Portugal foi um dos mercados de lazer da UE que ultrapassaram tráfego pré-pandemia em abril
O relatório de tráfego aéreo de abril de 2024 do ACI Europe indica que o mercado da União Europeia esteve “muito perto de uma recuperação total dos seus volumes pré-pandemia” em abril, registando apenas uma descida de 1,1% face ao mesmo mês de 2019.
Inês de Matos
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Portugal foi um dos mercados de lazer da União Europeia onde os níveis de tráfego de abril ultrapassaram o período pré-pandemia, com um crescimento de 13,6% face aos níveis de 2019, avança o relatório de tráfego aéreo de abril de 2024 do ACI Europe.
De acordo com este relatório, o mercado da União Europeia esteve “muito perto de uma recuperação total dos seus volumes pré-pandemia” em abril, registando apenas uma descida de 1,1% face ao mesmo mês de 2019.
No entanto, este relatório do ACI Europe diz que a evolução nos mercados da União Europeia decorreu a diferentes ritmos, tendo o maior crescimento recaído sobre os mercados que mais dependem do lazer e de visitas a amigos e familiares, num ranking onde, além de Portugal, figuram também os aeroportos da Grécia (+21,7%), Croácia (+20,9%), Polónia (+20,3%), Malta (+18,5%), Islândia (+17,2%) e Luxemburgo (+17%).
Já os aeroportos da Finlândia (-30,6%), Eslovénia (-29,5%), Eslováquia (-24,1%) e Suécia (-23,6%) permaneceram, segundo o ACI Europe, como “os mais distantes da recuperação dos volumes pré-pandemia”.
De uma forma global, o tráfego de passageiros na rede aeroportuária da União Europeia aumentou 7,7%, com os melhores desempenhos a registarem-se nos aeroportos da Estónia (+28%), da República Checa (+18%), da Eslovénia (+17%) e da Polónia (+17%).
A nível geral, Portugal foi, no entanto, um dos mercados com pior desempenho entre os países da União Europeia em abril, com um crescimento de apenas 2,4% face a abril do ano passado, juntando-se à Suécia (-0,1%), Irlanda (+0,6%) e Letónia (+1,8%) como um dos mercados em que este indicador menos cresceu.
Mercados de fora da União Europeia lideram desempenho
No geral, o tráfego de passageiros na rede aeroportuária europeia aumentou 8,5% face a igual mês de 2023, ficando apenas 0,2% abaixo dos níveis pré-pandemia, acrescenta o ACI Europe, que atribui este crescimento aos mercados de fora da União Europeia.
Nestes mercados, que assistiram a um aumento do tráfego de 13,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, foram reportados “grandes aumentos” pelos aeroportos do Cazaquistão (+150%), Albânia (+67%), Uzbequistão (+54%) e Turquia (+19%).
Os mercados de fora da União Europeia ultrapassaram os níveis pré-pandemia em 5,6%, isto apesar da “perda total do tráfego de passageiros nos aeroportos ucranianos”, em resultado da invasão da Rússia ao país vizinho, e das “reduções significativas” nos aeroportos de Israel (-42%) e da Rússia (-22%), também devido aos conflitos armados.
Já os aeroportos da Albânia (+261%), Uzbequistão (+171%), Cazaquistão (+83%) e Arménia (+86%) lideraram o crescimento dinâmico do bloco em comparação com os volumes de 2019.
Principais aeroportos da União Europeia viram tráfego aumentar 8,6%
Numa análise aos resultados dos principais aeroportos da União Europeia, percebe-se que o tráfego aumentou 8,6% em abril face a mês homólogo do ano passado, ainda que tenha permanecido 1,6% abaixo dos níveis pré-pandemia.
Os dados mostram que o aeroporto de Londres-Heathrow, que registou uma subida de 4,8% face a abril do ano passado mas uma descida de 1,4% em comparação com o mesmo mês de 2019, se manteve como o aeroporto europeu mais movimentado, seguido por Istambul, que teve um aumento de 10,5 face a abril de 2023 e de 22,4% em comparação com o mesmo mês de 2019, e onde o tráfego de passageiros ficou “muito acima do nível pré-pandemia”.
Na terceira posição ficou o aeroporto de Paris-CDG, que registou uma subida de 4,8% face a abril de 2023 mas uma descida de 11,5% comparativamente ao período pré-pandemia, seguindo-se os aeroportos de Amsterdam Schiphol, onde este indicar subiu 6,7% face a abril do ano passado mas desceu 10,4% em comparação com o mesmo mês de 2019, e ainda Madrid, onde o tráfego de abril subiu 10,6%, registando ainda um aumento de 6,7% face a abril de 2019.
Já o aeroporto de Roma-Fiumicino continuou a registar “o maior crescimento em relação ao mesmo mês do ano passado”, apresentando um aumento de 26,6% face a abril de 2023 e de 10,8% relativamente a abril de 2019.
Noutros aeroportos de grande dimensão da Europa, o destaque foi para os crescimentos registados em Antalya (+58% vs. abril de 2023 | +8,6% vs. abril de 2019), Istambul Sabiha Gökçen (+20,6% vs. abril de 2023 | +13,2% vs. abril 2019), Praga (+17,3% vs. abril de 2023 | -11% vs. abril de 2019), Munique (+17,1% vs. abril de 2023 | -14% vs. abril de 2019), Atenas (+16,2% vs. abril de 2023). |. +21,5% vs. março de 2019) e Budapeste (+16% vs. abril de 2023 | +4,1% vs. abril de 2019).
Desempenho positivo registaram ainda os aeroportos médios, que viram o tráfego subir 9,4% face ao período pré-pandemia, a exemplo dos aeroportos de Zadar (+105% vs. abril de 2023 | +45,3% vs. abril de 2019), Girona (+87,9% vs. abril de 2023 | -2,7% vs. abril de 2019), Tirana (+ 67,2% vs. abril de 2023 | +260% vs. abril de 2019, Sarajevo (+49% vs. abril de 2019), Chisinau (+44% vs. abril de 2023 | abril de 2019) e Erzurum (+43,2% vs. abril de 2023 | +22,8% vs. abril de 2019).
O ACI Europe diz ainda que, tal como nos últimos meses, as maiores bases Low Cost continuaram a apresentar um desempenho superior quando comparadas com os níveis pré-pandemia, com Memmingen a registar um aumento de 76,4%), enquanto Beauvais subiu 72%, Bérgamo cresceu 32,5% e Charleroi registou ainda um crescimento de 24,5%.
Por outro lado, refere também o ACI Europe, os pequenos aeroportos registaram o desempenho mais fraco, com um aumento de 4,4% no tráfego de passageiros em abril em comparação com o mesmo mês do ano passado, permanecendo 31,5% abaixo dos níveis pré-pandemia.