Festival Nacional de Gastronomia regressa a Santarém com o tema “tradição com sabor a futuro’
Gastronomia, artesanato e diversos momentos de animação são alguns dos destaques da 42.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que decorre entre 27 de outubro e 5 de novembro sob o mote “Tradição com Sabor a Futuro”.

Publituris
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
Esta edição do Festival de Gastronomia de Santarém pretende preservar e celebrar as tradições culinárias e gastronómicas do país, aliadas à inovação e modernidade na cozinha.
Inserido no programa Santarém Capital da Gastronomia e com a curadoria do chef Rodrigo Castelo, embaixador para a gastronomia de Santarém, o festival, que decorre de 27 de outubro a 5 de novembro na Casa do Campino, é considerado o evento gastronómico de maior representatividade nacional, estando inclusive representadas todas as regiões turísticas do país.
Trinta produtores agroalimentares, 20 doçarias, 18 stands comerciais e institucionais, 30 artesãos, oito restaurantes permanentes, diversas demonstrações gastronómicas, a presença de nove regiões de vinhos, a Praça Confagri, uma zona dedicada ao vinho (AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho), duas cozinhas para demonstrações gastronómicas, espaço de petiscos com chefs de renome e uma área de banquetes com conceituados chefs compõem a Casa do Campino que vai acolher mais uma edição deste festival.
O município apresentou um conjunto de iniciativas que vão permitir a consolidação do evento e a capacidade de atração de novos públicos. Destaque para a apresentação da Carta Gastronómica para o Concelho de Santarém, um documento estratégico para alavancar novas gastronomias que ‘bebam’ na fonte da tradição gastronómica do concelho; a qualificação das estruturas com um layout e condições de acolhimento premium para os visitantes; ações de formação promovidas pela AHRESP; um seminário promovido pela Escola Profissional do Vale do Tejo; experiências Gastronómicas de vanguarda com os mais conceituados chefes portugueses em jantares premium; duas zonas dedicadas à restauração com conceitos distintos que cruzam tradição e modernidade, uma zona com quatro restaurantes em que consagrados chefes de cozinha apresentam um novo olhar sobre a gastronomia portuguesa e outra onde voltam a apresentar-se alguns dos mais icónicos restaurantes de base tradicional do nosso país.
Reforço, ainda, para a presença de um elevado número de municípios (cerca de 47) com diversos produtores e expositores de vinho numa parceria com a AMPV, reforçando no festival uma componente indissociável da gastronomia e promovendo diversas mostras.
Refira-se que, no dia 30 de outubro, terá lugar a apresentação da proposta de candidatura da Doçaria Conventual a património imaterial e a 31 de outubro e 2 de novembro, irá realizar-se o Concurso Ovo d’Ouro. Destaque ainda para os sete municípios convidados, este ano, Borba, Portalegre, Boticas, Leiria, Fundão, Vila Verde e Sardoal que prometem surpreender o visitante com uma mostra do melhor que têm para oferecer em produtos, gastronomia, animação e promoção turística.