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Genebra, Tóquio e Bruxelas recebem primeiros B777 renovados da Emirates

O primeiro destino servido por um destes renovados aparelhos será a cidade de Genebra, na Suíça, a partir de 11 de agosto, seguindo-se, a 1 de setembro, Tóquio-Haneda, no Japão. Já a capital belga é o terceiro destino a receber estes renovados aviões, a partir de 11 de setembro.

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Genebra, Tóquio e Bruxelas recebem primeiros B777 renovados da Emirates

O primeiro destino servido por um destes renovados aparelhos será a cidade de Genebra, na Suíça, a partir de 11 de agosto, seguindo-se, a 1 de setembro, Tóquio-Haneda, no Japão. Já a capital belga é o terceiro destino a receber estes renovados aviões, a partir de 11 de setembro.

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Os primeiros aviões Boeing777 da Emirates que foram renovados e que contam agora com os mais recentes interiores de cabine da companhia aérea vão começar a voar para Genebra, na Suíça; Tóquio-Haneda, no Japão; e Bruxelas, na Bélgica, informou a companhia aérea do Dubai, em comunicado.

“A companhia aérea planeia introduzir os seus B777 remodelados em Genebra, Tóquio Haneda e Bruxelas, proporcionando aos passageiros mais oportunidades para experimentar a classe Premium Economy, característica nesta aeronave, além dos novos lugares de Classe Executiva de última geração, dispostos numa nova configuração 1-2-1”, explica a Emirates, na informação divulgada.

O primeiro destino servido por um destes renovados aparelhos será a cidade de Genebra, na Suíça, para onde a Emirates conta começar a voar com um B777 renovado a partir de 11 de agosto, seguindo-se, a 1 de setembro, o destino de Tóquio-Haneda, no Japão. Já a capital belga é o terceiro destino a receber estes renovados aviões, a partir de 11 de setembro.

Segundo a Emirates, o processo de renovação destes aparelhos demora, aproximadamente, duas semanas por avião, uma vez que está prevista a “remodelação da cabine de Primeira Classe, a instalação de 38 novos lugares em Classe Executiva numa configuração atualizada de lugares 1-2-1, além de 24 dos mais recentes lugares Premium Economy, juntamente com 256 lugares em Classe Económica”.

No total, a Emirates conta renovar 81 aparelhos Boeing 777 como parte do seu programa de modernização de frota, esperando-se, por isso, que a transportadora aérea do Dubai anuncie os outros destinos que vão receber estes aviões renovados.

“A Emirates reservou 191 aviões para uma renovação completa, assegurando o maior programa de modernização da indústria da aviação, com um investimento de mais de 3 mil milhões de dólares, para oferecer os melhores produtos e experiências aos seus passageiros”, acrescenta a informação divulgada pela companhia aérea.

De acordo com Adnan Kazim, vice-presidente e diretor Comercial da Emirates Airline, a companhia aérea está a aproveitar este processo de renovação de aviões para aumentar alguns serviços, a exemplo da classe Premium Economy, que passa a estar disponível nos voos para um maior número de cidades.

“Inspirados no nosso emblemático A380 em cada cabine, os Boeing 777 com interiores renovados oferecem o que há de melhor em conforto para os passageiros e apresentam detalhes de design moderno e acabamentos característicos, com uma nova cabine de Classe Executiva que proporciona mais privacidade para todos os passageiros, além de outros toques que destacam a nossa proposta de valor excecional. Estamos comprometidos e dedicados em garantir a melhor experiência possível em cada classe de cabine, tanto nos Boeing 777 quanto nos A380”, acrescenta o responsável.

Os voos para Genebra, Tóquio-Haneda e Bruxelas nos aviões renovados já estão disponíveis para aquisição através dos canais oficiais da companhia aérea, assim como das agências de viagens.

