Espanha encerra 2023 com mais turistas internacionais que antes da pandemia
No ano passado, Espanha superou os 84 milhões de turistas internacionais, número que traduz um crescimento de 19% face ao ano anterior e de 1% em comparação com 2019, segundo o Ministério da Indústria e Turismo espanhol.

Publituris
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Em 2023, Espanha superou os 84 milhões de turistas internacionais, número que traduz um crescimento de 19% face ao ano anterior e de 1% em comparação com 2019, o último ano antes da pandemia, avança o Hosteltur, que cita dados do Ministério de Indústria e Turismo espanhol.
Apesar de serem ainda estimativas, que têm por base os dados estatísticos de novembro e previsões do ministério espanhol, o certo é que Espanha estima ter vivido um ano recorde no que ao turistas estrangeiro diz respeito.
Segundo Jordi Hereu, ministro espanhol da Indústria e Turismo, os dados mostram que 2023 foi “um ano recorde”, em que “se superaram os níveis” pré-Covid, pelo que o último ano antes da pandemia deixa de ser referência para o turismo espanhol.
O governante espanhol falou também sobre a subida do emprego associado ao turismo, que cresceu 5,4% no último ano, somando agora mais de 2,5 milhões de pessoas empregadas, o que representa 12,5% do total de pessoas empregadas em Espanha.
“Espanha conseguiu reduzir a sazonalidade e aumentar os salários, o que prova que, no turismo, como em muitos outros setores, está a acontecer esse círculo virtuoso porque estamos a gerar riqueza económica à medida que ampliamos os direitos dos trabalhadores”, acrescentou Jordi Hereu.
As previsões para 2024 seguem em linha com o ano passado, com a Turespaña a prever que, no primeiro trimestre do ano, o número de turistas supere em 10,8% o registado em igual período de 2023, num total de 23 milhões de viagens, enquanto os gastos turísticos devem aumentar 18,5%, atingindo os cerca de 30 milhões de euros até abril.
Devemos continuar a impulsar e cuidar do setor turístico, um dos pilares da nossa economia, com políticas que o tornem mais sustentável, mais justo para os trabalhadores, os territórios e os cidadãos, e uma vez atraente para os visitantes durante todo o ano”, afirmou ainda o governante.