Braga é o município convidado da FIA Lisboa
Este ano, a cidade de Braga, rica em história e tradição, é o município convidado da 36ª edição da Feira Internacional de Artesanato (FIA Lisboa) que decorre durante nove dias na FIL – Feira Internacional de Lisboa (Parque das Nações).
Publituris
Aeroporto de Belgrado visa novos mercados com novo plano de incentivos
Odisseias reforça equipa com mais de 300 profissionais
Confirmada fusão asiática
Transavia lança promoção para visitar Mercados de Natal
Cathay Pacific passa a voar entre Munique e Hong Kong a partir de junho
Maioria das companhias aéreas falha na transição energética com TAP entre as piores
Autorização Eletrónica de viagem obrigatória a partir de janeiro em Israel
Uzbekistan Airways ligará Madrid a Tashkent com voo direto a partir de 2025
Ryanair cresce 11% em novembro e fica mais perto dos 200 milhões de passageiros
Brasil espera encerrar ano com recorde de 6,8 milhões de turistas estrangeiros
A cidade portuguesa conhecida como cosmopolita e multicultural, traz à FIA Lisboa uma viagem pela sua cultura e saberes. Os visitantes vão ter a oportunidade de participar num diversificado programa turístico-cultural, que oferece uma jornada desde a Pré-História até os dias atuais da cultura minhota.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, referiu que “esta é mais uma excelente oportunidade para mostrarmos a riqueza da nossa cultura e do nosso artesanato, assim como para fortalecermos os laços com outras regiões de Portugal e do mundo”. Esta cultura, presente no vasto património da cidade, nos grupos etnográficos, nas festas, feiras e romarias, viaja até Lisboa numa exposição que coloca o artesanato bracarense em destaque, durante nove dias.
No stand de Braga (Pavilhão 2) os visitantes vão ter a oportunidade de contemplar instrumentos musicais típicos da cidade, como o Cavaquinho e a Viola Braguesa, elementos marcantes das festas e romarias portuguesas.
Os Trajes Tradicionais do Baixo Minho, especialmente a capotilha, também vai estar em exposição na FIA Lisboa. Este traje, celebrado em eventos culturais como as Festas de São João, mantém viva a tradição e a herança cultural da região.
Os típicos “Cabeçudos”, conhecidos pelas enormes cabeças de papel machê, também marcam presença na feira e prometem trazer sua alegria habitual e manter viva herança cultural minhota.
O Saber-fazer artesanal de Braga, vai estar representado na cestaria, na cerâmica e nos famosos Lenços de Namorados do Minho. Dos cestos feitos à mão, à cerâmica tradicional, cada peça conta uma história e revela a habilidade e criatividade dos artesãos do nosso país.
Paralelamente, a FIA Lisboa contará com um extenso calendário de atuações e atividades, entre os quais música, workshops, conferências e trabalhos ao vivo.
A área expositiva estará aberta todos os dias a partir das 15h, encerrando 2ª a 5ª e domingos às 23h00 e 6ª feira e sábado às 24h00.
Por sua vez, o pavilhão da gastronomia funcionará a partir do 12h30, encerrando 2ª, 5ª feira e domingos às 23H00 e 6ªfeira e sábado às 24H00 – com entrada gratuita até às 15h.