Recorde-se que, atualmente, a Emirates opera os aviões A380s renovados e que contam com Premium Economy para Nova Iorque, Los Angeles, São Francisco, Houston, Londres Heathrow, Sydney, Auckland, Christchurch, Melbourne, Singapura, Mumbai, Bangalore, São Paulo, Tóquio Narita, Osaka e Dubai.

“A companhia aérea pretende servir mais de 36 cidades com Premium Economy até fevereiro de 2025, com a entrada do A350 na sua frota em setembro deste ano, além dos A380 e Boeing 777 remodelados que entrarão em serviço e voarão para mais cidades nos próximos meses”, lê-se ainda no comunicado da Emirates.

 

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Emprego e Formação

Próximo período do Programa Competências do Futuro Algarve será de outubro a dezembro

O próximo período do programa decorrerá de outubro a dezembro, fora da época alta da atividade turística, garantindo assim que os profissionais possam aproveitar ao máximo as oportunidades de formação sem comprometer as suas responsabilidades operacionais.

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O Programa Competências do Futuro Algarve, promovido pelo Turismo do Algarve e pelo Turismo de Portugal, que decorreu entre fevereiro e maio deste ano, registou um total de 33 ações de formação e bootcamps, e contou com 912 inscrições dos profissionais do setor turístico.

No primeiro período foram realizados 10 bootcamps presenciais, abrangendo 40 horas de ações. Destes, nove bootcamps focaram-se em três áreas temáticas decisivas: Liderança e Gestão de Equipas; Inovação, Marketing e Literacia Digital; e Serviço de Excelência no Turismo. Adicionalmente, um bootcamp dedicou-se exclusivamente à Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos, promovido na sequência do lançamento do selo de eficiência hídrica Save Water. Ao todo, estas ações receberam 213 inscrições.

No formato online, foram efetuadas 23 ações de formação, totalizando 211 horas, e registaram-se 699 inscrições. Os meses de abril e maio concentraram 60% dos participantes nas diversas ações realizadas.

O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, considera que “a elevada adesão dos profissionais do setor ao Programa Competências do Futuro Algarve é um indicador claro do compromisso dos nossos profissionais em aperfeiçoar as suas competências e em elevar os padrões de qualidade no setor turístico”, para destacar que, “este programa foi concebido para responder às necessidades identificadas, oferecendo formação em áreas estratégicas que são vitais para o futuro do turismo no Algarve”.

Para André Gomes “a excelência no serviço prestado é um compromisso inegociável para o Algarve”, ressalvando que “a capacitação dos nossos profissionais não só reforça a qualidade dos serviços oferecidos, como também contribui para a sustentabilidade e inovação do setor”, avançando que “estamos a preparar o setor para enfrentar os desafios futuros e para manter o Algarve como um destino de topo.”

O Programa Competências do Futuro Algarve foi lançado com o objetivo de dotar os profissionais do turismo de ferramentas e competências que lhes permitam melhorar o desempenho e a excelência dos serviços. Envolvendo as escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António, o programa prevê a realização de 440 horas de formação online e a participação de até 1800 profissionais do setor até ao final do ano.

Através de uma abordagem focada em áreas essenciais como Liderança e Gestão de Equipas; Competências de Gestão, Marketing e Literacia Digital; Serviço de Excelência no Setor Turístico; e Gestão Sustentável dos Recursos e Eficiência Hídrica, o programa procura responder às necessidades identificadas pelas principais associações setoriais.

O próximo período do programa decorrerá de outubro a dezembro, fora da época alta da atividade turística, garantindo assim que os profissionais possam aproveitar ao máximo as oportunidades de formação sem comprometer as suas responsabilidades operacionais.

 

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Exoticoonline lança nova plataforma online no seu 15º aniversário

O operador turístico Exoticoonline, que celebra este ano o seu 15º aniversário, acaba de lançar a versão 3.0 do seu website www.exoticoonline.com, que garante às agências de viagens uma plataforma tecnológica, com novo design e funcionalidades, mais rápido e intuitivo.

