Reservas na Europa mantêm-se na mira dos portugueses em 2024, estima a eDreams ODIGEO
A eDreams ODIGEO concluiu, em recente estudo, que as reservas dentro do continente europeu parecem manter-se na mira dos viajantes portugueses, sendo Paris, Funchal, Barcelona e Amesterdão os destinos que já registam maior volume para 2024.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A empresa revela que, como aconteceu no ano passado, por esta altura, os destinos que os portugueses mais têm pesquisado para viajar no próximo ano são Paris, São Paulo, Londres, Rio de Janeiro e Nova Iorque, indicando um desejo por viagens de longa distância.
No entanto, em 2023 os portugueses deram preferência a destinos próximos e viagens de curta duração, e as estimativas da eDreams ODIGEO apontam que, em 2024, as reservas dentro do continente europeu vão manter-se na mira dos viajantes portugueses.
Uma vez mais, Paris foi o destino favorito dos portugueses, seguido de Madrid e Londres, enquanto, Lisboa está entre os 10 destinos preferidos dos viajantes a nível global em 2023, e também entre os 10 destinos que registam mais reservas para o próximo ano.
As tendências mais destacadas do ano são as viagens a solo, o wellness, a influência das redes sociais na escolha dos destinos e as viagens para locais onde filmes e séries famosos foram gravados.
A eDreams ODIGEO, plataforma de subscrição de viagens e de e-commerce, acaba de publicar o seu estudo anual “A Year in Travel 2023”, que oferece uma visão geral das preferências e comportamentos dos viajantes durante este ano e prevê algumas das principais tendências que vão marcar o próximo.
Entre as cidades que os portugueses mais pesquisaram para visitar este ano, encontram-se Paris, Londres, Funchal, Barcelona e Madrid, o que permite perceber que acabaram por viajar maioritariamente para os locais em que inicialmente pensaram.
Por outro lado, os destinos cujo volume de viagens mais cresceu em 2023 face ao ano passado, em termos de reservas efetuadas, foram Bilbau (45%), Málaga (45%) e Palma de Maiorca (31%), todos eles em Espanha. Globalmente, os destinos que registaram um maior crescimento das reservas em comparação com 2022 foram também Bilbau (54%); Bangkok, na Tailândia (49%); Las Vegas, nos EUA (28%); e ainda Casablanca, em Marrocos (27%).
A eDreams ODIGEO olhou também para os hábitos de viagem dos portugueses em 2023, nomeadamente a duração das suas estadias, a antecedência com que efetuaram reservas e a distância das viagens realizadas.
Tal como nos dois anos anteriores, aponta, os portugueses continuam a dar grande preferência a viagens curtas, de 3-4 dias (41%). Seguem-se as estadias de duração média, entre 7-13 dias (19%) ou 5-6 dias (17%), e apenas uma minoria escolheu realizar viagens mais longas do que duas semanas – 14-20 dias (4%) ou mais de 21 dias (4%).
No que toca às reservas, a maioria (62%) dos inquiridos marca as suas viagens com cerca de um mês de antecedência.
A eDreams ODIGEO pôde ainda perceber que os portugueses voltaram a preferir viagens na Europa (78%) do que viagens dentro do próprio país (15%) ou para fora do continente europeu (7%). Apesar de a diferença ser muito ligeira (14% em 2022 versus 15% em 2023), observou-se um aumento das viagens nacionais.