Abertas candidaturas para o European Green Pioneer of Smart Tourism
Lançado pela Comissão Europeia, as candidaturas para o concurso European Capital and Green Pioneer of Smart Tourism 2025 estão abertas até ao próximo dia 31 maio.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O objetivo desde concurso, segundo avança o Turismo de Portugal na sua página oficial, é distinguir cidades europeias com soluções turísticas inteligentes, inovadoras e sustentáveis.
Nesta edição, o concurso divide-se em dois prémios. O primeiro, European Capital of Smart Tourism 2025 visa reconhecer o desenvolvimento inovador gerado pelo turismo nas cidades europeias, e contribuir para aumentar a sua atratividade, promover o crescimento económico e a criação de empregos. Pretende, também, estabelecer um quadro para o intercâmbio das melhores práticas entre as cidades participantes e criar oportunidades de cooperação e novas parcerias.
Já o segundo, o European Green Pioneer of Smart Tourism 2025, que sucede o concurso European Destinations of Excellence (EDEN), recompensa os destinos com menor dimensão populacional que implementam estratégias de sucesso para impulsionar o turismo sustentável através de práticas de transição verde.
O vencedor European Capital of Smart Tourism 2025 receberá apoio especializado em comunicação e branding na promoção de seu destino nos media e online, uma escultura para o seu centro da cidade, um vídeo promocional representando o seu destino e práticas de turismo inteligente, e muitas outras ações promocionais da UE que são projetadas para aumentar o perfil da cidade e aumentar o número de visitantes.
As cidades a concurso devem apresentar, ainda segundo o Turismo de Portugal, boas práticas nas seguintes categorias: Sustentabilidade; Acessibilidade; Digitalização; e Património cultural e criatividade.