OMT: Fórum Mundial de Turismo Gastronómico vai aprofundar os desafios do regresso às raízes
Como o turismo pode promover o desenvolvimento rural, gerar resiliência económica e preservar o património cultural serão os temas que estrão em cima da mesa no Fórum Mundial de Turismo Gastronómico, um evento centrado nos desafios de “regressar às raízes”, e que decorrerá em San Sebastian de 5 a 7 de outubro.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O anúncio, segundo notícia da agência EFE, foi feita esta terça-feira por Zurab Pololikashvili, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) e Joxe Mari Aizega, diretora geral do Centro de Culinária Basca, numa conferência de imprensa realizada em Madrid onde apresentaram as principais chaves e programação deste fórum cujo título é “Turismo gastronómico: Regresso às raízes”.
“Os assuntos gastronómicos tornaram-se uma fachada para a OMT e para a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura”, disse Pololikashvili, ao saudar a presença pela primeira vez neste fórum de Qu Dongyu, diretor geral da FAO.
Por sua vez, Aizega afirmou, citada pela EFE, que o fórum é “um ponto de encontro de especialistas, atores, representantes institucionais que durante três dias irão refletir sobre desafios e oportunidades”, além de salientar que regressar às raízes é “evidenciar uma realidade”.
Organizado pela OMT em colaboração com o Centro Culinário Basco, o evento centrar-se-á nas ligações entre o turismo, a gastronomia e os produtores para promover o desenvolvimento rural, a sustentabilidade e a resiliência, preservar o património cultural e natural e acolher a inovação para melhorar a experiência turística.
O evento também acolherá uma competição organizada pela OMT e pelo Centro de Culinária Basca, o “UNWTO Gastronomy Pitch Challenge”, onde as startups finalistas dos concursos de turismo gastronómico da OMT apresentarão as suas propostas e soluções inovadoras impulsionadas pela tecnologia.