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A possibilidade de o agente de viagens criar o seu próprio pacote à medida, adicionando noites ou combinações de hotéis e destinos, a facilidade de pagamento por referência multibanco, e a importação automática, em backoffice, das reservas, são algumas das funcionalidades desta nova plataforma.

Por outro lado, além de manter informação e propostas para os destinos em que desde, há muito, o operador turístico é considerado especialista, casos do Brasil, Emirados Árabes, Madeira, Porto Santo, Ibiza, Formentera, Maiorca e Menorca, assegura que vai expandir o seu portefólio com outros, nos quais está presente com recetivo próprio dentro do Universo MTS Globe.

O diretor geral da Exoticoonline, Miguel Ferreira, considera que, ao celebrar os 15 anos, “mantemos o compromisso de oferecer os melhores recursos e opções aos agentes de viagens, para que possam oferecer com rapidez e eficiência os nossos produtos aos seus clientes”.

 

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Soltrópico faz 34 anos e quem ganha são famílias com crianças

O operador turístico Soltrópico está a assinalar os 34 anos de existência com o lançamento de uma campanha que oferece uma oportunidade imperdível para as agências de viagens e as famílias que são suas clientes.

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A Soltrópico, que celebra 34 anos, irá durante esta campanha de aniversário, oferecer a viagem à primeira criança, excluindo taxas de aeroporto, turísticas e TSA (se aplicável), em reservas realizadas entre até 12 de julho, para partidas e hotéis selecionados em setembro.

A campanha abrange os destinos Ilha do Sal e Saïdia, com preço a partir de 978 euro por pessoa para famílias com uma criança até 11 anos e com estadia no Hotel Oásis Belorizonte, em regime de tudo incluído, com partida a 14 de setembro de Lisboa. No caso de Saïdia, o preço começa nos 556 euros também para famílias com uma criança até 11 anos e com estadia no Hotel Oásis Saidia Palace, em regime de tudo incluído e com partida a 15 de setembro de Lisboa. Os voos são operados pela SATA Azores Airlines e Smartwings para a Ilha do Sal e pela TAP e Air Horizont para Saïdia, com saídas de Lisboa e Porto.

Sandro Lopes, diretor de Vendas da Soltrópico afirma que esta oferta “é a nossa maneira de agradecer às agências de viagem pela parceria contínua e aos nossos clientes pela confiança e apoio ao longo destes 34 anos”.

Os serviços incluídos na campanha são voos de ida e volta para Sal e Saïdia, de Lisboa ou Porto, em classe económica, com direito a bagagem de cabine e porão, estadia de sete noites em hotel com regime de Tudo Incluído, transferes, seguro de viagem Seguro Multiviagens Essencial, e IVA, bem como todas as taxas.

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Highgate Portugal reposiciona Palácio do Governador após renovação de 1M€

Com um projeto de arquitetura assinado pelo atelier de arquitetura Nini Andrade e Silva, o Palácio do Governador – Lisbon Hotel & Spa conta agora com uma nova decoração, fruto de um rebranding por parte da Highgate Portugal. A renovação contou com um investimento de um milhão de euros.

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O Palácio do Governador – Lisbon Hotel & Spa, que anteriormente ostentava a marca NAU Hotels & Resorts, foi alvo de uma renovação por parte da Highgate Portugal, que teve como objetivo fazer um rebranding deste hotel.

Um investimento de 1 milhão de dólares permitiu fazer remodelações nas áreas da receção, capela, corredores, salão das naus e sala de estar, bar e restaurante, quartos e suites, esplanada e na área envolvente da piscina. A aposta centrou-se num design contemporâneo através do novo mobiliário e decoração, baseada em tons de azul, branco, verde e dourado.

O projeto de renovação é assinado pelo atelier de arquitetura Nini Andrade e Silva e o novo logótipo do hotel foi desenvolvido pela Born.

