Ryanair compra 500 toneladas de SAF à OMV
Com o objetivo de atingir a utilização de 12,5% de SAF até 2030, a Ryanair estabeleceu uma parceria com a OMV, comprando 500 toneladas de combustível sustentável.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Ryanair, comprou, recentemente, 500 toneladas de combustível de aviação sustentável (SAF) à OMV, a empresa internacional integrada de petróleo, gás e produtos químicos. Este acordo irá poupar mais de 1.250 toneladas em emissões de CO2 (equivalente a cerca de 100 voos da Ryanair de Dublin para Viena).
Esta compra surge na sequência do acordo MoU celebrado entre as empresas no ano passado, proporcionando à Ryanair acesso único para adquirir até 160.000 toneladas métricas de SAF da OMV até 2030.
O anúncio demonstra, segundo a Ryanair, “o compromisso contínuo com a meta de utilização de SAF de 12,5% até 2030, bem como a ambição da companhia aérea e da OMV de atingir zero emissões líquidas até 2050”.
A Ryanair já avançou significativamente nestes compromissos através da parceria com o Trinity College Dublin para abrir o Ryanair Centro de Pesquisa de Aviação Sustentável, investindo 22 mil milhões de dólares (perto de 21 mil milhões de euros) na frota ‘Gamechanger’, que reduz as emissões de CO2 em 16% e um investimento adicional de 40 mil milhões de dólares (cerca de 38 mil milhões de euros) em 300 aeronaves Boeing 737 MAX-10, que reduzem as emissões de CO2 em 20%, transportando 21% mais passageiros.
A OMV também está a implementar inúmeras medidas para alcançar os seus ambiciosos objetivos estratégicos de sustentabilidade, sendo a SAF um contribuidor essencial para esta transformação. É ambição da OMV tornar-se um líder regional no fornecimento de SAF.
Steven Fitzgerald, Chefe de Sustentabilidade da Ryanair, salienta que o SAF “desempenha um papel fundamental na nossa estratégia de descarbonização Pathway to Net Zero, na qual nos comprometemos a aumentar a nossa utilização de SAF nos próximos anos – um compromisso de que este acordo com a OMV ajudará a avançar ainda mais. A OMV é um parceiro fundamental da Ryanair na Áustria, Alemanha e Roménia e esperamos fazer crescer esta parceria como o maior grupo de companhias aéreas da Europa.”
Já Martijn van Koten, vice-presidente executivo de combustíveis e matérias-primas da OMV, refere que a empresa está a construir “um negócio crescente para Combustível de Aviação Sustentável para apoiar a jornada da indústria em direção a um futuro mais sustentável”. Relativamente à parceria com a Ryanair, van Koten conclui que esta “permite a ambas as empresas aproveitar a sua experiência na promoção da utilização do SAF. Isto facilita a transição para a aplicação de formas de energia mais sustentáveis e ajuda a reduzir o impacto climático da aviação.”