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Huelva consolida posição como destino estrela em 2024 da Tour10

Um crescimento de 14% nas reservas e um aumento de 41% do volume de negócios, faz da província de Huelva um ponto de referência turístico para a Tour10.

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A estadia média em Huelva é de 4,8 dias, o que indica que os visitantes desfrutam de uma experiência completa e enriquecedora na província, uma oportunidade para conhecer os seus recursos.

Para a Tour 10, entre os destinos mais populares de Huelva, destaca-se Islantilla, com um aumento de 30% nas reservas em relação a 2023. Islantilla está a consolidar a sua posição como um enclave ideal para desfrutar do sol e da praia num ambiente familiar. De salientar também Matalascañas. Este destino registou um crescimento de 60% nas reservas, posicionando-se como uma das opções mais populares para os amantes da natureza e dos desportos aquáticos.

Desta lista, a Tour10 lembra ainda Mazagón, com um aumento de 30% nas reservas. Trata-se de um destino perfeito para quem procura tranquilidade e desconexão num ambiente natural privilegiado.

Quanto ao perfil dos viajantes, a Tour10 observou um predomínio de clientes provenientes do sul de Portugal e da Andaluzia Ocidental, o que reflete a atratividade de Huelva para o turismo nacional e internacional mais próximo da província.

No que diz respeito a este ano de 2024, cabe destacar a ação realizada pela Tour10 em conjunto com diferentes organizações de Huelva para promover a província como destino de referência no mercado português durante a BTL de Lisboa no passado mês de fevereiro.

Fran Serón, CEO da Tour10, valorizou este crescimento afirmando que “a província oferece uma grande variedade de atrações para todos os tipos de viajantes, desde praias paradisíacas a aldeias encantadoras e uma cultura rica. Além disso, a excelente relação qualidade/preço torna-a um destino ideal para famílias, casais e grupos de amigos”.

A Tour10, como plataforma de distribuição turística considerada líder na Andaluzia, continuará a apostar em Huelva na sua programação, oferecendo aos seus clientes uma ampla oferta de alojamento e experiências personalizadas para que possam desfrutar ao máximo deste destino.

 

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Lusanova promove campanha de incentivo de vendas para grandes destinos

Com validade até 22 de outubro, o operador turístico Lusanova está a promover uma campanha de incentivo de vendas para a sua programação de grandes destinos.

A campanha oferece condições vantajosas e incentivos aos agentes de viagens que efetuarem reservas online nos programas contemplados nos catálogos Grandes Destinos, Praias Exóticas e Índia, Nepal e Sri Lanka.

Estes incentivos, de acordo com Tiago Encarnação, diretor operacional do operador turístico, “representam uma oportunidade única para os agentes maximizarem as suas vendas e proporcionarem aos seus clientes experiências de viagem memoráveis”.

Recorde-se que uma das principais valências da Lusanova é a orçamentação à medida e a adaptação de itinerários, garantindo flexibilidade e personalização total das viagens para os clientes, permitindo criar propostas de viagem que vão ao encontro das expectativas e necessidades específicas de cada viajante.

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Premium Economy da Air France muda de nome

A Air France renomeou a cabine Premium Economy, que passa agora a ser conhecida apenas como Premium, numa mudança de nome que, segundo a companhia aérea, pretende “destacar a subida de gama e a qualidade da sua oferta de produtos e serviços”.

A Air France renomeou a cabine Premium Economy, que passa agora a ser conhecida apenas como Premium, numa mudança de nome que, segundo a companhia aérea, pretende “destacar a subida de gama e a qualidade da sua oferta de produtos e serviços”.

“Lançada pela Air France em 2009, a ‘Premium Economy’ passa a ser simplesmente ‘Premium’, realçando ainda mais a singularidade de uma viagem efetuada nesta cabine espaçosa, intimista e confortável. Concebida para desfrutar as suas viagens com uma maior sensação de privacidade, a Premium está disponível em toda a frota da Air France na sua rede de longo curso”, refere a companhia aérea, em comunicado.

A Premium passou a contar com novos assentos totalmente reclináveis e mais espaçosos, que já se encontram disponíveis numa seleção de aviões Boeing 777 e Airbus A350.

“Graças à renovação gradual das suas cabines de viagem, a Air France irá oferecer assentos do tipo “reclinável” em quase 80% da sua frota até ao final de 2025”, acrescenta a companhia aérea.

