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Guimarães passa a integrar a Rede Portuguesa de Turismo Industrial

Guimarães passa a integrar a Rede Portuguesa de Turismo Industrial, após assinatura dos protocolos de colaboração, o que vai trazer outra camada à robusta rede de produtos turísticos que se tem desenvolvido no concelho, nestes últimos anos.

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A sessão contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva, vereador do município vimaranense, Luís Pedro Martins, presidente da Entidade Regional Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP, E.R.) e Paulo Coelho Lima, administrador e CEO Lameirinho – Indústria Textil, SA.

Domingos Bragança defendeu a importância do investimento turístico ser feito em toda a Região Norte, considerando que “o Porto e a sua Área Metropolitana só têm a ganhar ao partilhar e incluir todo o Norte de Portugal e, nomeadamente, o Minho e Guimarães”. Guimarães dispõe de condições “únicas para a implementação do Turismo Industrial. Temos história, marca indelével da fundação de Portugal, mas também temos uma relevante história industrial uma história, mais que noutro tempo, feita futuro”, onde os desafios da revolução digital, da biotecnologia, de novos materiais, da circularidade, da sustentabilidade, da economia, da saúde e do espaço são para vencer.

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O Turismo Industrial torna possível às empresas “mostrar ao pormenor a evolução das suas técnicas de produção, das tecnologias, dos diversos produtos criados ao longo de toda a sua história industrial e da sua visão do futuro, aumentando o seu valor reputacional, notoriedade, reconhecimento e atração de talento à empresa”. O edil considera imprescindível o contexto “cultural de Guimarães para uma experiência única e ainda mais diferenciada oferecida  aos turistas”.

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Referindo-se à capacidade hoteleira, Domingos Bragança defende o investimento no aumento do número de camas no território, porquanto os operadores trabalharem “consoante a disponibilidade de camas no território”. “Se temos oferta, temos satisfeita a procura. Satisfeita a procura, aumenta-se a oferta”, argumentou.

Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal, que apresentou o projeto do Turismo Industrial de Guimarães, destacou que há três anos, foram definidos três grandes objetivos: aumentar estadia média; diversificar propostas e produtos; e promover aquilo que Guimarães é e o melhor que tem para oferecer. Assim, para aumentar a estadia média, “temos que criar iniciativas e produtos turísticos que convençam os nossos visitantes a ficar cá e que garantam condições para os operadores exercerem a sua atividade”.

Após o lançamento do Turismo Criativo e de Experiências e a certificação do Destino Sustentável, o Turismo Industrial vem trazer outra camada à robusta rede de produtos turísticos que se tem desenvolvido nestes últimos anos. O Turismo Industrial em concreto permite ainda a todo o território aproveitar turisticamente a grande dinâmica industrial do concelho, que conta com empresas de excelência. Se com o crescimento turístico “conseguirmos trazer mais e melhor negócio, conseguiremos agregar mais valor aos produtos já fabricados e potenciar o território”, defendeu.

Luís Pedro Martins realçou que a TPNP pretende “aumentar os argumentos para visitar a região, principalmente as regiões fora da Área Metropolitana”. Recorde-se que são considerados quatro destinos em termos de promoção: o Minho, Porto, Trás-os-Montes e Douro.

O dirigente considera ainda que Guimarães está “a conquistar lugar no palco dos meeting industry, um produto muito forte e importante, que atrai mercados de alto-rendimento”. Há territórios “fora do Porto que podem receber este turismo de negócios, e temos que os explorar”, exemplificando com Guimarães, que possui “os ingredientes necessários para ser líder neste segmento” por possuir, além de salas e equipamentos de alta qualidade, a atmosfera, restauração e hotelaria, programação cultural, entre outras qualidades.

O Turismo Industrial tem vindo a consolidar-se em Portugal através do incremento de uma oferta suportada em visitas a fábricas em laboração e a equipamentos museológicos ligados a antigos complexos industriais que proporcionem aos visitantes experiências relacionadas com os processos de produção, ou com o seu passado histórico e cultural. São já várias as empresas e também municípios de todo o país que dinamizam iniciativas de Turismo Industrial, contribuindo assim para um melhor conhecimento da produção nacional, distinta na tradição e na modernidade.

