivo e diversificado”.

As principais tendências no período de previsão apontadas no estudo incluem “a integração tecnológica para o turismo sustentável, iniciativas sem plástico e redução de resíduos, colaboração global para a conservação, plataformas digitais para a experiência ecológica, parcerias com organizações de conservação”.

Referido no estudo da The Business Research Company é também o alojamento turístico ecológico, considerado “ambientalmente sustentável e segue as práticas de vida verde para garantir alojamento não tóxico, seguro e energeticamente eficiente para os turistas”.

Também os hotéis estão a adotar projetos e operações ecologicamente corretos, como a redução das emissões de poluentes e a conservação de água e energia, adquirindo produtos verdes para promover o ecoturismo.

O estudo conclui que “o aumento da consciência ambiental deverá impulsionar o crescimento do mercado de ecoturismo no futuro”, salientando, igualmente, que “o ecoturismo oferece oportunidades educativas, promove a conservação e a consciencialização cultural, incentiva práticas sustentáveis, promove a ética ambiental e pode desempenhar um papel vital na sensibilização ambiental e na promoção da utilização sustentável e da preservação dos recursos naturais”.

Foto: Depositphotos.com
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Etihad Airways atualiza período e horários do reforço de voos para o inverno

No total, a Etihad Airways vai disponibilizar, entre 1 de novembro de 2024 e 29 de março de 2025, seis voos por semana entre Lisboa e Abu Dhabi, que decorrem às segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos.

A Etihad Airways veio atualizar o período e os horários dos voos extra que a companhia aérea de Abu Dhabi vai operar para Lisboa durante a temporada de inverno, ao longo da qual a transportadora vai realizar mais duas frequências por semana entre a capital portuguesa e os Emirados Árabes Unidos.

No total, a Etihad Airways vai disponibilizar, entre 1 de novembro de 2024 e 29 de março de 2025, seis voos por semana entre Lisboa e Abu Dhabi, que decorrem às segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos.

Os voos partem de Lisboa pelas 08h25 e chegam a Abu Dhabi às 19h35, enquanto em sentido contrário a partida é às 02h20, chegando à capital portuguesa pelas 07h00, sendo, em ambos os sentidos, operados por aviões Boeing 787-9 Dreamliner.

As duas novas frequências da Etihad Airways já se encontram disponíveis para reserva através dos GDS.

 

 

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