Os melhores e piores aeroportos na Europa em termos de pontualidade
A BestBrokers fez as contas com base nas estatísticas mais recentes da OAG, e descobriu que o aeroporto menos pontual fica em Frankfurt (Alemanha) e o mais pontual está em Malta.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A procura de viagens aéreas disparou em 2023, especialmente durante o verão, o que levou a aeroportos apertados, espaço aéreo lotado e aumento de perturbações nos voos. Esta é a conclusão da BestBrokers, que compilou as estatísticas da OAG e indica quais os piores e melhores aeroportos na Europa.
Ao contrário da perceção de que a nação alemã é sempre pontual, o Aeroporto Internacional de Frankfurt é classificado como o pior aeroporto da Europa. Apenas 39,27% de todas as saídas, em 2023, foram pontuais. Além disso, o Aeroporto Internacional de Munique ocupa o 7.º lugar com 48,09% de saídas pontuais. As greves de funcionários e as ações industriais na Alemanha começaram em janeiro e continuaram até março, resultando no cancelamento de milhares de voos e no caos nos aeroportos. Em agosto, fortes chuvas causadas pela tempestade Hans desviaram dezenas de aviões e atrasaram centenas de partidas por alguns dias. Seguiu-se um inverno rigoroso, trazendo consigo outra série de cancelamentos de voos.
O Reino Unido, a França e a Bélgica também têm duas entradas cada na nossa lista dos 10 piores aeroportos da Europa. Estes países foram afetados por atrasos horríveis, milhares de cancelamentos e sobrecarga de voos. A principal razão é semelhante a muitos outros países europeus: greves laborais. A escassez de pessoal também está a tornar-se uma preocupação crescente para as empresas do setor da aviação em toda a Europa.
Já no que toca aos aeroportos com melhor pontualidade, com 90,59% de partidas pontuais no ano passado, o Aeroporto Internacional de Malta é o melhor aeroporto da Europa em termos de pontualidade. Malta e o seu único aeroporto perto de Valletta conseguiram ultrapassar as estatísticas de tráfego aéreo de 2019 com 7,8 milhões de passageiros em 2023. Este número representa um crescimento de 6,7% em 2023 em comparação com os níveis pré-pandemia e resulta de um aumento contínuo no número de turistas.
O Aeroporto Chopin de Varsóvia, na Polônia, ocupa o segundo lugar na lista, com 86,57% das partidas pontuais, tendo registado um tráfego de quase 18,5 milhões de passageiros em 2023, ficando apenas 2% abaixo dos melhores números de todos os tempos relatados em 2019. Como o aeroporto opera na sua capacidade total quase todos os anos, o Centralny Port Komunikacyjny, na Polônia revelou planos para um novo ‘mega aeroporto’ num valor que poderá ascender a mais de oito mil milhões de euros a ser construído até 2028.
Apesar de ter dois dos piores aeroportos da Europa em 2023, a Alemanha também entrou na lista dos três melhores do ano passado. O Aeroporto de Stuttgart ocupa o terceiro lugar, com 85,54% de todas as partidas em 2023 sendo pontuais. Embora tenha visto uma boa parcela de greves de funcionários no ano passado, o aeroporto recuperou e terminou bem o ano, agregando novas rotas com grande procura por parte do público, como Dubai e Manchester. O aeroporto também está a colaborar com a Aurrigo International para introduzir veículos autónomos para movimentação de carga, o que reduzirá as emissões e melhorará a eficiência geral.
Outros aeroportos com bom desempenho incluem o Aeroporto de Dublin, o Aeroporto Tenerife Norte-Ciudad de La Laguna e três aeroportos na Noruega; em Oslo, Bergen e Trondheim.