Para Guimarães, um dos principais concelhos exportadores do país, com um elevado tecido industrial, este projeto apresenta-se como uma oportunidade para diversificar e diferenciar a oferta turística, contribuindo, ao mesmo tempo, para a preservação dos testemunhos de uma componente importante da história do concelho e para o desenvolvimento de um turismo que se pretende cada vez mais sustentável.

No arranque deste projeto, o concelho de Guimarães conta já com seis empresas no seu Roteiro de Turismo Industrial, são elas a Belo Inox, da área das cutelarias, Jordão, da área dos Equipamentos de Refrigeração, a Coelima, Lameirinho e Lasa, da área dos Têxteis Lar e a Filasa da área da Fiação. Estas são empresas que se destacam pela sua história e relevo no tecido empresarial vimaranense e nacional. Este é, no entanto, um projeto aberto a outras empresas que pretendam integrar esta oferta, podendo fazê-lo a qualquer momento, bastando para isso que entrem em contacto com o Município.

A dinamização do Programa tem vindo a ser feita através da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, através de uma atuação concertada com os parceiros das várias regiões turísticas, públicos e privados, privilegiando assim uma abordagem nacional de networking, tendo como objetivo a consolidação desta oferta e a sua promoção junto dos mercados internacionais.

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Berlim vive “ano muito especial” e prepara 35.º aniversário da queda do muro

A capital alemã celebra, a 9 de novembro, o 35.º aniversário da queda do Muro de Berlim, um momento que continua a ser marcante para os alemães e que, segundo Christian Tänzler, porta-voz do visitBerlin, vai ser assinalado com um vasto calendário de atividades.

A capital alemã celebra, a 9 de novembro, o 35.º aniversário da queda do Muro de Berlim, um momento que continua a ser marcante para os alemães e que, segundo Christian Tänzler, porta-voz do visitBerlin, vai ser assinalado com um vasto calendário de atividades que leva a que a cidade esteja a viver “um ano muito especial”.

“Muitas pessoas vêm a Berlim para ver a nossa história e, mais do que isso, para sentir a nossa história. Este ano, temos um ano muito especial, é o 35.º aniversário da queda do muro e, como Berlim tanto gosta de celebrar, vamos celebrar esse aniversário”, disse o responsável esta quarta-feira, 2 de outubro, durante um encontro com a imprensa portuguesa, em Lisboa.

Segundo Christian Tänzler, a capital alemã tem vindo a celebrar a queda do Muro de Berlim a cada cinco anos com programas repletos de atividades, a exemplo do que aconteceu em 2009, 2014, 2019 e que vai acontecer também em 2024.

“Foi uma enorme celebração, muitas famílias puderam voltar a juntar-se novamente, e claro que celebramos este que continua a ser um dos maiores momentos de avanço e mudança na nossa história. Foi uma revolução pacifica e é por isso que a temos celebrado”, referiu.

Este ano, revelou o porta-voz do visitBerlin, o aniversário da queda do Muro de Berlim vai contar com uma instalação artística composta por cartazes em que os próprios alemães explicam o significado que atribuem a palavras como liberdade ou revolução, que continuam a estar associadas à data de 9 de novembro de 1989.

“Berlim é um exemplo na forma como lida com a história, até na parte mais sombria”, comentou Christian Tänzler, explicando que alguns dos destaque das celebrações do 35.º aniversário da queda do Muro de Berlim são as exposições que vão estar patentes no Museu Stasi, que retrata a antiga polícia politica da Alemanha Ocidental, ou no Tranenpalast, um antigo ponto de passagem fronteiriço, que ficou conhecido como o “Palácio das Lágrimas” pelas muitas famílias que ali se separaram.

Além das exposições alusivas à queda do Muro, a oferta de Berlim ganhou também novos protagonistas com a abertura de novos museus na Ilha dos Museus, mas também do Humboldt Forum, um espaço cultural dedicado à ciência, arte e história, ou ainda do Museu da Alemanha, que oferece uma viagem inovadora pela história alemã.

Além da oferta cultural, Christian Tänzler falou também da parte gastronómica de Berlim, cidade que conta com 28 estrelas Michelin em 21 restaurantes, e que leva a que, atualmente, a capital alemã seja considerada “um hotspot gastronómico”.