“O Palácio do Governador é muito mais do que um hotel em Lisboa, é uma experiência de requinte numa das zonas mais emblemáticas da cidade. Este projeto de remodelação focou-se em preservar e reestruturar todos os elementos históricos daquela que foi a casa do primeiro Governador da Torre de Belém, bem como em dar uma nova vida à unidade através de um design contemporâneo”, refere Pedro Catapirra, diretor do Palácio do Governador – Lisbon Hotel & Spa, em nota de imprensa.

Após o rebranding e renovação, o Palácio do Governador – Lisbon Hotel & SPA começa a época de verão com duas novidades: a reformulação do Brunch do Governador, que todos os domingos até setembro terá um barbecue com peixe, carne e legumes grelhados ao vivo; e sessões de sunset com DJ no bar do hotel a partir de 11 de julho.

O Brunch está disponível das 12h30 às 16h00, com o valor de 45 euros por pessoa. A refeição é gratuita para crianças até aos três anos, sendo que as criança dos quatro aos 12 anos usufruem de um desconte de 50%. Já as sessões de sunset decorrem todas as quintas-feiras das 19h00 às 20h30, com 50% de desconto nos cocktails Bartender Choice. Caso os clientes fiquem para jantar, as bebidas serão oferta do hotel.

O Palácio do Governador – Lisbon Hotel & Spa oferece 60 quartos com diferentes tipologias, desde Quartos Deluxe, Junior Suite, Suite do Infante, Suite da Princesa à Suite do Governador. As valências do hotel são compostas por um restaurante, um bar com vista rio e um spa com 1.200 metros quadrados e uma piscina interior de 25 metros com duas cascatas. A unidade conta ainda com uma piscina exterior de 17 metros.

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SATA Azores Airlines dá a conhecer as novidades operacionais aos agentes de viagens da GEA

A SATA Azores Airlines apresentou as novas rotas entre o Porto e a América do Norte, bem como as novidades operacionais da companhia aérea aos agentes de viagens do grupo GEA, numa ação de formação realizada no Porto.

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A GEA, em parceria com a SATA Azores Airlines, realizou uma sessão de formação presencial no Porto, seguida de um almoço de networking no Vila Galé Porto.

A ação teve como principais objetivos apresentar as novas rotas entre o Porto e a América do Norte, discutir as novidades operacionais da companhia aérea e partilhar melhores práticas entre os participantes. Além disso, o evento visou reforçar a colaboração entre a GEA, a SATA Azores Airlines e as agências de viagens associadas, proporcionando uma oportunidade de networking e interação entre os representantes das agências e os executivos da companhia aérea.

A GEA considera que a importância das ações de formação presenciais é inegável, pois permitem uma interação direta e imediata entre os participantes, facilitando a troca de conhecimentos e experiências. Essa sessão promoveu um ambiente colaborativo onde as dúvidas puderam ser esclarecidas em tempo real, e novas ideias puderam ser discutidas de forma mais eficaz.

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Transportes em queda provocam descida na constituição de novas empresas no 1.º semestre

Nos primeiros seis meses do ano, o número de empresas constituídas desceu 3,0%, num total de 27 263 novas empresas, com o setor dos Transportes a liderar a descida verificada.

Inês de Matos

O setor dos Transportes foi o grande responsável pela descida verificada na constituição de novas empresas no primeiro semestre do ano, apurou o relatório Business by Data da Informa D&B.

De acordo com esta pesquisa, divulgada esta sexta-feira, 5 de julho, nos primeiros seis meses do ano o número de empresas constituídas desceu 3,0%, num total de 27 263 novas empresas, com o setor dos Transportes a liderar a descida verificada.

“Depois do aumento acentuado nos últimos anos, a atividade do Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros cai pelo 7º mês consecutivo, sendo responsável por grande parte da descida do semestre (-899; -32% constituições de empresas)”, lê-se na informação divulgada.

Tal como os Transportes, também o setor das Atividades imobiliárias está em queda há quatro semestres consecutivos, “com menos 179 constituições de empresas (-6,7% constituições) do que no período homólogo”.

