Foto: Depositphotos.com
IATA lança solução para otimizar consumo de combustível na aviação
A IATA FuelIS é uma nova solução analítica avançada para otimizar o consumo de combustível das companhias aéreas e que recorre a dados de voo e combustível agregados de forma anónima.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo lançou a IATA FuelIS, uma nova solução analítica avançada para otimizar o consumo de combustível das companhias aéreas e que recorre a dados de voo e combustível agregados de forma anónima.
“O IATA FuelIS é uma ferramenta analítica robusta para as companhias aéreas tomarem decisões estratégicas e operacionais para otimizar o consumo de combustível, reduzir custos de combustível e melhorar o desempenho ambiental”, explica a IATA, num comunicado enviado à imprensa.
Segundo Nick Careen, vice-presidente sénior de operações, segurança e proteção da IATA, “ao permitir que as companhias aéreas comparem seu desempenho de combustível com dados agregados da indústria, as transportadoras conseguem perceber onde se destacam e onde é necessário agir”.
Através desta nova solução, as companhias aéreas podem realizar uma avaliação de eficiência do seu consumo de combustível para diversos tipos de aeronaves, regiões e horários, comparando os seus consumos com a média da aviação.
A IATA FuelIS permite também fazer uma análise comparativa por aeroportos, comparando os consumos na aterragem num determinado aeroporto com os de outras companhias aéreas que usam a mesma infraestrutura aeroportuária.
Esta solução pode ser também usada pelos fabricantes aeronáuticos para avaliar a eficiência de combustível dos aparelhos produzidos, o que permite ajudar os clientes destes fabricantes a melhorar também a sua eficiência de combustível.
Segundo a IATA, esta solução usa dados do sistema IATA Global Aviation Data Management (GADM), que têm origem no Flight Data eXchange (FDX), que agora inclui dados de combustível de 215 companhias aéreas em todo o mundo, “o suficiente para garantir o mais alto nível de precisão nos insights que podem ser obtidos”.
A associação lembra que, atualmente, o combustível representa “quase um terço das despesas operacionais de uma companhia aérea”, motivo pelo qual a IATA tem vindo a trabalhar, desde 2005, com companhias aéreas para identificar oportunidades de poupança de combustível, num objetivo que ganha agora mais um aliado com o lançamento da IATA FuelIS.