Reclamações dirigidas a sites de reserva de viagens mais que duplicam até junho
Segundo o Portal da Queixa, os sites de reserva de viagens motivaram 1253 reclamações no primeiro semestre de 2024, o que representa um aumento de 113.5% face ao mesmo período de 2023, quando tinham sido contabilizadas 587 queixas.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
No primeiro semestre do ano, as reclamações dirigidas a sites de reserva de viagens mais do que duplicaram, avança o Portal da Queixa, que explica que a “cobrança indevida e os problemas com o reembolso motivam as principais ocorrências”, enquanto as burlas somam 14.5% dos casos denunciados.
“As reclamações dos consumidores dirigidas a sites de reserva de viagens mais do que duplicaram no primeiro semestre do ano. As queixas sobre agências de viagens também registaram um aumento”, lê-se num comunicado do Portal da Queixa, que reforça o alerta sobre burlas e recomenda aos consumidores “a pesquisa do Índice de Satisfação das marcas e empresas para uma boa experiência”.
Segundo o Portal da Queixa, os sites de reserva de viagens motivaram 1253 reclamações no primeiro semestre de 2024, o que representa um aumento de 113.5% face ao mesmo período de 2023, quando tinham sido contabilizadas 587 queixas.
No total, 54.4% das queixas recebidas estavam relacionadas com a cobrança indevida, concretamente ao “débito de valores não autorizados e não reconhecidos pelos consumidores”, seguida das dificuldades de reembolso, que representaram 14.6% das queixas, enquanto os problemas com o cancelamento de reserva motivaram 8% das queixas.
“Na origem de 5.9% das reclamações registadas no primeiro semestre, estão os casos de burla, onde os consumidores denunciam esquemas de fraude e alegam terem sido enganados”, destaca o Portal da Queixa, indicando que também os problemas com a emissão de fatura motivaram 4.2% das queixas.
Já a categoria Agências de Viagens registou, nos seis primeiros meses do ano, um aumento no número de reclamações de 7.1%, com um total de 167 reclamações, quando em igual período do ano passado tinham sido apresentadas 156 queixas nesta categoria.
“Os problemas com o reembolso motivam a maior fatia de queixas (25.9%). Ocupa uma fatia de 20.1% a qualidade do serviço/hospedagem, onde são relatados casos de serviços que divergem dos descritos no momento da contratação do serviço”, resume o Portal da Queixa.
O tema da cobrança indevida motivou ainda 11.5% das queixas, seguindo-se os problemas de cancelamento da reserva, com 10.8% das reclamações, enquanto os alegados casos de burla estão na origem de 8.6% das denúncias contra as agências de viagens.
Resposta e resolução dos problemas está a melhorar
O Portal da Queixa diz ainda que, no que se refere aos indicadores de resposta e resolução dos problemas reportados pelos consumidores, as entidades que têm melhores Índices de Satisfação (IS) entre as agências de viagens são a Rickytravel (91.7 em 100 pontos); a Viagens El Corte Inglés (83.2); a IBS Portugal (77.8) e a Top Atlântico (70.8).
Já entre os sites de reserva de viagens, os melhores Índices de Satisfação pertencem à eDreams (88.9) e à Destinia (67.5).
No entanto, o Portal da Queixa realça que, no primeiro semestre do ano, “foram dirigidas ao setor do Turismo mais de 2.500 reclamações, um aumento na ordem dos 30%, comparativamente com o período homólogo de 2023”.