Em sentido contrário encontra-se a Construção de edifícios (residenciais e não residenciais), que foi “a atividade com o maior número de constituições de novas empresas no semestre (2 049 constituições de empresas), registando igualmente o maior crescimento face ao semestre homologo (+188; +10% constituições de empresas)”.

“Além da Construção (+258; +8,3% constituições), os setores dos Serviços gerais (+118; +3,0% constituições), Tecnologias da informação e comunicação (+85; +5,1% constituições) e Retalho (+77; +3,1% constituições) contrariam também a tendência geral e registam um aumento no número de constituições de empresas”, refere ainda o comunicado da Informa D&B.

Insolvências aumentam e Transportes lideram encerramentos

Nos primeiros seis meses do ano, também o número de insolvências aumentou, subindo 11% face ao primeiro semestre do ano anterior, num total de 1 074, o que representa um aumento de 110 processos de insolvência.

“Este aumento não é transversal a todos os setores, estando maioritariamente concentrado nas Indústrias de Têxtil e Moda. No acumulado do semestre, este subsetor registou 196 empresas em insolvência (+110; +128% processos de insolvência)”, explica a Informa D&B.

Já os encerramentos desceram 5,3% no primeiro semestre do ano, num total de 6 022 empresas, mas subiram no acumulado dos últimos 12 meses, num aumento de 0,9% ou mais 137 encerramentos face aos 12 meses anteriores, atingindo um total de 15 020 empresas.

No caso dos encerramentos, o destaque volta a ir para o setor dos Transportes, com a atividade de Transporte Ocasional de Passageiros a liderar nesta indicar, com um aumento de 41% face aos 12 meses anteriores.

“A atividade do Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros é, também nos encerramentos, a principal responsável pelo aumento dos últimos 12 meses, registando neste período 477 encerramentos, o que corresponde a um aumento de 41% face aos 12 meses anteriores (+139 encerramentos)”, refere a Informa D&B.

Nos restantes setores e também nos últimos 12 meses, destaca-se o aumento do número de encerramentos de empresas nos Serviços empresariais (+9,0%; +192 encerramentos) e no Alojamento e restauração (+4,7%; +78 encerramentos).

 

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Valladolid recebe 6ª edição da FINE entre 5 e 6 de março de 2025

A 6ª Edição da FINE – Feira Internacional de Enoturismo vai decorrer entre 5 e 6 de março de 2025, com o certame a regressar à cidade espanhola de Valladolid

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A 6ª Edição da FINE – Feira Internacional de Enoturismo vai decorrer entre 5 e 6 de março de 2025, com o certame a regressar à cidade espanhola de Valladolid, informou a Feria de Valladolid, em comunicado.

Dirigida exclusivamente a profissionais, a FINE oferece aos participantes a “oportunidade de participar num mercado internacional onde se encontram adegas emblemáticas, hotéis e rotas do vinho para apresentar os seus produtos, propostas e inovações para a temporada de 2025”, indica a organização do certame.

Durante a FINE, volta a decorrer um mercado de contratação, que no ano passado contou com a participação de 140 adegas, rotas e hotéis e 84 compradores que operam em 23 países.

A agenda do FINE inclui ainda um programa de conferências, mesas redondas e workshops em que especialistas mundiais analisam as tendências do enoturismo.

Mais informações aqui.

 

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Edição Digital: Os vencedores dos Portugal Travel Awards 2024 são destaque na 1515 do Publituris

Os vencedores dos Portugal Travel Awards 2024 são, naturalmente, o grande destaque da primeira edição de julho do Publituris. Mas há mais: Brasil, África do Sul, Lufthansa LGSP, BAE Ventures e um dossier dedicado ao Enoturismo.

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A primeira edição do mês de julho do jornal Publituris faz, naturalmente, capa com os vencedores dos Portugal Travel Awards 2024, conhecidos a 4 de julho, no Pestana Douro Riverside, no Porto.

