Depois das greves, Lufthansa e Verdi chegam a acordo
As conversações entre a Lufthansa e o sindicato Verdi trouxeram um novo acordo coletivo de trabalho para o pessoal de terra, incluindo um aumento substancial dos salários, compensação da inflação, suplemento de férias, pacote para estagiários, entre outros.

Publituris
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
A Lufthansa e o sindicato Verdi chegaram a acordo sobre um novo acordo coletivo de salários para os cerca de 20.000 trabalhadores de terra da Deutsche Lufthansa, Lufthansa Technik, Lufthansa Cargo e outras empresas. O acordo salarial inclui aumentos salariais de cerca de 12,5% em duas fases, que afetam desproporcionadamente os grupos de rendimentos mais baixos e médios. A Lufthansa e a Verdi chegaram assim a um acordo no âmbito do processo de arbitragem com o ministro Presidente da Turíngia, Bodo Ramelow, e Frank-Jürgen Weise, antigo diretor da Agência Federal de Emprego, resolvendo o litígio salarial que se arrastava desde o início do ano.
O novo acordo prevê, com efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2024, um aumento da remuneração em 7% (mas, no mínimo, 280 euros), e, a partir de 1 de março de 2025, um aumento da remuneração num montante de base de 150 euros mais 2% (correspondente a um aumento total médio superior a 5%).
No que toca às medidas para mitigar os efeitos da inflação, existirá um pagamento de prémios de compensação da inflação num total de 3.000 euros líquidos, indicando-se que 2.000 euros serão pagos o mais rapidamente possível e os restantes 1.000 euros até novembro de 2024.
Outras medidas abrangidas pelo novo acordo dão conta de uma harmonização das condições de trabalho no Leste e Oeste da Alemanha, introdução de um subsídio de turno de 3,6%, horário de trabalho flexível até 40 horas para a Deutsche Lufthansa, aumento do suplemento de subsídio de férias em 150 euros a partir de 2025, aumento do subsídio de bilhetes para a Alemanha para 30 euros, bem como um pacote alargado para estagiários.