Cada assento inclui também um ecrã tátil 4K Ultra HD antirreflexo de 13,3 polegadas, com ligação Bluetooth e entretenimento, assim como tomadas USB e acesso à ligação  Wi-Fi.

A mudança de nome trouxe também uma nova decoração à cabine Premium da Air France, que agora se apresenta em tons de azul-marinho, a cor identitária da companhia aérea.

A cabine Premium passou ainda a contar com novas ofertas gastronómicas, em que os passageiros são recebidos a bordo com uma taça de champanhe e têm acesso a uma “refeição completa “à la française”, que inclui aperitivos, uma entrada, dois pratos quentes à escolha, um queijo e uma sobremesa, para degustar em louça de design ecológico e talheres de aço inoxidável”.

“A conceção dos menus Premium está agora confiada a um grande chef francês estrelado. Desde novembro de 2023, Frédéric Simonin, uma estrela no guia Michelin e Meilleur Ouvrier de France, assinada dois pratos quentes à escolha que são atualizados regularmente, incluindo uma opção vegetariana”, refere a Air France.

A cabine Premium dá ainda acesso ao SkyPriority, um percurso fluido e prioritário no aeroporto que permite fazer o check-in e despachar a bagagem em zonas reservadas, dispor de um circuito prioritário para as formalidades de segurança e imigração e de filas reservadas nos balcões de vendas e de ligação, assim como dá acesso ao embarque prioritário e à entrega mais rápida de bagagens.

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Regulamentação dos jogos de azar pode transformar setor turístico do Brasil

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, defende que a regulamentação dos jogos de azar no pode transformar o setor no país, promovendo a criação de novos polos turísticos através de instalação de resorts com casinos em diferentes regiões.

Celso Sabino acredita, segundo avança O Globo, que a proposta pode ser votada ainda antes das eleições municipais e que a sua implementação trará benefícios significativos para a economia e o turismo nacional.

“Resorts com casinos são projetos que necessitam de grandes investimentos, geram empregos e contribuem para o crescimento do turismo em todo o mundo”, afirmou o ministro, realçando que a medida pode incentivar a circulação de turistas brasileiros e atrair mais visitantes estrangeiros.

As estimativas do impacto económico do projeto de implementação de jogos de azar no Brasil são de 20 mil milhões de reais, mas o governante prefere “aguardar a aprovação no Congresso para uma avaliação mais realista”.

Entretanto, o ministro sublinhou que o impacto vai para além dos números, tendo apontado que a instalação de casinos e resorts integrados ajudará a movimentar setores como a cultura e a gastronomia, além de fortalecer o turismo em locais que atualmente não são grandes centros turísticos. “Esses empreendimentos vão trazer um novo dinamismo, criando oportunidades para o desenvolvimento de áreas menos exploradas. Queremos levar esses resorts para áreas mais afastadas, criando novos polos de desenvolvimento turístico”, afirmou citado pelo O Globo.

Refira-se que grupos internacionais, como Sanders e Hard Rock Café, já demonstraram interesse em investir no Brasil, segundo Sabino. Empresas de diferentes países, como Estados Unidos, China e Chile, também avaliam a abertura de casinos no país, o que poderá aumentar as receitas e gerar mais empregos, destacou.

 

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Plano Nacional de Formação Financeira agenda ações para outubro

O Turismo de Portugal e a Academia de PME do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, promovem, em parceria com várias entidades da envolvente económica, novas ações de capacitação sobre temas da área financeira, enquadrados no Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF). As inscrições para outubro estão abertas.

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Esta nova oferta formativa da 9ª edição, que visa transmitir aos empresários, empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas dos setores do Turismo, Comércio, Indústria, Serviços conhecimentos que possam responder às diversas fases de crescimento da sua empresa, pretende dar continuidade às 22 ações decorridas no 1º semestre deste, que contaram com mais de 1100 participantes, avança nota publicada na página oficial do Turismo de Portugal.