A terminar a apresentação, o porta-voz do visitBerlim lembrou ainda que, em 2025, o Festival de Cinema Berlinale assinala 75 anos e abordou os mercados de Natal, que normalmente ultrapassam as seis dezenas na capital alemã, com ofertas para todos os públicos, e que contribuem para levar um grande número de turistas a Berlim.

 

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Município de Albufeira retoma visitas guiadas ao centro antigo da cidade

O programa “À Descoberta do Centro Antigo de Albufeira” foi retomado pelo município e vai decorrer até 12 de junho do próximo ano. O objetivo é divulgar o património histórico e cultural do concelho e dinamizar o centro urbano da cidade fora da época alta.

As visitas, que se realizam todas as quintas-feiras (exceto aos feriados), em português e inglês, visam divulgar o património histórico e cultural do concelho e dinamizar o centro urbano da cidade fora da época alta. A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia, até dois dias antes da data pretendida para a visita. Têm duração aproximadamente de duas horas, e são conduzidas sob a orientação de uma técnica de turismo da autarquia.

O presidente da Câmara Municipal sublinha que “Albufeira é mais que sol e praia, temos muito mais para oferecer em termos de história, cultura, tradições e gastronomia, bem como uma temperatura amena que nos permite ter turismo ao longo de todo o ano”.

José Carlos Rolo frisa que “é fundamental diversificar a oferta, sobretudo durante a época baixa do turismo, pelo que para além das visitas ao centro antigo da cidade, a autarquia aposta nos percursos pedestres na zona urbana e no interior do concelho, visitas ao Castelo de Paderne, desportos náuticos, golfe, grandes eventos desportivos a nível nacional e internacional, eventos gastronómicos e de enoturismo e programas culturais que dão a conhecer as raízes e a identidade do nosso povo. Desta forma conseguimos atrair mais turistas ao concelho e combater a sazonalidade, conclui.

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Lusanova promove formação online sobre a Madeira

O operador turístico Lusanova promove um webinar no próximo dia 11 de outubro, pelas 11h00, para apresentar e explicar a programação especial que dispõe para o destino Madeira.

A formação, em parceria com a Associação de Promoção da Madeira, vai decorrer online e os agentes de viagens interessados podem efetuar a sua inscrição para o email [email protected]

Recorde-se que a Lusanova apresenta uma diversificada oferta pacotes turísticos para a Madeira, com durações entre duas a cinco noites. Além das opções de ‘Fly and Drive’ e de “Aventura”, que são válidos para viagens durante todo o ano, a Lusanova disponibiliza pacotes para os Mercados de Natal no Funchal, assim como para receber o Novo Ano na ilha.

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Grande evento de BTT nas Montanhas Mágicas adiado

Uma vez que uma boa parte do território abrangido pela Grande Rota das Montanhas Mágicas foi particularmente afetado pelos incêndios de setembro, a primeira edição do “Montanhas Mágicas – eMTB Grand Tour”, cuja realização estava agendada para os dias 18, 19 e 20 de outubro, foi adiada para datar a determinar.

Estava previsto realizar-se entre os dias 18 e 20 de outubro, mas alguns trilhos foram muito afetados pelos fogos. Nova data será anunciada oportunamente, mal estejam repostas todas as condições para que o evento decorra normalmente

João Carlos Pinho, coordenador da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG), explica que a decisão foi tomada em sintonia entre o organismo e os autarcas dos sete municípios que integram a rota e teve como base “a destruição de alguns trilhos e de muita sinalética”, acrescentando ainda que “há troços em que a paisagem ficou muito afetada e o próprio estado dos solos, em risco de derrocada caso chova com alguma intensidade, é um fator crítico que podia colocar em risco a segurança dos participantes”.

No entanto, a organização continua fortemente empenhada em levar o evento por diante e mal estejam reunidas todas as condições será anunciada nova data para a realização do evento.

“Montanhas Mágicas – eMTB Grand Tour” é uma realização que visa a promoção da travessia de 280Km da Grande Rota 60, a das Montanhas Mágicas (GR60). Um percurso circular que abraça ainda quatro Zonas Especiais de Conservação da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO. Passa por sete municípios (Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, São Pedro do Sul, Castro Daire, Sever do Vouga e Cinfães), atravessando quatro serras (Freita, Arada, Arestal e Montemuro) e os vales de sete rios (Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira).