Nesta 19.ª edição dos Portugal Travel Awards o jornal Publituris distingui:

Melhor Companhia de Aviação – TAP Air Portugal

Melhor Companhia de Aviação Lowcost – easyJet

Melhor Rent-a-Car – Europcar

Melhor Operador Turístico – Solférias

Melhor Rede de Agências de Viagens – Agência Abreu

Melhor Companhia de Cruzeiros – MSC Cruzeiros

Melhor Cadeia Hoteleira – Vila Galé Hotéis

Melhor Hotel Cinco Estrelas – Torel Avantagarde

Melhor Hotel Quatro Estrelas – Octant Hotels Furnas

Melhor Hotel Resort – Monchique Resort & Spa

Melhor Boutique Hotel – Pestana Fisherman

Melhor Hotel de Cidade – Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel

Melhor Hotel MICE – Meliá Ria Hotel & Spa

Melhor Hotel de Praia – EPIC Sana Algarve Hotel

Melhor Turismo Rural – Herdade da Matinha

Melhor Enoturismo – Torre de Palma Wine Hotel

Melhor Campo de Golfe – Oitavos Dunes – Cascais

Melhor Parque Temático e Diversões – Zoomarine

Melhor Empresa de Animação Turística – Picos de Aventura

Melhor Marina – Marina de Vilamoura

Melhor Destino Internacional – Dubai

Melhor Região de Turismo Nacional – Açores

Prémio “Belmiro Santos” – Raul Martins (*atribuído diretamente pela redação do Publituris)

 

Os temas da edição 1515 do jornal Publituris não se esgotam, contudo, com os vencedores dos Publituris Portugal Travel Awards 2024.

Nos “Destinos” desta edição, damos a conhecer Maceió e Porto Galinha, para onde o Publituris viajou a convite da Soltrópico. Umas férias nestes dois destinos é um convite para sentir os pés na areia e o sol no corpo. Já foram destinos turísticos no Brasil preferidos dos portugueses para férias durante todo o ano, hoje mais esfriados, mas o sentimento dos dois lados do Atlântico é que tudo vai voltar a ser como antes e até crescer, porque o destino está lá, cheio de atrativos, com uma oferta hoteleira de nível internacional e de serviços turísticos cada vez melhor e mais moderna.

Já nas “Viagens”, por altura da Africa’s Travel Indaba, fomos conhecer, a convite do Turismo da África do Sul, a província de Noroeste, uma autêntica preciosidade na oferta turística deste país, que conta com paisagens únicas e uma cultura inigualável, e onde nos sentimos como se estivéssemos numa qualquer ligação em direto para o canal National Geographic.

Nos “Transportes”, entrevistámos Paulo Geisler, CEO da Lufthansa Ground Services Portugal (LGSP). Criada em 2011 para dar apoio às companhias aéreas do Grupo Lufthansa em terra, a LGSP tornou-se num polo de inovação que dá atualmente resposta a muitas das necessidades diárias da operação aeroportuária e muitas das vezes de forma remota, colocando a cidade do Porto no centro de um negócio que continua a crescer, e que vai apresentar novidades, com o objetivo de passar a disponibilizar serviços a terceiros.

“Walk the Talk: AI in Hospitality and Travel 2024-2026”, que se realiza em Lisboa, é o “kick-off” para mais 23 eventos que a BAE Ventures irá realizar em todo o mundo focado no setor do turismo. Por isso, para a “Tecnologia”, falámos com Henrique Veiga, CEO da BAE Ventures. Considerando que “estamos ainda no início” desta “nova era” digital com a Inteligência Artificial, Henrique Veiga admite estamos em tempos “comparáveis ao aparecimento da internet, e que vai mudar profundamente o mundo tal como o conhecemos”.

No “Dossier” desta edição, destaque para o Enoturismo. O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, declarou ao Publituris que “enoturismo é um produto de grande afirmação” de Portugal, e que é ambição do nosso país tornar-se “um caso de excelência a nível mundial”. O enoturismo é, hoje, um dos 22 produtos turísticos que compõem as marcas de promoção do turismo português, presente em 25 mercados, considerados “maduros, competitivos e capazes de gerar novos negócios, nomeadamente, no que diz respeito ao alargamento a novos mercados”.