As ações de capacitação irão decorrer em formato online e são de acesso livre, embora sujeita a inscrição na Academia PME do IAPMEI​. ​

 

Listagem das ações de formação financeira em ​​outubro 2024

– Como elaborar o orçamento anual da sua empresa​ – 1ª edição | 1 out 2024 | 09h30-12h00

– O Modelo de Negócio | 7 out 2024 | 09h30-12h00

– Estratégias Bancárias de apoio ao investimento​ | 8 out 2024 | 09h30-12h00

– O Plano de Negócios | 10 out 2024 | 09h30-12h30

– Empréstimos por obrigações | 15 out 2024 | 09h30-12h30

– Guia para a criação da sua empresa​ | 16 out 2024 | 14h30-17h00

– Do Sonho à Realidade | 17 out 2024 | 09h30-12h30

– Produtos bancários de apoio à tesouraria | 18 out 2024 | 10h00-12h00

– Segurança em ação: seguros para proteger os trabalhadores | 21 out 2024 | 09h30-12h00

– Como escolher os melhores produtos financeiros | 22 out 2024 | 09h30-12h30

– Proteção financeira: desvendando o Mundo dos Seguros | 23 out 2024 | 09h30-12h00

– Fundo de Pensões, uma estratégia de Poupança para a Reforma | 25 out 2024 | 09h30-12h00

– Oportunidades no Mercado de Capitais – 1ª edição​ | 31 out 2024 | 14h30-17h00 ​

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Turismo da ONU apela ao G20 para liderar a transformação do setor

As economias do G20 devem liderar o caminho para garantir que o turismo cumpra o seu enorme potencial para construir um futuro mais justo e sustentável para as pessoas e o planeta, apela o Turismo da ONU na reunião dos Ministros do Turismo deste grupo de países, que decorreu em Belém (Brasil).

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Na reunião dos Ministros do Turismo das economias do G20 em Belém, Brasil, o Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, observou que o setor está a caminho de recuperar totalmente os níveis pré-pandêmicos até o final deste ano. Dado isso, o foco deve agora mudar para o futuro, com ênfase em capacitar e incluir comunidades locais, combater as mudanças climáticas e progredir na natureza líquida positiva e circularidade.

Segundo Pololikashvili, “o turismo depende muito da biodiversidade, da estabilidade climática e dos recursos naturais. Acelerar a ação climática no turismo é essencial para a resiliência do setor e das comunidades anfitriãs.” Neste contexto, aplaudiu o foco da Presidência do G20 do Brasil na inclusão e na sustentabilidade.

O G20 compromete-se com a promoção do turismo sustentável, resiliente e inclusivo, e a Declaração de Belém, aprovada por unanimidade, e que marca o encerramento da presidência brasileira do G20 no Turismo, destaca as diretrizes para o desenvolvimento sustentável do setor e a cooperação internacional.

“Um marco para o turismo global”. Assim, os líderes das 20 maiores economias do mundo qualificaram a “Declaração de Belém”. O documento será apresentado durante a cimeira dos líderes em novembro.

O documento estabelece entre as premissas para o desenvolvimento turístico mundial garantir um maior protagonismo à sustentabilidade; à qualificação profissional e ao investimento em infraestrutura.

Os líderes também propõem uma abordagem colaborativa entre governos, setor privado e comunidades locais para impulsionar a atividade turística de forma responsável e resiliente, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Presidido pelo ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, o encontro de autoridades do G20, no fim de semana, contou com a presença de 44 delegações de vários países membros e representantes de organizações internacionais, além de convidados. O evento finalizou um ciclo de reuniões técnicas iniciado em fevereiro de 2024 e que teve agendas em Brasília e no Rio de Janeiro.

As diretrizes contemplam medidas em áreas críticas identificadas pelos integrantes do G20, com ênfase na necessidade de cooperação multilateral para enfrentar desafios como a recuperação pós-pandemia de Covid-19 e a adaptação às mudanças climáticas.

Um dos destaques da reunião foi a apresentação do “Dashboard de Melhores Práticas”, uma plataforma criada com o objetivo de compartilhar iniciativas de sucesso, reforçando a importância de ações conjuntas para a promoção do turismo sustentável.

A ONU Turismo, representada pelo Secretário-Geral da organização, destacou o seu compromisso com programas de educação e de atração de investimentos, procurando capacitar trabalhadores e impulsionar o turismo como vetor de desenvolvimento socioeconômico.

Também foram expostas recomendações para o acesso a linhas de financiamento de instituições internacionais e bancos multilaterais, focadas em quatro áreas prioritárias: resiliência climática, desenvolvimento social, criação de novos produtos turísticos em comunidades locais e infraestrutura compartilhada. Essas ações procuram assegurar que o turismo alcance seu pleno potencial, gerando crescimento económico e prosperidade compartilhada.

