TAP, easyJet e Aeroporto de Lisboa tiveram o pior desempenho de pontualidade em Portugal em 2023, diz AirHelp
A TAP e a easyJet foram as companhias aéreas que operam em Portugal que pior desempenho de pontualidade apresentaram no ano passado, avança a AirHelp, que acrescenta ainda o Aeroporto de Lisboa como outro dos piores exemplos nacionais no que à pontualidade dos voos diz respeito.
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A TAP e a easyJet foram as companhias aéreas que operam em Portugal que pior desempenho em termos de pontualidade apresentaram no ano passado, avança a AirHelp, que acrescenta ainda o Aeroporto de Lisboa como outro dos piores exemplos a nível nacional no que à pontualidade dos voos diz respeito.
De acordo com a empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, que publicou recentemente o “AirHelp Score 2023”, que analisou o desempenho de 83 companhias aéreas, apesar da TAP, Transavia e easyJet terem sido consideradas as melhores companhias aéreas a operar em Portugal, numa avaliação que teve em conta a pontualidade, mas também fatores como as avaliações dos utilizadores e a gestão de reclamações, estas não foram as companhias aéreas mais pontuais.
“Se analisarmos apenas o parâmetro da pontualidade, verificamos que as companhias aéreas sofrem alguma alteração com a Eurowings, a JET2 e a Iberia a ficarem no TOP 3”, explica a AirHelp.
No caso da Eurowings, companhia aérea do Grupo Lufthansa, a AirHelp desvenda que, apesar de ter ficado em segundo lugar no ranking internacional, operou em Portugal mais de dois mil voos transportando mais de 320 mil passageiro, registando uma pontualidade de 93%.
Já a JET2, que transportou mais de três mil passageiros em mais de 550 mil voos, apresentou uma pontualidade de 81%, enquanto a Iberia, que transportou mais de 500 mil passageiros em 3,5 mil voos, registou uma pontualidade de 79%.
A AirHelp destaca ainda o quatro classificado deste ranking, posição em que se encontra a Ryanair e que, além de registar 72% de pontualidade nos seus voos, foi “a segunda companhia aérea mais popular entre os portugueses, tendo transportado mais de 5,5 milhões de passageiros e operado 34 mil voos”.
A TAP, por sua vez, foi a “pior companhia aérea no que à pontualidade diz respeito”, com a AirHelp a constatar que, “apesar dos dados de desempenho não serem os melhores, é a companhia aérea que os portugueses privilegiam com mais voos operados e mais passageiros transportados em 2023”.
“A TAP transportou 10 milhões de pessoas e operou 70 mil voos, no entanto, apenas 59% dos voos foi pontual”, indica a AirHelp, que coloca a easyJet em segundo lugar, com cinco milhões de passageiros, 32 mil voos e apenas 56% das ligações aéreas a cumprirem o seu horário de saída.
A análise da AirHelp chegou ainda aos aeroportos nacionais e, neste ponto, não houve grandes mudanças, com a empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos a explicar que o Aeroporto do Porto continuou a liderar este ranking, seguido do Aeroporto de Faro, enquanto o Aeroporto de Lisboa, por sua vez, foi “considerado o aeroporto nacional menos pontual”.
No Aeroporto do Porto, por onde passaram sete milhões de passageiros em 46 mil voos, a pontualidade foi de 73%, enquanto em Faro, que contabilizou mais de quatro milhões de passageiros e 27 mil voos, atingiu os 72%, o mesmo índice que foi alcançado ainda pelo Aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, Açores, que contou mais de seis mil voos e mais de 500 mil passageiros.
Já Lisboa, apesar de se tratar do maior aeroporto do país, viu a pontualidade dos seus mais de 100 mil voos, por onde passaram mais de 16 milhões de passageiros, ficar-se pelos 55%.
“O Aeroporto do Porto, sem grandes surpresas, dado que tem vindo a manter a sua posição, é o aeroporto que se mantem no topo da lista com 73% dos voos a partir a horas. Por outro lado, o Aeroporto de Lisboa também se mantem como o aeroporto menos pontual. Este aeroporto situado na capital portuguesa recebeu mais de 16 milhões de passageiros e é o aeroporto com maior tráfego no país”, nota ainda a AirHelp.
Certo é que Portugal foi, no ano passado, o terceiro pior país da Europa em termos de pontualidade, com a AirHelp a revelar que, em 2023, mais de 80 mil voos à partida de território nacional sofreram algum tipo de perturbação, o que afetou 36% dos mais de 32 milhões de passageiros que viajaram a partir de Portugal no ano passado.