IMEX Frankfurt abriu portas esta terça-feira
Com participação de quase quatro mil compradores a IMEX Frankfurt abriu as portas esta terça-feira, dia 14 de maio. Segundo a organização, este número de compradores, expositores e reuniões anteveem crescimento para um mercado que ainda enfrenta alguns desafios pós-pandemia, como é o caso das viagens de negócios e eventos.

Publituris
FlixBus reforça oferta durante festival NOS Alive’25
CATAI deu a conhecer as novidades da programação 2025/2026 em roadshow nacional
Taxa turística “pode ser aproveitada para reduzir o ‘gap’ entre residentes e turistas”, diz Bernardo Trindade na tomada de posse da AHP
Etihad Airways e TAP Air Portugal estabelecem parceria no programa de fidelização
Portugal entre os países que lideram o turismo de bem-estar em 2025
eDreams ODIGEO e AXA Partners anunciam parceria para melhorar proteção e flexibilidade das viagens
Turismo da Tailândia e Bangkok Airways lançam campanha para dinamizar turismo na região oriental do país
IATA lança estratégia global para modernizar operações de bagagem
EUA a perder turistas internacionais, diz relatório do WTTC
Acordo entre Iberia e sindicatos para tripulantes de cabine
A IMEX é uma Feira dirigida à indústria global de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE), onde são apresentadas novas ideias para a realização de reuniões e eventos. Ao longo de três dias também têm lugar diversas conferências e seminários.
A Europa constitui a maior área da feira deste ano, seguida de perto pelos expositores asiáticos, cuja participação é agora maior do que os níveis pré-pandemia. A feira também conta com a maior representação de África – isto inclui o Ruanda, que está a celebrar 10 anos desde que o seu escritório de convenções foi lançado e apresentado pela primeira vez à indústria na IMEX Frankfurt 2014. O setor de eventos empresariais do Ruanda alcançou desde então um crescimento notável, gerando mais de 91 milhões de dólares em receitas no ano passado. O número de destinos nos EUA dobrou – mais de 20 em comparação com 10 em 2023 – também com a maior presença desde a pandemia.
Ainda no que respeita a números avançados pela organização, mais de 50 mil reuniões individuais já haviam sido agendadas antes da abertura das portas esta terça-feira. A maioria dos compradores de toda a Europa, América do Norte e Ásia estão a juntar-se à feira, com quase dois terços do setor de agências.
“O impulso empresarial que vimos na feira foi notável e é um reflexo da resiliência da nossa indústria global de eventos. Da África à Ásia, das Américas à Europa, a nossa comunidade continua a prosperar e a crescer. Ao mesmo tempo, devemos estar prontos para desempenhar o nosso papel num mundo que está a mudar rapidamente e garantir que os eventos empresariais permanecem no centro da criação de resultados transformacionais e de impacto positivo. Além das oportunidades de negócios imediatas que estão no centro da IMEX, também estamos fortemente concentrados esta semana na criação de IMPACTO para todos”, explica Carina Bauer, CEO do Grupo IMEX.
O evento deste ano apresenta tendências inovadoras, oferece oportunidades de networking incomparáveis e centra-se na gestão sustentável de eventos, sublinhando o seu tema: “Conectando Mentes, Construindo o Futuro”.
A exposição não serve apenas como um catalisador para a criação de parcerias globais, mas também como uma plataforma para discutir a dinâmica em evolução da indústria de viagens e turismo.
A IMEX Frankfurt 2024 oferece um programa robusto de sessões de formação destinadas a profissionais novos e experientes. Essas sessões cobrem uma variedade de tópicos, desde inovação digital e gestão de crises até diversidade, equidade e inclusão no espaço do evento. Palestrantes de alto nível e líderes do setor estão preparados para fornecer insights sobre os desafios atuais e o futuro do turismo e dos eventos.
A sustentabilidade é um tema central na IMEX Frankfurt este ano, com a introdução do “Pavilhão de Inovações Verdes”. Esta nova área destaca práticas e tecnologias sustentáveis que podem ser integradas em eventos e conferências para minimizar o impacto ambiental. Desde soluções de redução de resíduos até tecnologias de eficiência energética, o pavilhão oferece um vislumbre do futuro dos eventos ecológicos.
Além disso, o setor tecnológico está bem representado, com avanços na realidade virtual e aumentada que oferecem novas formas de envolver o público. O palco “Tech Hub” apresenta demonstrações de ferramentas de rede baseadas em IA, plataformas de eventos virtuais e sistemas avançados de análise de dados que aprimoram a personalização do evento e a experiência dos participantes.
A IMEX Frankfurt é conhecida pelas suas vastas oportunidades de networking. Este ano, os organizadores introduziram os “Círculos de Conexão”, pequenos grupos focados em tópicos que permitem aos participantes compartilhar ideias e promover relacionamentos profissionais. Esses círculos cobrem diversos interesses e questões do setor, proporcionando uma experiência de networking personalizada.
Com os olhos postos no futuro, a IMEX Frankfurt continua a ser um encontro fundamental para a indústria global de MICE, promovendo o crescimento, a inovação e a colaboração. O evento não é apenas uma plataforma para negócios, mas um farol para o cenário em evolução de reuniões e eventos globais, prometendo um futuro mais brilhante e mais conectado.