“Dados da OIT mostram que cerca de 880 mil empregos em turismo anualmente exigirão formação especializada até 2030 e que 25% dos stakeholders do turismo relatam escassez significativa de mão de obra qualificada, particularmente em funções de atendimento ao cliente e executivas”, observou Pololikashvili, que também lembrou o papel que o turismo pode ter no desenvolvimento e saudou o foco do G20 no turismo e no financiamento do desenvolvimento.

“Para muitos países em desenvolvimento, incluindo países menos desenvolvidos e pequenos estados insulares em desenvolvimento, o turismo é uma grande fonte de emprego, ganhos em moeda estrangeira e receitas fiscais, no entanto, o setor continua a ser negligenciado como uma ferramenta para o desenvolvimento, com os desembolsos totais da Assistência Oficial ao Desenvolvimento para o turismo permanecendo abaixo de 0,25% do total da AOD” disse.

Refira-se que as economias do G20 representam mais de 70% de todas as chegadas e receitas turísticas internacionais geradas em todo o mundo e 82% do PIB global do turismo. Em 2023, o setor foi responsável diretamente por 3,1% do PIB do G20, 5% de todas as exportações do grupo e 23% de todas as suas exportações de serviços.

Em 2023, as economias do G20 receberam 900 milhões de chegadas de turistas internacionais. Nos primeiros sete meses de 2024, as chegadas de turistas internacionais ao G20 atingiram 97% dos níveis pré-pandêmicos, com países como Arábia Saudita (+73%), Turquia (+15%), Espanha (+11%), Japão (+7%) e Brasil (+1%) liderando o crescimento e já superando os níveis de 2019.

 

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Marina de Vilamoura soma dois prémios nos Yacht Harbour Association Marina Awards 2024

A Marina de Vilamoura saiu dos Yacht Harbour Association Marina Awards 2024 com dois prémios que a distinguem como International Superyacht Marina of the Year e International Sustainable Marina of the Year.

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A Marina de Vilamoura foi distinguida com os prémios International Superyacht Marina of the Year e International Sustainable Marina of the Year, acreditados pela The Yacht Harbour Association.

Para obter estas distinções foi necessário garantir princípios diferenciadores que, no caso do prémio International Superyacht Marina of the Year, envolveram critérios como a qualidade do atendimento ao cliente e também das instalações para embarcações de grande dimensão, como pontos de abastecimento, segurança, estacionamento, espaços de manutenção e áreas sociais.

Por outro lado, para ganhar o prémio International Sustainable Marina of the Year, os critérios mais relevantes passam pela minimização do impacto ambiental, tratamento de resíduos, eficiência energética e uso de energias renováveis; conservação marinha; certificações ambientais; iniciativas de sustentabilidade e envolvimento com a comunidade local.

Isolete Correia, CEO da Marina de Vilamoura, admite que “receber estes prémios valida o compromisso que assumimos diariamente em proporcionar uma experiência única e de elevada qualidade aos nossos clientes. No fundo, é o reflexo do esforço e dedicação de toda a equipa, que trabalha incessantemente na Marina de Vilamoura, para garantir que esta se mantém como uma referência de excelência no setor”.

De referir que entre 2015 e 2017, a Marina de Vilamoura foi eleita, entre todas as marinas classificadas com 5 Âncoras, a melhor marina internacional do ano e, por ser galardoada em três anos consecutivos, em 2017 foi-lhe atribuída a respetiva distinção: prémio “International Marina of Distinction 2015-2017”. Em 2019, foi novamente distinguida com prémio de Melhor Marina Internacional do Ano e nomeada como a Melhor do Mundo em 2021. Mais recentemente, em setembro de 2022, foi eleita a Melhor Marina Internacional, no Southampton International Boat Show.

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49º Congresso da APAVT já tem programa oficial

O 49º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que decorrerá entre os dias 24 e 26 de outubro de 2024, em Huelva, Andaluzia, considerado plataforma essencial para a reflexão e debate sobre o presente e o futuro do setor do turismo, já tem programa definitivo.

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O congresso contará com a participação de figuras como Paulo Portas, ex-vice-primeiro-ministro e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, que oferecerá uma análise sobre os desafios de Portugal no contexto europeu e global. Pedro Siza Vieira, ex-ministro da Economia, também marcará presença, em Huelva, para partilhar a sua visão sobre o futuro económico e político do país. Pedro Reis, atual ministro da Economia, participará num formato mais descontraído, num “À conversa com”, onde abordará temas de interesse para o setor. A abertura do congresso estará a cargo do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

Um dos painéis considerado de grande relevância será dedicado às relações entre as agências de viagens e as companhias aéreas, com a presença de Christian Boutin (Amadeus), António Linares (Iberia) e Mário Cruz (TAP). Este debate, de acordo com a APAVT, permitirá explorar as tendências e os próximos passos nesta relação crucial para o setor.

