Dia Internacional da Aviação Civil tem como lema o avanço da inovação para o desenvolvimento global do setor
O Dia Internacional da Aviação Civil que se celebra anualmente a 7 de dezembro, vai refletir, em 2023, sobre o avanço da inovação para o desenvolvimento global do setor.

Publituris
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
O Dia Internacional da Aviação Civil, que se celebra a 7 de dezembro, tem como objetivo salientar a importância da aviação internacional civil no desenvolvimento sustentável, económico e social dos Estados.
Esta data marca a assinatura da Convenção de Chicago de 1944, que criou a ICAO – Organização da Aviação Civil Internacional, como organização especializada da ONU, com um papel decisivo na cooperação entre os Estados que dela fazem parte, promovendo a segurança na indústria da aviação, marcada pela inovação constante ao serviço da humanidade.
Este dia visa reforçar a consciencialização em todo o mundo sobre a importância que o setor da aviação civil tem para o desenvolvimento sustentável, económico e social dos países, como motor de conetividade global e promotora de paz e prosperidade.
A ANAC, enquanto parte integrante de um sistema da aviação nacional, europeu e internacional, numa era global que enfrenta novos desafios e mudanças, indica que “trabalhamos diariamente para um desenvolvimento do setor que se pretende mais competitivo, tornando a aviação mais sustentável, conectada, integrada, simples e segura”.
A adoção por parte da Organização das Nações Unidas e de várias nações da Agenda 2030, marca uma nova era global para o desenvolvimento sustentável, reforçando igualmente a ideia da aviação como motor da conetividade global e promotora da paz e da prosperidade, diz a ONU.
Contabilizados 75 anos após a fundação da ICAO, a rede da aviação civil internacional transporta anualmente mais de quatro mil milhões de passageiros.