Cabo Verde é o país convidado da BTL 2024
Para o ministro cabo-verdiano do Turismo e Transportes, Carlos Santos, trata-se de “um reconhecimento pelo trabalho que o Governo de Cabo Verde tem levado a cabo, desde 2016, em prol do desenvolvimento e melhoria do destino”, enquanto Dália Palma, gestora da BTL, lembra que “é um destino muito especial para os viajantes portugueses”.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Cabo Verde é o destino internacional convidado da edição 2024 da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa, que irá decorrer de 28 de fevereiro a 3 de março na FIL – Parque das Nações, anunciou a organização.
A designação de Cabo Verde, por parte da BTL, como destino internacional convidado é, para o ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, “um reconhecimento pelo trabalho que o Governo de Cabo Verde tem levado a cabo, desde 2016, em prol do desenvolvimento e melhoria do destino. Primeiro, elegendo o turismo como motor de desenvolvimento do país e eixo catalisador e indutor de toda a atividade económica. Segundo, fazendo do turismo o instrumento primordial na redução da pobreza, através da criação de emprego e da maximização do impacto dos efeitos positivos, via um crescimento virtuoso e sustentável, em prol da população e das comunidades, sobretudo para jovens e mulheres”.
O governante assegura que “este vai ser um ano de grandes conquistas para o turismo de Cabo Verde. Para já, com a apresentação da nova marca Cabo Verde, visando uma comunicação mais direcionada para a diversificação do produto e do mercado, reflexo de uma estratégia bem definida baseada numa planificação que projeta o país como uma plataforma de serviços”.
Por outro lado, destacou que “estão a criar-se condições para que o turismo tenha o âmbito territorial a nível de todas as ilhas e encontre no ambiente, na cultura e na história os ingredientes principais da formação dos produtos”.
Carlos Santos reconhece que “o país está a atravessar um dos seus melhores momentos de sempre. No ano que acaba de terminar, 2023, de acordo com os dados até ao momento estimados, Cabo Verde recebeu mais de 900 mil turistas, superando em cerca 12% os números de 2019. E a expectativa para 2024 é de um contínuo crescimento”.
Assim, afirma que a presença de Cabo Verde na BTL, enquanto país convidado “é, com certeza, o cenário ideal e ímpar para dar a conhecer o destino turístico, as suas gentes, as suas paisagens, a sua cultura e o património histórico que as ilhas apresentam”.
Por sua vez, Dália Palma, gestora da Bolsa de Turismo de Lisboa destaca que Cabo Verde “é um destino muito especial para os viajantes portugueses. Recebê-lo como destino internacional convidado na BTL 2024 é uma forma de celebrar a ligação próxima e duradoura entre os nossos dois mercados”.
A gestora da Feira garante que, a Cabo Verde, a BTL “oferece uma plataforma de destaque para desenvolver sinergias comerciais com vários players do turismo português, mas também um espaço privilegiado para promover as novidades do destino e contactar diretamente com o consumidor”, até porque há muito por descobrir em Cabo Verde, e “estamos certos de que o regresso do arquipélago à BTL, numa posição de destaque, será uma forma de fortalecer a nossa proposta de valor para os profissionais do turismo e para os consumidores”.
A nota da organização da BTL indica que Cabo Verde é um destino turístico com crescente visibilidade, que atrai visitantes do mundo inteiro. As praias do arquipélago são verdadeiros cartões-postais, oferecendo, além do clima de descontração, condições ideais para a prática de desportos aquáticos. Pelas ruas ecoam os sons da morna e do funaná, manifestações da herança cultural de Cabo Verde que se encontra presente em cada canto. A cultura também se serve à mesa – e a culinária cabo-verdiana é uma fusão de sabores africanos, portugueses e crioulos, com pratos tradicionais a conquistarem paladares.
Ainda segundo o comunicado, o arquipélago tem muito para descobrir, desde as paisagens imponentes, aos trilhos e vulcões adormecidos que convidam à exploração. As diferentes ilhas têm uma personalidade própria, desde a agitação de Santiago à tranquilidade de Santo Antão. Oferecendo atrativos turísticos diferenciados em cada ilha do arquipélago, Cabo Verde tem ganhado destaque no panorama internacional através de uma estratégia de promoção atualizada e competitiva.
A ligação cultural pela lusofonia é um dos elementos distintivos e que torna Cabo Verde cada vez mais atrativo para os portugueses. A língua comum, os laços históricos e culturais estreitos fazem com que os visitantes se sintam em casa, criando uma ligação única com o destino.
A proximidade geográfica aliada à facilidade de acesso, com voos diretos regulares, torna Cabo Verde uma escolha ainda mais atrativa para os viajantes portugueses que desejam explorar novos horizontes em busca de lazer, mas também para os visitantes em negócio e do segmento VFR (visiting friends and relatives). A paisagem exótica não é apenas um convite ao relaxamento, mas também um ambiente propício para o desenvolvimento de oportunidades comerciais. Cabo Verde é ainda casa dos que procuram explorar as suas raízes, revisitar família e amigos e fortalecer os laços afetivos. Um país irmão que se encontra a apenas quatro horas de viagem, lembram ainda os organizadores da BTL.
De acordo com os dados do INE cabo-verdiano, Portugal representa o segundo maior mercado emissor de turistas para Cabo Verde, totalizando 12,2% das entradas e 12,3% das dormidas no segundo trimestre de 2023.