Outros momentos de destaque incluem a sessão sobre “Virtudes, fragilidades e desafios do setor da distribuição”, que apresentará um retrato atualizado do setor em Portugal, em colaboração com a EY. Esta será uma oportunidade, avança a Associação, para analisar as principais forças e fraquezas do setor da distribuição e os desafios que se colocam no futuro.

A sessão “Andaluzia e Algarve: Competidores, Cooperantes ou Coopetidores?” proporcionará uma análise profunda da relação entre estas duas regiões turísticas, abordando os desafios e as oportunidades de cooperação na Península Ibérica, anuncia ainda a APAVT, que também da conta que a Inteligência Artificial volta a ser bandeira dos seus congressos sendo, neste, abordada por Sérgio Ferreira, Partner da EY e um especialista na matéria.

Depois da sessão de encerramento, e apenas para agentes de viagens, haverá um almoço oferecido pela TAP e uma tarde especial, com intervenções como a do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, sobre o tema “Turismo 360: Um compromisso entre o Turismo de Portugal e as Agências de Viagens Portuguesas”, um painel dedicado ao “NDC em Portugal: Os próximos passos”, com a participação de Nuno Sousa (TAP), Paloma Sanz de Andino (Iberia) e Augusta Carvalho (Amadeus), bem como uma sessão sobre “IA: Tudo o que temos hoje à disposição que não existia há um ano”, com Natália Rosa.

O evento contará também com momentos de descontração, com um concerto e uma “After Party” no Red Lion, garantindo que os congressistas possam aproveitar um ambiente de convívio e celebração. Como oportunidade de networking e partilha entre os participantes, haverá igualmente um jantar final oferecido pelo Turismo da Madeira.

Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT indica que, como o próprio tema sublinha, “Cidade APAVT”, “organizamos congressos cientes de que todo o setor deve estar coeso, centrado no que nos une. Esperamos, e trabalhámos para isso, mais uma jornada de estreitamento de laços e de construção de pontes entre todos nós. Tourism matters!”.

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Macau registou em agosto um novo recorde mensal de visitantes

Macau recebeu em agosto 3,65 milhões de visitantes, um novo recorde mensal, anunciou a Direção dos Serviços de Estatísticas e Censos (DSEC) da região semiautónoma chinesa.

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De acordo com dados oficiais, o número de turistas aumentou 0,8% em comparação com o anterior recorde, 3,62 milhões, que tinha sido fixado em agosto 2019.

Em 1 de setembro, a Direção dos Serviços de Turismo (DST) de Macau já tinha sublinhado que o território recebeu em agosto mais visitantes do que no mesmo mês de 2019, pela primeira vez desde o fim da pandemia de covid-19.

O número de turistas registado em agosto representa ainda um aumento de 13,3% em comparação com o mesmo mês de 2023, já depois da China ter levantado todas as restrições devido à pandemia de covid-19 nas deslocações para Hong Kong e Macau.

Quase 56% dos visitantes (mais de dois milhões) chegaram em excursões organizadas e passaram menos de um dia na região chinesa, de acordo com a DSEC.

Desde o início do ano, o Governo Central divulgou uma série de medidas de apoio a Macau, como o aumento do limite de isenção fiscal de bens para uso pessoal adquiridos por visitantes da China, que, estando em excursões, podem também, no prazo de sete dias, viajar várias vezes entre a região administrativa especial e Hengqin (adjacente a Macau), através do Posto Fronteiriço de Hengqin.

Ao mesmo tempo, as autoridades chinesas alargaram a mais 10 cidades da China a lista de locais com “vistos individuais” para visitar Hong Kong e Macau.

Os dados oficiais mostram ainda que 93,5% dos turistas que entraram em Macau vieram da China continental ou Hong Kong, enquanto o território recebeu cerca de 162 mil visitantes internacionais, 75,3% do registado em 2019.

Em 26 de agosto, a DST lançou, até 17 de outubro, o sorteio de 100 pacotes de viagens, que incluem bilhetes de avião e alojamento em hotel para turistas internacionais que participem num inquérito ‘online’.