Para completar este dossier e o tema do Enoturismo, entrevistámos ainda o presidente da Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo, José Santos; a coordenadora da Rota dos Vinhos do Alentejo, Maria Teresa Chicau; e damos a conhecer algumas das propostas de norte a sul do país.

Nesta edição do Publituris, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor); Ana Jacinto (AHRESP); João Caldeira Heitor (ISG); Amaro F. Correia (Atlântico Business School); e Joaquim Robalo de Almeida (ARAC).

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Os vencedores dos Portugal Travel Awards 2024 são destaque na edição 1515 do Publituris

Os vencedores dos Portugal Travel Awards 2024 são, naturalmente, o grande destaque da primeira edição de julho do Publituris. Mas há mais: Brasil, África do Sul, Lufthansa LGSP, BAE Ventures e um dossier dedicado ao Enoturismo.

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A primeira edição do mês de julho do jornal Publituris faz, naturalmente, capa com os vencedores dos Portugal Travel Awards 2024, conhecidos a 4 de julho, no Pestana Douro Riverside, no Porto.

Nesta 19.ª edição dos Portugal Travel Awards o jornal Publituris distingui:

Melhor Companhia de Aviação – TAP Air Portugal

Melhor Companhia de Aviação Lowcost – easyJet

Melhor Rent-a-Car – Europcar

Melhor Operador Turístico – Solférias

Melhor Rede de Agências de Viagens – Agência Abreu

Melhor Companhia de Cruzeiros – MSC Cruzeiros

Melhor Cadeia Hoteleira – Vila Galé Hotéis

Melhor Hotel Cinco Estrelas – Torel Avantagarde

Melhor Hotel Quatro Estrelas – Octant Hotels Furnas

Melhor Hotel Resort – Monchique Resort & Spa

Melhor Boutique Hotel – Pestana Fisherman

Melhor Hotel de Cidade – Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel

Melhor Hotel MICE – Meliá Ria Hotel & Spa

Melhor Hotel de Praia – EPIC Sana Algarve Hotel

Melhor Turismo Rural – Herdade da Matinha

Melhor Enoturismo – Torre de Palma Wine Hotel

Melhor Campo de Golfe – Oitavos Dunes – Cascais

Melhor Parque Temático e Diversões – Zoomarine

Melhor Empresa de Animação Turística – Picos de Aventura

Melhor Marina – Marina de Vilamoura

Melhor Destino Internacional – Dubai

Melhor Região de Turismo Nacional – Açores

Prémio “Belmiro Santos” – Raul Martins (*atribuído diretamente pela redação do Publituris)

Os temas da edição 1515 do jornal Publituris não se esgotam, contudo, com os vencedores dos Publituris Portugal Travel Awards 2024.

Nos “Destinos” desta edição, damos a conhecer Maceió e Porto Galinha, para onde o Publituris viajou a convite da Soltrópico. Umas férias nestes dois destinos é um convite para sentir os pés na areia e o sol no corpo. Já foram destinos turísticos no Brasil preferidos dos portugueses para férias durante todo o ano, hoje mais esfriados, mas o sentimento dos dois lados do Atlântico é que tudo vai voltar a ser como antes e até crescer, porque o destino está lá, cheio de atrativos, com uma oferta hoteleira de nível internacional e de serviços turísticos cada vez melhor e mais moderna.

Já nas “Viagens”, por altura da Africa’s Travel Indaba, fomos conhecer, a convite do Turismo da África do Sul, a província de Noroeste, uma autêntica preciosidade na oferta turística deste país, que conta com paisagens únicas e uma cultura inigualável, e onde nos sentimos como se estivéssemos numa qualquer ligação em direto para o canal National Geographic.

