Malta prepara-se para o Europride em setembro
O Europride é a celebração mais esperada e emblemática da comunidade LGBTQ+ na Europa e realiza-se de 7 a 17 de setembro em Malta. Em 2025, cabe a Lisboa receber este evento.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Este ano, de 7 a 17 de setembro e sob o lema “Equality from the Heart”, a ilha de Malta será o destino anfitrião deste festival cheio de cor, alegria e reivindicação, acolhendo milhares de visitantes que lutam pelos direitos LGBTQ+ e reforçam os laços de solidariedade em toda a Europa. Isto será possível graças ao apoio do Governo de Malta e do Secretariado Parlamentar para as Reformas e a Igualdade, que apoiam e promovem a igualdade LGBTIQ+.
De acordo com o Gabinete de Direitos Humanos das Nações Unidas, Malta é considerada referência em termos de direitos LGBT, o que a torna pioneira na implementação de políticas inclusivas. Por isso, esta nova edição do Europride 2023 promete ser uma experiência inesquecível e uma plataforma de sensibilização para os desafios que a comunidade LGBTQ+ ainda enfrenta; e realizar-se-ão uma série de eventos como concertos, exposições e conferências que vão garantir a diversão de todos os participantes.
Agenda celebra diversidade e orgulho
A 7 de setembro, a cerimónia de abertura do Europride 2023 terá lugar no Pjazza Tritoni, em Valletta. A noite será encabeçada por uma atuação especial de NETTA, a artista israelita que cativou o público com o seu estilo único e a sua voz poderosa. Desde a sua vitória no Festival Eurovisão da Canção em 2018 com a canção “Toy”, NETTA tornou-se um ícone para a comunidade LGBTIQ+ e a sua presença na Cerimónia de Abertura promete um espetáculo inesquecível.
Outro destaque dos eventos da semana é a Noite da Eurovisão, que terá lugar a 15 de setembro. Os fãs do festival da canção poderão desfrutar de uma noite mágica com atuações da vencedora da Eurovisão de 2014, Conchita Wurst, Katrina, conhecida pelo seu êxito “Walking on Sunshine”, e The Roop, representantes da Lituânia na Eurovisão.
No entanto, a verdadeira emoção chegará a 16 de setembro com o desfile pelas ruas de Valletta. Esta marcha não será apenas uma marcha, mas sim uma declaração de amor, igualdade e inclusão, em que os participantes se juntarão corajosamente para expressar orgulhosa e publicamente a diversidade de orientações sexuais e géneros, a fim de familiarizar a sociedade com a dignidade das sexualidades e de a aceitar como algo natural.
A marcha terminará o seu percurso no The Granaries (Floriana), onde a grande Christina Aguilera estará à espera no palco. O seu talento e apoio inabalável à comunidade LGBTIQ+ fazem dela a escolha perfeita para este incrível evento que celebra a diversidade, a igualdade e a inclusão.
No entanto, não é apenas o ritmo da música que tornará estes dias especiais. Para além dos eventos mencionados, haverá uma série de exposições de arte, incluindo uma no dia 7 de setembro no Spazju Kreattiv. A exposição, subordinada ao tema “O vento sopra ondas em todas as direções”, abordará as experiências e os desafios enfrentados pelas pessoas LGBTIQ+ ao longo da costa mediterrânica, que se estende por 46 000 km e 22 países. Utilizando os contextos maltês e tunisino como bases paralelas, artistas e ativistas de 11 países irão refletir sobre o passado, o presente e o futuro, bem como sobre a comunidade e as suas próprias identidades, com temas recorrentes de resistência, expressão de género e libertação sexual.
As celebrações do Europride 2023 também chegarão à ilha de Gozo, na sequência do êxito da Parada do Orgulho do ano passado. No dia 9 de setembro, o desfile terá lugar nas ruas de Victoria, onde os participantes percorrerão a capital da ilha como um símbolo de união e igualdade.
No final, haverá um concerto encabeçado pela famosa banda Versatile Brass. Além disso, o palco será partilhado por mais de 20 artistas, incluindo Michela, Ryan Hili, Pamela, Aidan, Amber, entre outros. A música e a dança fundir-se-ão num espetáculo acompanhado pelas companhias de dança Kinetic Dance Company e YADA Dance Company, que colaboram com a Yada Academy Gozo, assegurando que todos estarão imersos numa atmosfera de festa e dança.
De referir que, em 2025, o Europride realizar-se-á em Lisboa, de 14 a 21 de junho de 2025, e trará à capital portuguesa, segundo contas da VARIAÇÕES – Associação de Comércio e Turismo LGBTI+ de Portugal, um milhão de visitantes e terá um impacto económico entre 100 a 250 milhões de euros.