Na altura, a diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, disse esperar que Macau possa receber mais de três milhões de visitantes internacionais em 2025.

Nos primeiros oito meses de 2024, Macau recebeu quase 23,4 milhões de visitantes, mais 32,7% do que em igual período do ano passado e 85,3% do registado entre janeiro e agosto de 2019.

Com a retoma do turismo, Macau, o único local na China onde o jogo em casino é legal, viu as receitas do jogo subirem um terço nos primeiros oito meses de 2024, atingindo 152,1 mil milhões de patacas (17,1 mil milhões de euros).

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Torres Vedras promove 2.ª edição do Fórum Turismo a 27 de setembro

A 2.ª edição do Fórum Turismo decorre a 27 de setembro e vai ser dedicada aos temas “Enoturismo” e “Nómadas Digitais”, voltando a contar com a participação de profissionais e especialistas do setor.

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A Câmara Municipal de Torres Vedras vai promover, a 27 de setembro, a 2.ª edição do Fórum Turismo, iniciativa que é dedicada aos temas “Enoturismo” e “Nómadas Digitais” e que vai voltar a contar com a participação de profissionais e especialistas do setor.

Numa nota informativa enviada à imprensa, a autarquia de Torres Vedras indica que o Fórum Turismo é “uma iniciativa de recorrência bienal integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras que tem como objetivo promover a discussão sobre temas pertinentes para a indústria do setor turístico, celebrando simultaneamente o Dia Mundial do Turismo”.

A edição deste ano arranca com a sessão de abertura oficial pelas 10h00, na qual está prevista uma intervenção de Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, seguindo-se um painel de debate sobre Enoturismo com a participação de Jorge Sampaio, presidente da direção da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, Madalena Vidigal, fundadora do site Entre Vinhas e comunicadora especializada em Enoturismo, e Madalena Lacerda, responsável pelo “Enoturismo” na Quinta da Boa Esperança.

Depois de um coffee-break, o debate retoma com o tema “Nomadismo Digital”, com as intervenções de Goncalo Hall, CEO da NomadX; Carlos Bernardo, do Estúdio Tipo-Grafia “o meu escritório é lá fora”, que vai apresentar o projeto “Work from Centro de Portugal”; Célia Gonçalves, secretária Executiva da Associação de Desenvolvimento Integrado de Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM); e Matilde Leitão, nómada Digital e cofundadora do Projeto @remote Portugal.

Pelas 12h30, decorre a sessão de encerramento do Fórum Turismo, na qual está prevista ainda uma intervenção da vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos.

Da parte da tarde, a iniciativa inclui ainda uma visita guiada pelo centro histórico da cidade de Torres Vedras, estando o ponto de encontro marcado para as 14h30, no Posto de Turismo de Torres Vedras.

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Turquia quer ser player global no turismo gastronómico

Além dos seus mais diversos atrativos turísticos, que cativam cada vez mais turistas de todo o mundo, a Turquia quer-se tornar um player global no turismo gastronómico.

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A Turquia está a arregaçar as mangas para aumentar as receitas do turismo gastronómico, que deverão atingir os 18 mil milhões de dólares até ao final do ano e 25 mil milhões de dólares até 2025. A rica cultura culinária do país pode ser uma ferramenta poderosa para atingir esta meta.

Gurkan Boztepe, presidente da Associação de Turismo Gastronómico, disse que nos últimos anos, o turismo gastronómico começou a ocupar um lugar importante na estratégia turística global do país, avançando alguns jornais locais que, o reconhecimento de Gaziantep como “Cidade da Gastronomia” pela UNESCO aumentou ainda mais o potencial de crescimento nesta área.

O responsável sublinha as cidades gastronómicas devem ser promovidas de forma mais eficaz a nível internacional, com cidades como Gaziantep, Adana, Hatay e Izmir entre os principais centros gastronómicos do país.

Segundo relatório da Agência de Desenvolvimento Ahiler, existem 34 museus gastronómicos na Turquia para promover os produtos locais no país que conta com mais de 360 ​​festivais gastronómicos.

Com o objetivo de desenvolver o turismo gastronómico, foram organizados eventos para promover a cultura culinária turca em países como Estados Unidos, China, Rússia, Espanha e Canadá.

De acordo com dados do Instituto de Estatística Turco, os alimentos e bebidas representaram 20% das receitas do turismo (23,66 mil milhões de dólares) no primeiro semestre do ano.

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