Espanha encerra 2023 com mais turistas internacionais que antes da pandemia
No ano passado, Espanha superou os 84 milhões de turistas internacionais, número que traduz um crescimento de 19% face ao ano anterior e de 1% em comparação com 2019, segundo o Ministério da Indústria e Turismo espanhol.
Publituris
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Encontro sobre Turismo Arqueológico dia 30 de novembro em Braga
Comboio Histórico do Vouga veste-se de Natal e promete espalhar magia
Em 2023, Espanha superou os 84 milhões de turistas internacionais, número que traduz um crescimento de 19% face ao ano anterior e de 1% em comparação com 2019, o último ano antes da pandemia, avança o Hosteltur, que cita dados do Ministério de Indústria e Turismo espanhol.
Apesar de serem ainda estimativas, que têm por base os dados estatísticos de novembro e previsões do ministério espanhol, o certo é que Espanha estima ter vivido um ano recorde no que ao turistas estrangeiro diz respeito.
Segundo Jordi Hereu, ministro espanhol da Indústria e Turismo, os dados mostram que 2023 foi “um ano recorde”, em que “se superaram os níveis” pré-Covid, pelo que o último ano antes da pandemia deixa de ser referência para o turismo espanhol.
O governante espanhol falou também sobre a subida do emprego associado ao turismo, que cresceu 5,4% no último ano, somando agora mais de 2,5 milhões de pessoas empregadas, o que representa 12,5% do total de pessoas empregadas em Espanha.
“Espanha conseguiu reduzir a sazonalidade e aumentar os salários, o que prova que, no turismo, como em muitos outros setores, está a acontecer esse círculo virtuoso porque estamos a gerar riqueza económica à medida que ampliamos os direitos dos trabalhadores”, acrescentou Jordi Hereu.
As previsões para 2024 seguem em linha com o ano passado, com a Turespaña a prever que, no primeiro trimestre do ano, o número de turistas supere em 10,8% o registado em igual período de 2023, num total de 23 milhões de viagens, enquanto os gastos turísticos devem aumentar 18,5%, atingindo os cerca de 30 milhões de euros até abril.
Devemos continuar a impulsar e cuidar do setor turístico, um dos pilares da nossa economia, com políticas que o tornem mais sustentável, mais justo para os trabalhadores, os territórios e os cidadãos, e uma vez atraente para os visitantes durante todo o ano”, afirmou ainda o governante.