Turismo vietnamita acelera recuperação e crescimento
O turismo vietnamita pretende receber pelo menos oito milhões de visitantes internacionais em 2023. O governo tem vindo a implementar um conjunto de soluções específicas para acelerar a recuperação e o desenvolvimento de um turismo eficiente e sustentável, enquanto políticas relativas aos procedimentos de imigração e vistos também foram aprovadas.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Assembleia Nacional do país aprovou, no final de junho, a prorrogação do prazo de validade do visto eletrónico de 30 dias para 90 dias, válido para entradas múltiplas; a estada temporária autorizada aumenta de 15 para 45 dias para nacionais de países para os quais o Vietname aplica uma isenção unilateral de visto. Esta política entra em vigor a 15 de agosto de 2023. O governo também está a considerar estender a isenção de visto unilateral para atrair visitantes internacionais.
Espera-se que a aplicação da política de isenção de visto atraia de 5 a 25% mais turistas internacionais para o Vietname. Se a Assembleia Nacional adotar políticas de vistos mais favoráveis, é muito provável que as chegadas internacionais aumentem para cerca de 12 milhões, uma vez e meia mais do que o planeado para este ano, disse Hoang Nhan Chinh, chefe do secretariado do Conselho Consultivo de Turismo do Vietname, citado pela imprensa local..
Após mais de dois anos de estagnação devido ao impacto da pandemia da Covid-19, a partir de 15 de março de 2022, o Vietname retomou totalmente as atividades turísticas. O turismo entrou num período de recuperação e desenvolvimento, avançando gradualmente em direção ao objetivo de se tornar uma ponta de lança da economia nacional.
Em 2022, o turismo no Vietname alcançou resultados significativos, recebendo 3,5 milhões de turistas internacionais, mais de 101 milhões de turistas domésticos e obtendo uma receita de cerca de 21 mil milhões de dólares. Nos primeiros seis meses de 2023, recebeu quase 5,6 milhões de visitantes internacionais.
Refira-se que o país está nomeado pelo World Travel Awards como o principal destino regional e global para a natureza, cultura, culinária tradicional e destino de golfe, bem como para o desenvolvimento sustentável.
De acordo com dados da plataforma Google Travel Insight, desde o início de 2023, o número de buscas por turismo no Vietname tem aumentado constantemente, subindo da 11ª para a 6ª posição no mundo, tornando-se o único país do Sudeste Asiático a apresentar um aumento de 10% a 25%, muito à frente de outros destinos como Indonésia (18º), Tailândia (19º), Malásia (21º), Filipinas (23º) e Singapura (30º). Esses dados mostram que a procura turística no Vietname está a recuperar muito rapidamente, em um ritmo muito mais rápido do que os concorrentes da região.
Muitos destinos no Vietname foram homenageados por agências de notícias e media estrangeiras, ajudando a aumentar a atratividade do seu turismo no mapa turístico turismo internacional. O jornal britânico The Independent recentemente destacou o Vietname como o destino mais atrativo do Sudeste Asiático, graças às suas paisagens variadas e belas e à sua deliciosa culinária.
O site de viagens Traveldudes também homenageou o Vietname como um destino impressionante para os amantes de viagens de aventura, geralmente mergulho, enquanto os especialistas em viagens Travel Off Path e Explore Worldwide classificaram Hanói como uma das melhores cidades do mundo para viagens individuais. Recentemente, o turismo vietnamita recebeu mais boas notícias quando o famoso Guia Michelin distinguiu 103 restaurantes no Vietname pela primeira vez, quatro dos quais com uma estrela.