Enoturismo do Dão vai estar de “Portas Abertas” entre 13 e 15 de outubro
De 13 a 15 de outubro, a região de Viseu Dão Lafões convida à exploração do território a partir do vinho, da gastronomia e dos produtos locais, na iniciativa “Portas Abertas”, a primeira edição de um evento que se pretende anual e que potencie o posicionamento do território enquanto destino de enoturismo de excelência.

Publituris
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
O conceito de “Portas Abertas”, à semelhança do que acontece noutras regiões vitivinícolas de referência, é um convite à vivência de experiências diversificadas, que inclui um roteiro de visitas, provas, passeios, atividades sensoriais e desafios proporcionados pelos produtores locais, tendo como ponto de partida o vinho, a cultura, a gastronomia e os produtos autóctones.
Nesta edição de estreia, o evento conta com a participação da Casa da Ínsua (Penalva do Castelo), Magnum Wines (Carregal do Sal), Quinta de Lemos (Silgueiros – Viseu), Quinta da Taboadella (Silvã de Cima – Sátão), Paço dos Cunhas de Santar (Santar – Nelas) e Soito Wines (Mangualde).
Os produtores participantes irão proporcionar experiências variadas, desde provas de vinhos (de colheitas atuais e edições antigas), a sessões de showcooking com harmonizações, almoços e jantares temáticos com animação musical com um denominador comum: os vinhos da Região Demarcada do Dão.
A ação é promovida pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, tendo por parceiro a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, e financiado pelo Turismo de Portugal.
A organização pretende que o número de produtores aderentes à iniciativa venha a aumentar nos próximos anos, de forma a garantir aos visitantes um acolhimento ainda mas generalizado de “Portas Abertas”.
Como apoio à promoção, a organização promoverá uma presstrip e uma famtrip, com a participação de profissionais das respetivas áreas, de modo a atrair a atenção mediática e de operadores turísticos.