Nordeste do Brasil capta cada vez mais turistas portugueses
De entre os turistas estrangeiros que chegam ao Nordeste do Brasil, os portugueses estão na linha da frente entre os europeus, e isto deve-se às ligações diretas com Portugal, mas também à motivação sol e praia todo o ano.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O jornal do Nordeste do Brasil publicou que o Ceará continua a ser a principal preferência dos europeus que se destinam ao Nordeste brasileiro.De acordo com dados do Ministério da Justiça, de janeiro a setembro deste ano, foram 34,3 mil europeus no Estado. Portugal é o principal emissor de turistas para o Ceará com 9,5 mil visitantes no período.
Em seguida, aparecem os franceses (7,2 mil), italianos (6,9 mil) e espanhóis (3,02 mil). Completam a lista Alemanha, Suíça, Países Baixos e Reino Unido. Além dos europeus, o Ceará recebeu ainda norte-americanos (4,9 mil) e argentinos (2,3 mil).
O total dos turistas das 10 mais nacionalidades que chegaram ao Ceará por via aérea direta internacional somam 41.670. O número representa 89,7% de todas as nacionalidades estrangeiras que chegaram ao estado por voos internacionais diretos (46.431) no mesmo período.
Na Bahia, diz a mesma publicação, segundo estado a mais receber europeus, são igualmente oito países do velho continente entre os 10 maiores emissores, totalizando 26.026. O total de turistas entre os 10 maiores emissores é de 54.244 (via aérea internacional direta), 90% do total de turistas estrangeiros nos nove primeiros meses de 2023, que foi de 57.590. A Bahia é, portanto, o estado que mais recebeu turistas estrangeiros do Nordeste.
Na Bahia, chama atenção que, nas duas nacionalidades emissoras americanas (Argentina e Uruguai), o total de turistas recebidos, 28.218, é maior que todo o quantitativo de europeus recebidos nos nove primeiros meses de 2023: 26.026. Como no levantamento de 2022, os argentinos continuam líderes com muita folga em relação às outras nacionalidades.
Pernambuco vem em terceiro lugar no ranking de recetor de europeus, com 16,6 mil visitantes de sete nacionalidades diferentes. Uruguaios, norte-americanos e argentinos são praticamente o mesmo número de europeus que chegam por via aérea a esse estado nordestino do Brasil. Nesse período, o total de estrangeiros que chegaram por via aérea em voo direto a Pernambuco foi de 35.545.
No Rio Grande do Norte, os europeus de nove países totalizam 9,6 mil turistas, entre 3.624 argentinos, mais que o Ceará inclusive. Refira-se que, para a alta estação de Natal, estão previstas frequências diárias de Lisboa, em que em alguns dias o voo se estende até Maceió.
O estado recebeu ao todo 14.014 turistas estrangeiros nos nove primeiros meses de 2023. Assim, 13.224 dos 10 maiores países emissores são mais de 94% do total.
Alagoas vem logo atrás na atração de europeus: são 1.676. O estado também recebe mais turistas das Américas do que da Europa. Os alagoanos conseguem atrair ainda mais argentinos que o Ceará, que possui histórico de voos diretos para Buenos Aires desde 2014.
A não esquecer que Alagoas tem investido muito na divulgação na Europa para atrair mais turistas, tendo passado a ter voos TAP de Lisboa desde 2020, o que tem vindo a consolidar-se, refere o jornal.