Nos “Transportes”, entrevistámos Paulo Geisler, CEO da Lufthansa Ground Services Portugal (LGSP). Criada em 2011 para dar apoio às companhias aéreas do Grupo Lufthansa em terra, a LGSP tornou-se num polo de inovação que dá atualmente resposta a muitas das necessidades diárias da operação aeroportuária e muitas das vezes de forma remota, colocando a cidade do Porto no centro de um negócio que continua a crescer, e que vai apresentar novidades, com o objetivo de passar a disponibilizar serviços a terceiros.

“Walk the Talk: AI in Hospitality and Travel 2024-2026”, que se realiza em Lisboa, é o “kick-off” para mais 23 eventos que a BAE Ventures irá realizar em todo o mundo focado no setor do turismo. Por isso, para a “Tecnologia”, falámos com Henrique Veiga, CEO da BAE Ventures. Considerando que “estamos ainda no início” desta “nova era” digital com a Inteligência Artificial, Henrique Veiga admite estamos em tempos “comparáveis ao aparecimento da internet, e que vai mudar profundamente o mundo tal como o conhecemos”.

No “Dossier” desta edição, destaque para o Enoturismo. O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, declarou ao Publituris que “enoturismo é um produto de grande afirmação” de Portugal, e que é ambição do nosso país tornar-se “um caso de excelência a nível mundial”. O enoturismo é, hoje, um dos 22 produtos turísticos que compõem as marcas de promoção do turismo português, presente em 25 mercados, considerados “maduros, competitivos e capazes de gerar novos negócios, nomeadamente, no que diz respeito ao alargamento a novos mercados”.

Para completar este dossier e o tema do Enoturismo, entrevistámos ainda o presidente da Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo, José Santos; a coordenadora da Rota dos Vinhos do Alentejo, Maria Teresa Chicau; e damos a conhecer algumas das propostas de norte a sul do país.

Nesta edição do Publituris, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor); Ana Jacinto (AHRESP); João Caldeira Heitor (ISG); Amaro F. Correia (Atlântico Business School); e Joaquim Robalo de Almeida (ARAC).

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Tailândia cresce 35% em visitantes internacionais até 30 de junho

O governo tailandês pretende receber 36,7 milhões de visitantes estrangeiros em 2024, aproximando-se do recorde de quase 40 milhões de turistas internacionais em 2019, antes da pandemia.

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Entre janeiro e 30 de junho, a Tailândia recebeu um total de 17,5 milhões de visitantes, número que traduz um aumento de 35% face ao ano passado, segundo o ministro do Turismo e Desporto da Tailândia, Sermsak Pongpanich.

De acordo com o portal NationThailand, os mais de 17,5 milhões de turistas internacionais que a Tailândia recebeu desde o início do ano geraram receitas de cerca de 21 mil milhões de euros no país.

Por mercados, o destaque foi para a China, que voltou a ser o principal mercado internacional emissor de turistas para a Tailândia, com perto de 3,5 milhões de turistas, seguindo-se a Malásia com outros cerca de 2,5 milhões de turistas e a Coreia do Sul, que contabilizou cerca de 935 mil turistas.

A Rússia (920.989), o Laos (618.782), Taiwan (533.280), os Estados Unidos (507.251), o Vietname (501.895) e o Reino Unido (485.093) são os restantes mercados internacionais que maior número de turistas enviaram para a Tailândia até 30 de junho.

Segundo o governante tailandês, o início das férias de verão na Europa e as celebrações do orgulho gay, em junho, ajudam a explicar o forte incremente de turistas externos que o país tem vivido nos últimos meses.

Além disso, também a isenção de vistos para turistas da China, Índia, Taiwan e Cazaquistão, juntamente com o aumento dos voos para estes países, ajudaram a aumentar a facilidade de viajar para a Tailândia e atraíram potenciais visitantes.

Recorde-se que o governo tailandês pretende receber 36,7 milhões de visitantes estrangeiros em 2024, aproximando-se do recorde de quase 40 milhões que visitaram o país em 2019, antes da pandemia.

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