Nordeste lidera entrada de turistas estrangeiros no Brasil com Bahia a assumir papel de destaque
A região brasileira do Nordeste tem-se consolidado, ano após ano, como a principal porta de entrada de turistas estrangeiros no país, com o estado da Bahia a assumir de vez um papel de destaque.
Publituris
Transporte aéreo de passageiros continuou a crescer no 2.º trimestre com aumento de 4,8%
Constituição de novas empresas abranda até agosto e os Transportes lideram as quebras
TAP assina protocolo de intenções com governo da Bahia para voos entre o Porto e Salvador
Comité Setorial de Turismo promove encontros em quatro regiões do país
Grupo GEA leva 80 agências de viagens associadas em sete famtrips
Privatização da Azores Airlines será concluída “em breve” mas não este ano
Explora Journeys inaugura segundo navio a 15 de setembro
Barcelona vai ter “aumento substancial” da taxa turística para cruzeiristas de curta duração
TAP lança campanha que oferece bagagem extra em voos entre Portugal, Moçambique e Angola
Royal Caribbean International encomenda 4.º navio da classe Icon
De acordo com dados apresentados pelo secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, citado pela imprensa local, a Bahia ocupa a primeira posição entre os destinos turísticos do Brasil e lidera a entrada de turistas estrangeiros no Nordeste.
Maurício Bacelar destacou as razões que tornam a Bahia um destino tão atraente para turistas de todo o mundo. Entre os principais fatores estão as belezas naturais, a rica arquitetura colonial, o património cultural e histórico, e o calor humano da população baiana.
E os números confirmam a liderança da Bahia no cenário turístico. Em junho de 2024, o estado registou um crescimento de 19,2% na atividade turística, muito acima da média nacional, que foi de 3,9%, segundo dados do IBGE. Além disso, no primeiro semestre de 2024, a Bahia cresceu 9,1% em comparação ao mesmo período de 2023, enquanto o Brasil como um todo teve um crescimento de apenas 1,3%.
Neste sentido, a Bahia agora é responsável por 45% de todos os turistas estrangeiros que chegam ao Nordeste, consolidando a sua posição de liderança na região. “Nós recebemos o dobro de turistas que recebíamos antes, superando estados como o Ceará e Recife”, explicou o governante.
Refira-se, por outro lado, que atualmente, o turismo representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, e arrecada quatro mil milhões de reais através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Esses números são fruto da “Estratégia Turística 4.0”. A iniciativa do governo estadual apoia-se em dois pilares: sustentabilidade e inovação. A estratégia é dividida em quatro eixos principais: biossegurança sanitária, qualificação de mão de obra, infraestrutura, e promoção do turismo.