Rede Global de Geoparques lançou novo programa turístico na BTL
A Rede Global de Geoparques lançou, durante a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, um novo programa turístico, denominado Portugal na Rota dos Geoparques e que vai “percorrer os Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses”.

Publituris
easyJet assinala aniversário de base no Porto e revela que já transportou 23,4 milhões de passageiros
CONCURSO INTERNACIONAL N.º 20250501352 Construção de stands da O.N.T.T. em feiras e exposições turísticas no estrangeiro para os anos 2025-2026
ARPTA reforça promoção junto do mercado espanhol
Comboio Histórico do Douro regressa a 7 de junho para nova temporada
“A história da APAVT confunde-se com a história do turismo em Portugal”, admite Pedro Costa Ferreira
Dubai reforça estatuto de destino gastronómico com mais e novas estrelas Michelin
APHORT alerta que hotéis portugueses podem pedir compensação à Booking em ação coletiva europeia
Seaventy investe em Inteligência Artificial para duplicar volume de negócio
Inglaterra, Escócia e Irlanda são os novos destinos TourTailors
Summer Party do Consolidador.com este ano em Lisboa e no Porto
A Rede Global de Geoparques lançou, durante a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, um novo programa turístico, denominado Portugal na Rota dos Geoparques, que vai “percorrer os Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses”.
Lançado pelos Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses, com o apoio do Turismo de Portugal, este programa pretende “promover Portugal através dos territórios com a chancela Geoparque Mundial da UNESCO”, destacando o património natural e cultural, e comunicando os valores turísticos dos territórios como um todo, com destaque para a visita a pontos de interesse geológico e paisagístico de cada Geoparque, mas também para as experiências gastronómicas únicas e o contacto com as gentes e tradições destes territórios.
O Portugal na Rota dos Geoparques envolve, numa primeira fase, os cinco Geoparques Mundiais da UNESCO em Portugal Continental, prevendo-se que, posteriomente, seja também desenhado um programa turístico exclusivo para o Geoparque Açores, e vai ser comercializado pela agência de viagens Oestetur, sediada nas Caldas da Rainha.
“Sendo um circuito de tudo incluído de 8 dias e 7 noites, inclui 8 almoços e 7 jantares em restaurantes locais, a visita a mais de 25 geossítios, mais de 10 museus e centros interpretativos e diversas experiências, como workshops e passeios de barco. O programa de atividades é da responsabilidade da Oestetur”, indica a Rede Global de Geoparques, em comunicado.
Apesar de se destinar essencialmente ao público estrangeiro, este programa “é igualmente aliciante para o público nacional, uma vez que apresenta Portugal da perspectiva da diversidade do património e da cultura dos geoparques”, considera Lídia Leal, da Oestetur.
Já Daniela Rocha, coordenadora Executiva do Arouca Geopark e representante dos Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses, defende que “este programa turístico é uma oportunidade para divulgar e promover estes territórios, mas também os seus produtos, gastronomia e parceiros, mostrando a riqueza e genuinidade do património nacional”.
O programa foi lançado a 28 de fevereiro, durante a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, numa apresentação que contou com a presença de Teresa Ferreira, diretora do Departamento de Dinamização de Recursos do Turismo de Portugal; Artur Sá, membro do Conselho Executivo da Rede Global de Geoparques e coordenador da Cátedra UNESCO de Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis; assim como de equipas técnicas e científicas dos Geoparques portugueses e de parceiros nacionais e estrangeiros.