OMT muda de designação para reafirmar estatuto de agência especializada das Nações Unidas para o turismo
A Organização Mundial do Turismo (OMT) mudou de designação, passando agora a ser conhecido como ONU Turismo, numa mudança que, indica a agência em comunicado, visa reafirmar o seu “estatuto de agência especializada das Nações Unidas para o turismo”.
Publituris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
A Organização Mundial do Turismo (OMT) mudou de designação, passando agora a ser conhecido como ONU Turismo, numa mudança que, indica a agência em comunicado, visa reafirmar o seu “estatuto de agência especializada das Nações Unidas para o turismo”.
A mudança foi comunicado esta quarta-feira, 24 de janeiro, e resulta do trabalho da Interbrand, a agência líder global de branding, que, segundo a OMT, conseguiu traduzir “com sucesso a visão renovada da Organização para o turismo numa nova identidade visual e narrativa de marca”.
“Foi meticulosamente elaborada uma nova narrativa de marca, que se alinha perfeitamente com a missão central e as prioridades do Turismo da ONU. Esta narrativa gira em torno de três mensagens principais: a ONU como organização altruísta global, a noção de conectar humanos em todo o mundo e o conceito de proatividade e movimento”, explica a OMT, em comunicado.
Além de se afastar das siglas, até porque em inglês a agência também era conhecida pela sigla UNWTO, a OMT pretende adoptar “uma postura mais acessível” e que capitaliza os seus pontos fortes, uma vez que passa a juntar o nome da organização, a ONU, que é entendida como uma autoridade, com a palavra Turismo, que é visto como “um conceito simples e compreensível para todos”.
“Esta mudança foi endossada pelos membros da Organização, destacando o seu apoio à profunda transformação e reinvenção do Turismo da ONU nos últimos anos, à medida que se tornou mais ágil, visível e cada vez mais próximo dos seus Estados-Membros”, explica a OMT.
Borja Borrero, diretor Executivo da Interbrand, explica que “a transição da OMT para ONU Turismo marca uma nova fase significativa para a organização”, até porque a nova designação traz, segundo o responsável, “simplicidade, maior compreensão, melhor legibilidade e memorização”.
“Serve também para esclarecer a esfera de influência da agência na indústria global do turismo. Os novos elementos da marca são os alicerces de uma imagem distinta e proprietária – que é direta, identificável e relevante para diversos públicos”, acrescenta Borja Borrero.
Segundo Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, “o setor do turismo, tal como muitos outros setores, precisa de se transformar para servir como um catalisador para a prosperidade à escala universal”.
A mudança passou também pela reorganização do discurso visual da OMT, na qual o novo slogan “Aproximando o mundo” inspira o conceito de uma Pangeia que molda uma figura humana em ação.
“Esta evolução drástica dos antigos símbolos do globo reflete o ênfase da Organização na natureza dinâmica do turismo e em colocar as pessoas em primeiro lugar”, explica ainda a OMT.
Com esta mudança, todo o sistema visual da OMT passou a ter por base “uma grade de coordenadas geográficas destinada a ajudar as pessoas a navegar pelos pontos de contato da marca”, tanto a nível offline como online, nomeadamente eventos, site, reportagens, social media, canais e campanhas.
“Este sistema desbloqueia um rico universo de elementos, incluindo imagens, fontes, cores e pictogramas, todos projetados para personalizar campanhas, eventos, posts e vídeos em redes sociais”, refere também a OMT, indicando que a “nova marca será implementada gradualmente” ao longo dos próximos meses, começando pelos canais digitais e boletins informativos, aos quais se seguem os espaços físicos da OMT, nomeadamente escritórios e eventos, relatórios e material de escritório.