Alentejo e Ribatejo com nova campanha que “vai ser um descanso”
O presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, apresentou esta quinta-feira, 12 de outubro, a nova campanha outono/inverno sob o mote “Agora é que vai ser um descanso”. O objetivo é promover duas regiões que “são destinos turísticos durante todo o ano”.
Victor Jorge
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
“Agora é que vai ser um descanso”. É sob este mote que Turismo do Alentejo e Ribatejo pretende cativar os portugueses a visitarem as duas regiões que estão sob alçada da mesma Entidade Regional de Turismo (ERT).
José Manuel Santos, presidente da respetiva ERT, referiu, durante a apresentação à imprensa realizada esta quinta-feira, 12 de outubro, que se tratam de “dois destinos, duas regiões com estados muitos diferentes, mas que têm um enorme potencial nesta época e que são destinos turísticos durante todo o ano”.
“É uma campanha que tem por objetivo incentivar os portugueses a visitar o Alentejo e o Ribatejo, agora que o verão acabou e se iniciou o outono”, admitindo que a campanha “reforça a relação entre as duas regiões e os portugueses. Com uma variedade de propostas de atividades, uma oferta enogastronómica única e a beleza das suas paisagens, tanto o Alentejo como o Ribatejo têm condições de excelência para receber quem pretende descobrir todas as suas potencialidades”, afirmou José Manuel Santos.
Destacando o investimento que tem sido realizado nos últimos anos no sentido de aumentar a oferta turística de cada uma das regiões, José Manuel Santos assinalou que “os vários operadores turísticos têm encontrado no Ribatejo e no Alentejo características únicas que têm permitido aumentar a oferta turística nas regiões, quer em termos de alojamento, quer em termos de propostas de atividades. Ainda temos caminho a percorrer, mas estamos a trabalhar para dar continuidade à estruturação e promoção de novos produtos e novas ofertas”.
O presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo admitiu ainda que o próprio Alentejo “tem estados diferentes” e que o Ribatejo “tem de ter campanhas mais táticas”, até porque “a estratégia de notoriedade funcionou no Alentejo e queremos reforçar essa notoriedade no Ribatejo”.
“As pessoas hoje já pensam no Alentejo para as suas férias, para as suas escapadas de fim de semana, realidade que não acontece no Ribatejo”. Por isso, frisou José Manuel Santos, “temos de trabalhar o Ribatejo tal como trabalhámos o Alentejo”.
Tratando-se na opinião de José Manuel Santos de duas regiões “muito autênticas e verdadeiras”, o presidente da ERT admitiu que “temos de ser muito assertivos na nossa comunicação, até porque o dinheiro vem do mesmo lado e o budget é curto”.
O “taticismo” da campanha tem como alvos o digital, quer redes sociais, quer determinados websites, bem como uma presença em mupis nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e também através de ferramentas de relações públicas.
A promoção do destino Alentejo teve início no dia 11 de outubro e termina a 31 de outubro, enquanto a do destino Ribatejo arrancará no dia 1 de novembro e durará 21 dias.
Presente na apresentação da nova campanha esteve, também, Lídia Monteiro, membro do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, que assinalou o papel das ERT na “promoção interna e na promoção da especificidade dos seus territórios”.
“Trata-se de uma campanha despretensiosa e muito inteligente”, considerou Lídia Monteiro, admitindo ainda que “é fácil de entender e atinge as pessoas”.
Lídia Monteiro referiu ainda que a campanha segue o alinhamento da campanha nacional do Turismo de Portugal que tem como eixo a descoberta e viagem pelo Interior e que “esta sinergia merece ser destacada”, concluindo que “promover a marca Alentejo e Ribatejo é reforçar a marca Portugal”.
Orçada em 115 mil euros, a nova campanha, da responsabilidade da agência McCann, enquadra-se no projeto “Campanhas Promocionais para a Ativação e Consolidação da Oferta Turística do Alentejo e Lezíria do Tejo” e é cofinanciado pela União Europeia/FEDER, no âmbito do Programa Operacional Alentejo 2020.