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Comboio Presidencial: Próxima paragem é no Museu do Vinho de São João da Pesqueira

A próxima viagem do Comboio Presidencial será já este sábado, dia 5 de outubro, e a paragem é no Museu do Vinho de São João da Pesqueira. Este é um convite da CP que permite viver uma viagem única a bordo de uma peça de museu sobre carris, repleta de tradição e elegância.

Desta vez, os participantes na viagem no Comboio Presidencial vão visitar o Museu do Vinho de São João da Pesqueira, um dos mais emblemáticos museus da região do Douro. Este museu oferece uma viagem ao passado com uma exposição dedicada à história, cultura e tradição do vinho do Porto, desde a sua produção até à exportação para os quatro cantos do mundo.

Para além da visita guiada, os passageiros terão a oportunidade de participar numa degustação de vinhos que vai proporcionar uma experiência completa, unindo a riqueza histórica do local aos sabores genuínos da região.

Refira-se que, no passado sábado, o Comboio Presidencial partiu numa experiência rumo à Quinta de Vale Meão. Os passageiros tiveram a oportunidade de visitar a famosa quinta que é um verdadeiro ícone na produção do vinho Barca Velha, considerado um dos melhores vinhos portugueses. A bordo, o Chef Chakall surpreendeu a todos com os seus pratos inspirados nos sabores tradicionais do Douro, completando esta viagem de requinte e sabor.

 

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Airmet e W2M reúnem 40 agências de viagens na República Dominicana em evento de formação

A Airmet, em parceria com a W2M, vai reunir 40 agências de viagens num evento de formação e convívio, entre os dias 28 de outubro e 5 de novembro, na República Dominicana.

A primeira edição do Airmet Summit está desenhada para capacitar e inspirar os principais diretores das agências da rede, com um programa que combina formação especializada, networking e momentos de lazer.

O objetivo do evento é fornecer capacitação e formação na área de gestão de agências de viagens, através de palestras e sessões de trabalho. No entanto, pretende-se aliar o conhecimento ao lazer, oferecendo aos participantes momentos de descontração num ambiente descontraído.

Para Luís Henriques, diretor geral da Airmet, este evento marca um novo passo na evolução do grupo, avançando que “é mais do que uma oportunidade de formação, é uma celebração da excelência das nossas agências e da parceria que temos com o Grupo W2M”, para sublinhar ainda que “queremos proporcionar aos participantes um ambiente onde possam não só desenvolver as suas capacidades de gestão, mas também inspirar-se para elevar ainda mais a qualidade dos seus serviços”.

A W2M, como parceiro de relevância, reconhece o valor deste evento em prol do fortalecimento das competências e da inovação no setor. Duarte Correia, diretor geral para Portugal da W2M, aponta que “acreditamos que esta colaboração é um verdadeiro exemplo de como, juntos, podemos elevar o padrão da excelência e proporcionar novas oportunidades para o crescimento e sucesso de todos os parceiros”.

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Dreams Madeira Resort, Spa & Marina da marca Inclusive Collection by Hyatt já abriu

A cadeia hoteleira Hyatt amplia sua oferta de Inclusive Collection na Europa com a abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina, unidade com 366 quartos em regime do tudo incluído, localizado na ilha da Madeira.

A Hyatt Hotels Corporation acaba de anunciar a abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina, um resort familiar all inclusive de luxo que marca a entrada da Inclusive Collection by Hyatt em Portugal. Este novo hotel faz parte do plano de crescimento estratégico da Hyatt, focado em adicionar novos destinos e hotéis que ofereçam opções mais distintas para hóspedes e membros em busca de experiências únicas.

A inauguração deste resort “reforça as nossas ofertas all inclusive na Europa, atendendo à crescente procura dos viajantes e proporcionando uma experiência autêntica de all inclusive na região”, afirma Manuel Melenchón, diretor geral da Região Sul de EAME para a Hyatt.

