Os aeroportos britânicos e companhias aéreas com mais atrasos
A MoneyTransfers.com analisou os aeroportos britânicos e as companhias aéreas que neles operam que mais atrasam têm. Se no primeiro caso a liderança pertence a Gatwick, no segundo caso é a Kenya Airways que aparece no topo do ranking.
Publituris
Aviação brasileira vive melhor outubro da história
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Nos anos mais recentes, os atrasos nos voos tornaram-se a “nova norma” nos aeroportos do Reino Unido, com quase um em cada dois britânicos a antecipar perturbações nos seus planos de viagem.
A MoneyTransfers.com realizou, recentemente, um estudo para revelar as melhores e piores companhias aéreas e aeroportos em termos de atrasos, com base nos dados mais recentes de atrasos de voos de 2023 em todo o Reino Unido.
“Embora apenas os aeroportos e as companhias aéreas sejam responsáveis por estes atrasos, a escolha do aeroporto e das companhias aéreas a partir das quais viajamos pode fazer uma enorme diferença nas perturbações sofridas”, reconhece o estudo, desde logo.
A liderança no ranking dos aeroportos com maiores atrasos pertence a Gatwick, indicando-se 74,1% de todos os vosso sofreram atrasos, ou seja, três em cada quatro voos registaram atrasos.
Neste top 5, o aeroporto de Gatwick é acompanhado pelos aeroportos de Bournemouth e Newcastle (ambos, com 73,6%), Bristol (72,5%) e Stansted (70,2%).
O estudo reconhece que ao escolher um aeroporto, a opção mais conveniente geograficamente é muitas vezes a melhor escolha para os britânicos, embora saliente que, “ao descobrir que o aeroporto local está entre os cinco com os maiores e mais longos atrasos, os viajantes reconsiderem”.
Já os aeroportos que mais atrasos registam, a infraestrutura da Ilha de Man possui um atraso médio de 33,22 minutos, seguindo-se Gatwick com 27,71 minutos. A fechar o top 5 aparecem Bournemouth (25,43 minutos), Luton (25,03 minutos) e Bristol (22,37 minutos).
Em contrapartida, os aeroportos com menores atrasos são o de Belfast City (George Best), com 46,3% dos voos a sofrerem atrasos, seguido de Exeter (53,6%), Southampton (54%), Teesside (56%) e Ilha de Man (56,1%).
Em termos de tempo, é o aeroporto de Belfast City (George Best) que lidera, com um tempo médio de espera de 12,08 minutos. Seguem-se Exeter e Teeside, com 12,36 e 13,72 minutos, respetivamente. A fechar, aparecem o aeroporto London City (14,62 minutos) e Liverpool (John Lennon) com 15,54 minutos.
O estudo contempla ainda uma análise aos aeroportos com chegadas antecipadas, no qual Belfast City (George Best) aparece à frente com 49,97% , seguido de Exeter (43,47%), Southampton (42,63), Teesside (42,1%) e Southend (41,57%).
Já no que diz respeito às companhias aéreas com maiores atrasos, Kenya Airways, com 89,97% aparece em primeiro lugar, seguindo-se a Uzbekistan Airlines (87,18%), Air Malta (86,06%), Croatia Airlines (85,99%) e China Eastern Airlines (84,44%).
Os maiores atrasos em tempo contabilizado colocam a Tiajan Airlines no topo do ranking, com um atraso médio de 174,33 minutos. Hainain Airlines e Virgin Atlantic International seguem-se com atrasos de 91,80 e 74,88 minutos, respetivamente, para a Luxair (71,94 minutos) e Nouvelair Tunisie -59,42 minutos) fecharem a listagem.
Air Europa é considerada a companhia aérea com menos atrasos (19,37%). Transavia France, Air Baltic, Titan Airways e Sky Express fecham o ranking com 24,57%; 32,39%; 33,84% e 35,85%, respetivamente.
Sun Air of Scandinavia, com um atraso médio de 2,80 minutos e Fly Play, com 57,6% lideram os rankings das companhias com menores atrasos em termos de tempo e chegadas antecipadas.