Situado num ambiente tranquilo adjacente a um cais e uma marina, o Dreams Madeira Resort, Spa & Marina oferece acesso fácil a atrações locais como mergulho, aluguer de iates de luxo, observação de baleias e golfinhos, e pesca esportiva, entre outras experiências.

Eric Schumann, diretor geral da unidade hoteleira sublinha que “este novo resort oferece serviços all inclusive únicos, como opções culinárias de alto nível que combinam a cozinha local e internacional, quatro piscinas, um parque aquático para crianças e uma piscina de água doce, tudo isso complementando o charme da pitoresca vila costeira que o rodeia.”

Por sua vez, Elwin Meijvis, diretor de Operações do Okami Hospitality Group comenta que “o que começou há três anos como um projeto transformou-se em algo verdadeiramente excecional. Ampliamos o resort de 250 para 366 quartos, acrescentámos uma ampla variedade de opções gastronómicas, criamos várias áreas de entretenimento para famílias e instalámos novas piscinas. Com essas melhorias e a inigualável excelência operacional da Hyatt, a abertura do Dreams Madeira marcará um novo padrão para os hotéis de luxo neste encantador destino.”

O Dreams Madeira Resort, Spa & Marina conta homenageia a arquitetura e o estilo tradicionais da ilha, com uma decoração quente, luminosa e fresca que evoca o encanto de uma pitoresca vila costeira. Todos os edifícios da propriedade estão pintados em cores diferentes para criar uma atmosfera de aldeia, enquanto todos os quartos e suites possuem um terraço ou varanda mobiliados. Além disso, os hóspedes podem desfrutar dos serviços Unlimited-Luxury, que incluem receção e concierge 24 horas, minibares nos quartos reabastecidos diariamente, acesso ilimitado a restaurantes e bares gourmet e muito mais.

Para aqueles que pretendem uma experiência superior, o Preferred Club oferece alojamentos aprimorados, como o Preferred Club Townhouse, uma casa geminada de dois andares ideal para famílias e amigos que desejam uma experiência de férias mais íntima, com três quartos, dois grandes terraços e uma piscina privada. Todos os hóspedes do Preferred Club podem aceder a serviços adicionais, que incluem check-in e check-out personalizados, serviços de concierge exclusivos, acesso ao lounge Preferred Club e comodidades exclusivas no quarto.

Os hóspedes do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina podem desfrutar de uma experiência culinária nos sete restaurantes e cinco bares que oferecem cozinha local e internacional. Entre eles está o Carvão, que convida os hóspedes a experimentar as carnes e especialidades grelhadas mais deliciosas, e o Clube de Fado, um restaurante emblemático do destino, que serve especialidades regionais que mostram a essência da culinária mediterrânea. A abertura da Nouvelle Brasserie está prevista para novembro. Trata-se de uma brasserie francesa localizada num antigo farol à beira do oceano Atlântico, onde será servida uma seleção de pratos à la carte harmonizados com uma cuidadosa seleção de vinhos.

O resort oferece ainda quatro piscinas, incluindo uma principal de três níveis com vista para o oceano Atlântico; uma piscina Splash Park, projetada para os mais pequenos, com toboáguas onde toda a família pode se divertir; e uma piscina somente para adultos, que proporcionará um espaço tranquilo com um bar. Além disso, a nova unidade também conta com uma piscina de água doce com vistas para o oceano Atlântico.

O Dreams Spa, com 900 metros quadrados, cuja inauguração está prevista para janeiro de 2025, oferecerá experiências de saúde, beleza e bem-estar. Projetado com uma paleta de texturas e combinações de cores variadas para transmitir serenidade, o Spa vai disponibilizar uma variedade de tratamentos e serviços, como uma piscina coberta climatizada, banheira de hidromassagem, banho turco, sauna, imersão em água fria, duchas diatérmicas e sete cabines de tratamento.

Cada espaço para eventos no Dreams Madeira Resort, Spa & Marina é projetado para oferecer funcionalidade e versatilidade, adaptando-se às necessidades de grupos de negócios e lazer, com instalações de última tecnologia e espaços flexíveis que se ajustam a cada ocasião.

A abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina complementa a crescente presença da marca Hyatt na região EAME, após as recentes inaugurações do me and all Berlin East Side e do Grand Hyatt Barcelona. Espera-se que a expansão da marca Hyatt em toda a região continue durante 2024 e 2025, com outras aberturas já anunciadas, como AluaSoul Costa Adeje, Hyatt Centric Cairo West, Andaz Doha, Thompson Roma e Thompson Sevilla. O portfólio de hotéis da marca Dreams Resorts & Spas continua a crescer com a recente abertura do Dreams Estrella del Mar Mazatlán Golf & Spa Resort e as futuras inaugurações do Dreams Grand Island e do Dreams Playa Esmeralda Resort & Spa.

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Portugal tem 15 hotéis nomeados para os prémios de excelência da Condé Nast Johansens 2025

As 15 unidades portuguesas concorrem na zona da Europa e Mediterrâneo, sendo os vencedores conhecidos a 4 de novembro, numa cerimónia que vai ter lugar em Londres, Reino Unido.

A Condé Nast Johansens nomeou 15 hotéis portugueses para os prémios de excelência 2025, cuja entrega vai decorrer a 4 de novembro, numa cerimónia a ter lugar em Londres, Reino Unido.

Quinta do Paral (Alentejo); Grande Real Villa Itália Hotel & Spa (Região de Lisboa); The Rebelo (Vila Nova de Gaia); Estoril Vintage Hotel (Estoril); Corpo Santo Lisbon Historical Hotel (Lisboa); Quinta Jardins do Lago (Madeira); Palácio Estoril Hotel Golf & Wellness (Estoril); The Albatroz Hotel (Cascais); The Lumiares Hotel & Spa (Lisboa); GA Palace Hotel & Spa (Porto); Sobreiras Alentejo Country Hotel (Grândola, Alentejo); Tivoli Carvoeiro Algarve Resort (Carvoeiro, Algarve); Terra Nostra Garden Hotel (São Miguel, Açores); Torre de Gomariz Wine & Spa Hotel (Vila Verde) e The Lodge Porto Hotel (Porto) são as unidades nomeadas.

Os 15 hotéis nacionais concorrem na zona da Europa e Mediterrâneo, nas categorias ‘Best New Property’, ‘Best for Romance’, ‘Best Service’, ‘Best Small & Exclusive Property’, ‘Best Value Experience’, ‘Best Breakfast’, ‘Best Dining Experience’, ‘Best Bar’, ‘Best Urban Hotel (Town, City)’, ‘Best Countryside Hotel’, ‘Best for Families’, ‘Best Immersive Experience’, ‘Best for Weddings, Parties and Celebrations’ e ‘Best for Meetings and Events’.

Os vencedores vão ser encontrados através de um método que combina votação on-line, comentários dos hóspedes e das avaliações realizadas pela equipa de Local Experts da Condé Nast Johansens durante o último ano.

Além das categorias tradicionais, durante o jantar de gala e a entrega dos prémios, vão ser também anunciados os vencedores das duas categorias mais esperadas da noite, o Readers’ Choice e  o Editors’ Choice, num evento que poderá ser seguido em direto nas redes sociais da Condé Nast Johansens.

Durante a cerimónia de entrega de prémios,  a Condé Nast Johansens vai ainda apresentar o novo guia “Condé Nast Johansens Luxury Hotels 2025”.

A lista da unidades nomeadas pode ser consultada aqui.

Recorde-se que os Prémios de Excelência da Condé Nast Johansens foram criados há mais de duas décadas para reconhecer, premiar e celebrar a excelência dos hotéis recomendados incluídos no guia.

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Hilton abre Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton nas próximas semanas

O Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton tem abertura prevista para as próximas semanas, conta com 126 quartos e vai aumentar o portfolio da Hilton em Portugal para 24 hotéis.

A Hilton assinou um acordo de franchising para o Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, que tem abertura prevista para as próximas semanas e que vai aumentar o portfolio da Hilton em Portugal para 24 hotéis.

Localizada no centro da cidade do Porto, a poucos passos da Avenida dos Aliados, a nova unidade da Hilton vai estar direcionada para viajantes de lazer e negócios, contando com 126 quartos, espaço de fitness e duas salas de reuniões.

“No seguimento da nossa expansão na Europa, temos o prazer de anunciar que o Cénica Porto Hotel irá juntar-se ao nosso crescente portfólio de hotéis lifestyle. Em 2023, o Porto registou quase seis milhões de estadias, o que comprova a popularidade deste destino entre os viajantes, pelo que estamos muito entusiasmados por inaugurar, brevemente, uma nova propriedade Hilton na região”, afirma Patrick Fitzgibbon, Senior Vice President, Development, EMEA, do grupo Hilton, citado em comunicado.

O Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, que será a terceira unidade da Hilton na cidade do Porto, vai contar ainda com restaurante com terraço, lobby bar e Spa com duas salas de tratamento, sauna, banho turco e piscina.

Recorde-se que, no Porto, a Hilton conta também com os hotéis Se Catedral Hotel Porto, Tapestry Collection by Hilton e Arts Hotel Porto, Tapestry Collection by Hilton, enquanto a nova unidade vai funcionar sob a marca Curio Collection by Hilton, que tem um portfólio global de mais de 170 hotéis, que se distinguem por evocarem a história através da arquitetura e design, gastronomia de elevada qualidade e experiências selecionadas.

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Redes sociais influenciam viagens dos portugueses, diz estudo da eDreams

Quase metade dos portugueses já viajou para um destino que não tinha considerado visitar graças à influência das redes sociais, revela um estudo da eDreams, predominante entre as faixas etárias mais jovens – a grande maioria dos inquiridos entre os 25-34 anos (56%), 18-24 anos e 35-44 anos (53% para ambos).

A agência de viagens online eDreams acaba de divulgar os resultados do mais recente estudo que encomendou a uma empresa independente de estudos de mercado, desta vez sobre o impacto das redes sociais na escolha dos destinos dos viajantes. Neste caso, a empresa apurou que praticamente metade (49%) dos portugueses já viajou para um sítio que antes não tinha considerado, graças à influência das redes sociais, sendo que, a grande maioria dos inquiridos entre os 25-34 anos (56%), 18-24 anos e 35-44 anos (53% para ambos) já passou por esta realidade.

Já em sentido contrário, a grande maioria dos inquiridos mais velhos nunca visitou destinos novos por ter sido motivado a isso pelas redes sociais (55-64 anos – 66% e 65 ou mais anos – 89%). Neste ponto, foi possível também perceber que as mulheres portuguesas foram ligeiramente mais influenciadas pelas redes sociais para escolher novos destinos (51% vs. 47% dos homens).

A análise conclui igualmente que os portugueses são bastante mais influenciados pelas redes sociais na escolha de novos destinos de viagem do que outros países – de facto, a média global na resposta a esta questão foi de apenas 37% (vs 49% entre os inquiridos nacionais).

A eDreams quis também perceber se os portugueses já tinham ficado desiludidos com um destino ao vivo, em relação ao que tinham visto anteriormente nas redes sociais, mas a maior parte (62%) dos viajantes diz não ter se ter sentido defraudado nesse sentido. Esta resposta está também em linha com a média global (66%) do estudo da empresa.

Finalmente, em relação à questão das razões que levam os viajantes a partilhar conteúdos de férias nas suas redes sociais, para a maioria dos inquiridos, a principal motivação é guardar memórias das suas experiências (53%), mas também porque querem levar os seguidores a descobrir novos lugares (13%). É de destacar também que 20% dos portugueses diz não fazer publicações sobre as suas férias, em especial os inquiridos com idade superior a 55 anos (40%).

No caso daqueles que publicam conteúdos sobre as suas férias, 29% indicaram que, mesmo que ficassem desiludidos com as suas férias, estariam algo propensos a publicar sobre elas. Aqueles que não publicariam conteúdos sobre as suas férias caso estas os desiludissem dizem que agiriam assim para não influenciar as outras pessoas a visitar locais que as vão desapontar (38%) ou porque desejam ser autênticos nas redes sociais (32%).

Estes dados resultam de um inquérito realizado a nove mil consumidores a nível mundial, levado a cabo pela empresa de investigação independente OnePoll para a eDreams ODIGEO. O inquérito foi realizado em sete países, incluindo Alemanha, Espanha, EUA, França, Itália, Portugal e Reino Unido. A amostra portuguesa foi composta por mil indivíduos, todos adultos que tenham ido de férias nos últimos cinco anos.

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